18.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de junho de 2026
Início Site Página 10851

TCU abre 139 vagas com salários de até R$ 9,1

0

2007-07-22 02:29:37

O Tribunal de Contas da União (TCU), a prefeitura de Nova Friburgo (RJ) e o governo de Sergipe abriram concursos públicos para o preenchimento de vagas para candidatos de todos os níveis escolares. Os salários chegam a R$ 9,1 mil. A melhor remuneração é oferecida pelo TCU. São 139 vagas oferecidas – 129 para analista de controle externo e 10 para técnico de controle externo – com pagamentos de R$ 5.600,06 e R$ 9.114,04, respectivamente.

As inscrições acontecem no site www.cespe.unb.br/concursos/tcu2007, entre os dias 30 de julho e 21 de agosto.
As taxas de inscrição variam de R$ 63,00 a R$ 85,00, dependendo do cargo escolhido. As provas estão previstas para o dia 29 de setembro.

Rio de Janeiro- A prefeitura de Nova Friburgo (RJ) abriu concurso público para o preenchimento de, aproximadamente, 7 mil vagas para candidatos de todos os níveis escolares. Os salários oferecidos variam de R$ 380 a R$ 4.060.
São, ao todo, 7653 vagas – 2837 imediatas e o restante para formação de cadastro reserva.

Os interessados devem fazer a inscrição entre os dias 2 e 28 de agosto, no site www.concursofec.uff.br, ou nas agências dos Correios listadas no edital do concurso. As taxas de inscrição variam de R$ 23 a R$ 58, dependendo do cargo escolhido.

Sergipe- O governo de Sergipe publicará no dia 25 de julho o edital para a realização de um concurso público para as secretarias de Estado da Educação e da Administração. Serão 3.437 vagas – três mil para a Educação e 437 cargos de oficial administrativo. As provas serão realizadas pela Fundação Euclides da Cunha (FEC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro. Esse concurso já terá, pelo menos, 66.389 inscritos. É que as provas para esses mesmos cargos haviam sido realizadas no final do ano passado, mas por falha técnica na divulgação do resultado, o governo decidiu anulá-lo.

O edital irá estabelecer novas inscrições para todos os cargos, com período entre 7 a 31 de agosto. O valor da taxa será o mesmo do concurso anterior: R$ 30 para os cargos de nível fundamental e R$ 40 para os cargos de nível médio. Os salários são de R$ 380 para todas as vagas disponíveis.

As provas para os cargos da Educação estão previstas para acontecer no dia 30 de setembro. No dia 7 de outubro, será a vez dos candidatos concorrerem as 437 vagas de agente administrativo.
Após a divulgação do edital, a Fundação Euclides da Cunha manterá um serviço de informações por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2629-1952.


Fórmula 1:Raikkonen larga pole position do GP da Europa

0

2007-07-22 01:31:37

Em um treino marcado pela forte batida do líder da temporada, o inglês Lewis Hamilton, o finlandês Kimi Raikkonen ficou com a pole position do GP da Europa de Fórmula 1 ao cravar 1min31s450 em sua melhor volta, neste sábado, no circuito de Nurburgring. O brasileiro Felipe Massa larga em terceiro.

Raikkonen, que já havia conquistado o melhor tempo no treino livre da manhã deste sábado, cravou a marca em sua última tentativa. O espanhol Fernando Alonso completou sua melhor volta na seqüência, mas um erro na segunda parte da pista comprometeu o desempenho do atual bicampeão, que largará em segundo após cravar 1min31s741.

Mais rápido na segunda preliminar do treino classificatório, Massa não repetiu a performance na sessão final, mas por pouco não coloca as duas Ferraris na primeira fila. Seu tempo foi de 1min31s778.  O grid foi definido na última volta de cada piloto em razão do acidente do inglês Lewis Hamilton. O treino ficou interrompido por 25 minutos e só retornou com cinco minutos para o final.

O líder da temporada, que foi o mais rápido de sexta-feira, está com o 10º tempo, mas espera uma avaliação médica precisa para saber se vai poder correr. O brasileiro Rubens Barrichello passou pela primeira eliminatória, mas não se classificou para a parte final e largará na 14ª colocação.

O GP da Europa está marcado para às 8h (horário MS), de hoje, domingo, com acompanhamento.

Confira o grid de largada para o GP da Europa:
1. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) – 1min31s450
2. Fernando Alonso (ESP/McLaren) – 1min31s741
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1min31s778
4. Nick Heidfeld (ALE/BMW) – 1min31s840
5. Robert Kubica (POL/BMW) – 1min32s123
6. Mark Webber (AUS/Red Bull) – 1min32s476 7. Heikki Kovalainen (FIN/Renault) – 1min32s478
8. Jarno Trulli (ITA/Toyota) – 1min32s501
9. Ralf Schumacher (ALE/Toyota) – 1min32s570
10. Lewis Hamilton (ING/McLaren) – 1min33s833
11. Nico Rosberg (ALE/Williams) – 1min31s978
12. Alexander Wurz (AUT/Williams) – 1min31s996
13. Giancarlo Fisichella (ITA/Renault) – 1min32s010
14. Rubens Barrichello (BRA/Honda) – 1min32s221
15. Anthony Davidson (ITA/Super Aguri) – 1min32s451
16. Takuma Sato (JAP/Super Aguri) – 1min32s838
17. Jenson Button (ING/Honda) – 1min32s983
18. Scott Speed (EUA/Toro Rosso) – 1min33s038
19. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso) – 1min33s148
20. David Coulthard (ESC/Red Bull) – 1min33s151
21. Adrian Sutil (ALE/Spyker) – 1min34s500
22. Markus Winkelhock (ALE/Spyker) – 1min35s940



Inscrições para 88º Exame de Ordem começa na segunda

0

2007-07-22 00:34:37

Começa na próxima segunda-feira (23) o prazo de inscrições para o 88º Exame de Ordem, o segundo do ano de 2007. O período se estende até o dia 5 de agosto e as inscrições via Internet podem ser feitas até às 23h59 (DF) daquela data. Os documentos poderão ser entregues até às 18 horas do dia 6 de agosto, conforme informações da secretaria da Comissão de Estágio e Exame de Ordem (CEEO) da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB/MS).

A prova da 1ª fase será realizada no dia 19 de agosto. Ainda segundo a comissão, o Edital do 88º Exame de Ordem saiu no dia 18 deste mês.

Mais informações podem ser obtidas no edital que encontra-se no site do Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da Universidade de Brasília (UnB) através do seguinte endereço eletrônico: www.cespe.unb.br/concursos/oab2007_2

Naviraí:Município ganha o segundo Rotary

0

2007-07-21 23:26:37

O governado do distrito 4470 do Rotary Clube, Carlos Alberto Vargas Freire, esteve em Naviraí nessa sexta-feira. Ele chegou para empossar os 23 associados do novo clube de serviços da cidade. É o Rotary Integração, que é criado com a presença feminina entre os associados. A solenidade aconteceu na Casa da Amizade, com oi prestígio dos associados do clube padrinho(Naviraí) e de companheiros de Naviraí, Ivinhema e Iguatemi.

Na festiva da noite de ontem, foram empossados o presidente do clube, Roberto Marques de Souza, juntamente com os associados Aldori Veira, Valdemar Franciscxio Vieira, Gisele Cavalheiro, Heraldo Paiva, Luis Carlos Garcia, Etania Pires Maciel, Cleci Fortunatti Souza, Hélio de Oliveira Souza, José Barbosa, Heimbert Wason, Antônio Marques Lucas, Florindo Tonelli Neto, Maria Joana D´Arc Miguel, Wanessa Prado, William Santussi, Odair de Sá, Antônio Pires Campos, Silvia Freitas, Paulo Makino, Rosineide Makino, Odilon (apelido de família não informado) e Adolfo Siveri.

Municípios precisam do plano diretor

0

2007-07-21 22:33:37

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, demonstrou preocupação com os municípios que não elaboraram seus planos diretores quando participava da 11ª Reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

“Daqui a pouco vão dizer: tal prefeitura não pode se habilitar a tal recurso x, y ou z do PAC porque não tem o plano diretor, não tem plano de saneamento porque não tem plano diretor, não tem plano de habitação porque não tem plano diretor”, disse o ministro. Segundo Fortes, a mobilização em torno da elaboração dos planos diretores ainda não acabou porque esse instrumento é essencial para o desenvolvimento das demais políticas urbanas, especialmente nas áreas de saneamento e habitação.

O ministro acredita que, com a elaboração do plano diretor, os planos das demais áreas vêm em seqüência. “Se não tiver plano diretor, não terá nada disso”, declarou. Ele disse ainda que o registro é importante porque o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê recursos na ordem de R$ 170 bilhões para infra-estrutura social e urbana até 2010.

Obrigatoriedade – Para o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, o plano diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e da expansão urbana do município. “O plano prepara o município para o desenvolvimento, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente”, afirma. “Todo município deve ter seu plano, sob pena de sofrer restrições no acesso a recursos”, confirma.

Amambai:Bombeiros localizam homem desaparecido

0

2007-07-21 21:27:37

Vilson Nascimento

O Corpo de Bombeiros Militar de Amambai localizou, na noite desse sábado, um homem de 53 anos que estava desaparecido desde o período da manhã na cidade.

Moacir Padilha de Lima, que é portador de problemas mentais, teria saído da casa onde mora com a mãe e um irmão, situada na Vila Rosa em Amambai por volta das 9h da manhã e não foi mais visto.

Acionados pelos familiares, os bombeiros passaram a atuar no caso e após colaboração de populares, encontrou Moacir por volta das 19h em uma chácara situada na rodovia MS 156, trecho que liga Amambai a Caarapó, a cerca de 10 quilômetros da cidade em Amambai. Ele foi entregue aos familiares.


STF julga dia 1° de agosto mérito da pensão de Zeca

0

2007-07-21 20:34:37

O STF (Supremo Tribunal Federal) dá continuidade no dia 1° de agosto ao julgamento da Adi (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra a pensão vitalícia para o ex-governador Zeca do PT. A Adi foi incluída no calendário de julgamento na data em que os ministros retomam as sessões plenárias, depois das férias forenses.

No dia 13 de julho, a presidente do Supremo, ministra Ellen Gracie, deferiu o pedido do governo do Estado para suspender o acórdão proferido pelo TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que garantia o pagamento da pensão vitalícia a Zeca até o julgamento final da Adi no STF.

A decisão de Gracie foi a primeira derrota do ex-governador que, sendo beneficiado por liminar, vinha recebendo a pensão desde março. No dia 11, o TJ também tinha garantido por unanimidade a manutenção do pagamento até julgamento da Adi, tendo concedido segurança em mandado impetrado por Zeca.

A ministra Ellen Gracie tomou a decisão nos autos da suspensão de segurança ao acatar alegação do Estado de que a pensão provocava grave lesão à ordem pública ante a inconstitucionalidade do artigo 29-A do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, introduzido na Constituição Estadual pela Emenda à Constituição estadual nº 35/206.

Nesta terça-feira (24), a defesa do ex-governador Zeca deveria impetrar um agravo regimental no Supremo contra a decisão da ministra, conforme relatou o advogado do petista, Gustavo Romanowski.

O presidente da seccional sul-mato-grossense da OAB, Fábio Trad, disse que a suspensão da segurança indica a tendência de que o Supremo deverá deferir a Adi e acabar com o benefício.

O governo do Estado sustenta que o subsídio ao ex-governador é uma verdadeira “pensão gratuita”, instituída sem definição prévia da fonte para seu custeio. O Estado também alega que o atual salário bruto mensal do governador é de R$ 22.111,25 e que, portanto, a manutenção do benefício oneraria os cofres estaduais em R$ 265.335 por ano por ex-governador, sem considerar o valor eventualmente devido pelo 13º salário.

O julgamento da Adi até o momento indica um quadro favorável à hipótese de Trad. Além da ministra relatora Cármen Lúcia, que votou pela procedência da Adi, outros dois ministros já votaram com a relatora. O julgamento foi suspenso depois que o ministro Eros Grau pediu vista do processo. Os autos foram devolvidos para julgamento no dia 13 de junho.

Hamilton está pronto para a corrida após bater no treino

0

2007-07-21 19:30:37

A McLaren liberou o piloto Lewis Hamilton para correr o GP da Europa de Fórmula 1, no domingo, depois que o líder da temporada escapou sem ferimentos de uma batida forte na sessão classificatória.

"Não há, absolutamente, nenhuma razão médica para ele não correr", disse aos repórteres o chefe de equipe da McLaren, Ron Dennis, depois que o britânico de 22 anos saiu do hospital e retornou ao paddock, neste sábado.

Entretanto, o estreante deverá passar por um exame final com o médico da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) no domingo de manhã, antes de receber oficialmente a luz verde para correr o GP da Europa.

"Estou me sentindo bem, muito afortunado e com muita sorte por não ter tido nenhum arranhão. Mas tenho certeza que amanhã irei acordar com algumas marcas", declarou Hamilton aos repórteres.

"O mais importante é que estou bem e a equipe está fazendo um ótimo trabalho para assegurar que tenhamos um bom carro amanhã. Eu tenho que ser liberado amanhã de manhã, então teremos de esperar para ver. Mas estou me sentindo bem para a corrida. Então, vamos cruzar os dedos."

Hamilton, que está 12 pontos à frente de seu companheiro de equipe e bicampeão mundial Fernando Alonso, bateu no muro de proteção de pneus a 260 quilômetros por hora depois que o pneu dianteiro direito de seu carro estourou.

PNEU DIREITO- Dennis disse que o acidente provavelmente foi causado por um problema na pistola de ar utilizada na troca de pneus que não apertou devidamente a porca do pneu dianteiro direito da McLaren de Hamilton.

"Nós tivemos muita sorte, para ser honesto, porque a porca do pneu do carro do Fernando (Alonso) também não estava apertada devidamente", acrescentou o chefe da equipe.

Hamilton permaneceu no carro depois da batida de frente, mexendo suas pernas, antes de tentar sair de sua McLaren. Ele se levantou, mas permaneceu no cockpit encostado na caixa de ar e se deitou no chão após deixar o carro.

"A coisa mais perturbadora foi não poder falar com ele", disse Dennis, que deixou o pit wall imediatamente depois do acidente. "Nós levamos cerca de 30 a 45 segundos para entender que o rádio havia quebrado com o impacto e nesse tempo, claro, se não há nenhuma conversa, não temos como saber se o piloto está bem."

"Nós não sabíamos se ele estava mexendo as pernas por causa de alguma dor ou qualquer outro problema. Foi somente quando eu cheguei ao centro médico que soubemos exatamente como ele estava." Hamilton era o quinto na classificação geral quando aconteceu o acidente e largará da décima colocação no grid se receber a permissão para correr.

Futebol do Brasil perde do Equador e dá adeus ao Pan

0

2007-07-21 18:31:37

O Brasil precisava apenas de um empate para se garantir nas semifinais do futebol masculino nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro/RJ. No entanto, diante do Equador, a Seleção não mostrou nom estádio do Maracanã o bom futebol esperado pela torcida. Pior: acabou derrotada por 4×2, sendo eliminada do torneio e recebendo o coro de “timinho” por parte da torcida, em partida realizada na tarde deste sábado (21 de julho).

A Seleção abriu o marcador com Junior, aos 26 minutos do primeiro tempo, em falha do goleiro Banguera. Após o gol, o Brasil diminuiu o ritmo e, no final da primeira etapa, pelos pés do equatoriano Montero. No retorno do segundo tempo, o Equador virou o placar com Zura, e Montero, minutos depois, marcou o terceiro gol adversário.

Alex diminuiu para o Brasil aos 25 minutos de jogo, o que levou a Seleção a se arriscar mais em busca do empate. Mas, aos 40 minutos, Ochoa recebeu no meio da área brasileira, tocando na saída do goleiro Marcelo e decretando a eliminação do time da casa.

Pelas regras do Pan, classificam-se os três primeiros colocados dos dois grupos existentes, além do segundo melhor colocado das três chaves. Equador, Bolívia e Jamaica foram os líderes dos seus grupos, com o México aparecendo com a vaga remanescente.

O futebol nos jogos são disputados com os elencos de categoria Sub-20, no entanto, a Confederação Brasileira de Futebol e o Comitê Olímpico Brasileiro optaram por levar o time Sub-17. O que não significa alívio para a Seleção que ficou de fora: o Sub-20 brasileiro foi eliminado no Mundial do Canadá nas oitavas de final, perdendo para a Espanha – depois de ser derrotado por Polônia e Estados Unidos na fase classificatória.

Caso Morel: Beira-Mar deve ser inocentado em processo

0

2007-07-21 18:28:37

Por absoluta falta de provas, e até mesmo de réus, deve ser “impronunciada”, segundo o termo jurídico, a denúncia contra o traficante Luiz Fernando da Costa, 40 anos, que o aponta como mandante do assassinato de João Morel, o patriarca de uma família ligada ao narcotráfico no Estado que, depois de ter sido aliado de Beira-Mar, transformou-se em inimigo e acabou morto a facadas, numa cela do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, em janeiro de 2001.

O juiz reponsável pelo caso, Júlio Roberto Siqueira, afirmou, em entrevista ao Campo Grande News que a denúncia contra Beira-Mar não se sustenta. A possível ligação dele com o crime, por meio de um plano envolvendo outros detentos, não conseguiu ser provada pelo MPE (Ministério Público Estadual).

Em abril, o promotor que cuidava do caso, Celso Botelho, chegou a pedir novas providências, como a cópia dos depoimentos de Morel à CPI que investigou o narcotráfico, que poderiam provar a delação de Beira-Mar feita por ele, considerada um dos pivôs para que o traficante encomendasse a morte do ex-sócio. Na época, o promotor avisou que, se as novas diligências não dessem resultado, ele próprio pediria a chamada impronúncia, ou seja, a extinção da acusação contra Beira-Mar.

Mortes – O magistrado que cuida do caso comentou sobre o número de réus no processo que, ao longo do trâmite do caso, desde fevereiro de 2001, acabaram morrendo. Foram três desde então. O processo em que Beira-Mar é o réu principal, que tinha sete acusados, hoje tem 4, contando com ele.

A primeira morte foi de José Ivanilson Melo da Silva, na penitenciária de Oswaldo Cruz, em São Paulo, em novembro de 2004. Ivanilson, que cumpreu pena no Estado e foi transferido em 2002, era apontado como um dos fundadores da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Outro réu morto, foi Welverlon Santi Lopes Ferreira, morto em janeiro deste ano, aos 28 anos, com três tiros. Ele já tinha sofrido uma tentativa anterior de assassinato.

Neste mês, a justiça recebeu a comunicação da morte de Luiz Marcos da Silva Santos, conhecido como “Francês”, que foi transferido da Máxima em Campo Grande a uma penitenciária de Florianópolis, de onde foi considerado foragido em 2005.

O advogado Willian Maksoud, que representou o único condenado do caso até agora também foi morto, em abril de 2006, num crime também atribuído a integrantes da facção criminosa.

Um condenado – Até hoje, só Odair Moreira da Silva foi condenado pela morte de Morel. Logo depois do assassinato, ele disse que matou Morel por legítima defesa. Havia pelo menos mais 4 detentos na cela, e um deles apontou uma versão diferente, dizendo que havia um plano, a mando de Beira-Mar, para executar Morel, e que o crime teria sido encomendado por R$ 180 mil, dos quais R$ 50 mil seriam destinados ao detento.

Há também a versão de que a família de Odair teria recebido uma chácara próximo a Campo Grande de Beira-Mar, transação que não foi provada e que seria considerada também uma das provas contra Beira-Mar.

Diante de tantas incertezas, o magistrado que cuida do caso acredita que Beira-Mar, condenado em diversos processos, a maioria por tráfico, saia ileso dessa acusação. Hoje, ele ainda é considerando o comandante do narcotráfico na região de fronteira, e o “legado” de Morel teria ficado para o paraguaio Líder Cabral.

Super Simples: Receita prorroga prazo para pagar dívidas

0

2007-07-21 17:33:37

A Receita Federal prorrogou o prazo de pagamento de débitos das micro e pequenas empresas. O prazo, que venceria em 31 de julho, foi prorrogado para 31 de outubro segundo instrução normativa publicada nesta sexta-feira, dia 20, no Diário Oficial da União. Estão enquadradas as empresas que aderirem ou já tenham aderido ao Super Simples.

Apesar de prorrogar o prazo para o acerto, a Receita manteve a data limite de 31 de julho para a adesão das empresas ao novo sistema de tributação. Saiba como optar no site www.receita.fazenda.gov.br.

Itaquiraí abre inscrições para I Mostra de Artes Visuais

0

2007-07-21 16:26:37

A Administração Municipal de Itaquiraí e o Conselho Municipal de Cultura abrem inscrições para a I Mostra de Artes Visuais. Os artistas do Município que trabalham com pintura em tela, escultura, desenho, gravura, colagem, arte-digital, vídeo-arte, web-art e fotografia artística, que se interessarem em participar devem se inscrever no Núcleo de Cultura, situado no Anexo II da Prefeitura, Rua Paulo Petri, 568 (em frente ao Posto de Saúde da Família Centro).

Além disso, aqueles que quiserem colaborar sugerindo um nome para a mostra de artes podem enviar e-mail para o endereço eletrônico [email protected] .

A I Mostra de Artes Visuais no dia 17 de agosto, no Salão Paroquial, a partir das 8 h.
Mais notícias no site da Prefeitura Municipal de Itaquiraí, www.itaquirai.ms.gov.br

Naviraí é o primeiro do Estado a plantar a couve-flor roxa

0

2007-07-21 15:33:37

O engenheiro-agrônomo Jorge Falcão Petroni está realizando o último de seus três experimentos particulares para observar qual é o melhor período de adaptação da couve-flor roxa, na região de Naviraí. Ele fez uma parceria com a produtora de hortifrutigranjeiros, Olívia Barbosa, utilizando um canteiro do sítio Santa Ana, na comunidade do Sapezinho, margem cerca de cinco quilômetros da cidade, margem da rodovia MS-141, na ligação com Ivinhema.

Ela está cultivando a variedade grafitti, cujas plantas estão em fase de crescimento, dentro do ciclo de 90 a 100 dias, após receber as sementes repassadas por Falcão. Com gosto pelas novidades, ela é uma das colaboradoras do engenheiro. Com o material colhido, ela pretende vender, pelo mesmo preço que vende a couve-flor comum.

De acordo com Falcão, dona Olívia venderá com tranqüilidade o produto de cabeça com coloração roxa e de aspecto brilhante, com textura de alta densidade, pendúnculos florais curtos e peso de 1,2 a 1,8 quilo, pode ser vendida em Naviraí, com preço recomendável entre R$ 2 a R$ 3, mas afirma que nas feiras de São Paulo, já está sendo vendida por R$ 7. “Ela deve considera o custo de produção, incluindo adubação, fungicida e inseticida”, pondera Falcão.

A produção do canteiro, no qual foram plantadas cerca de 200 sementes, já está toda comercializada, em plena época de desenvolvimento vegetativo, antes mesmo de haver a colheita. “A dona de um restaurante oriental já fez contato comigo e ela quer toda a produção deste canteiro”, declarou a produtora.

Após o transplante das mudas houve o aproveitamento do adubo orgânico existente no terreno, com reforço de uma pequena quantidade de adubação química (04-14-08). Falcão, que conheceu esta variedade de couve-flor roxa, em um evento, em Holambra-SP, vai esperar o final da colheita do experimento semeado em junho, para fazer a tabulação final, comparativa com es experimentos iniciados com plantios realizados em março e no final de abril.

Nenhum congressista de MS entre 100 mais influentes

0

2007-07-21 14:32:37

Nenhum dos três senadores e dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul figura entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional este ano.

O estudo é feito pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) e funciona como uma espécie de termômetro do poder nas decisões do Senado e da Câmara dos Deputados.

É a primeira vez que MS fica sem nenhum deputado ou senador na lista nos 14 anos que o estudo do Diap é realizado. Outros quatro estados também ficaram fora da lista: Mato Grosso, Paraíba, Piauí e Sergipe.

Na edição do ano passado, o senador Delcídio Amaral (PT) figurava entre os 100 mais influentes por conta de uma combinação de missões importantes que a bancada do PT no Senado lhe conferiu. O sul-mato-grossense foi líder do PT e presidente da CPI dos Correios – a mais ruidosa criada após a eclosão do escândalo do mensalão em 2005, que teve entre seus efeitos políticos a cassação dos mandatos de deputados do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ) e do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT-SP), além de uma série de renúncias de parlamentares acusados de integrar um esquema de propina no Congresso Nacional.

“Uma das conclusões possíveis de não ter nenhum parlamentar entre os 100 mais influentes pode ser a falta de entrosamento da bancada de um Estado com as lideranças dos partidos. Como no Congresso tudo funciona através dos partidos, parlamentares desentrosados com a liderança de seus partidos podem acabar sem missões importantes”, explica o diretor de documentação do Diap, Antônio Augusto Queiroz, o responsável pelo estudo.

Em alta – Por outro lado, a tucana Marisa Serrano estreou no Senado já integrando uma outra lista elaborada pelo Diap, a dos 50 parlamentares em ascensão. Este estudo é uma espécie de ante-sala para a influência.

“A senadora Marisa tem sido bastante prestigiada pela liderança de seu partido no Senado, ela já está no Conselho de Ética e é relatora de um processo importante, o que investiga o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL)”, avalia Queiroz.

Atleta de MS vence mundial de vôlei de praia na França

0

2007-07-21 14:14:37

A dupla da sul-mato-grossense Talita garantiu o título da 10ª etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, disputada em Marselha, na França. Elas derrotaram, de virada, as chinesas Xue Chen e Zhang Xi, terceiras colocadas no ranking mundial, por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/19 e 15/7.

Mais cedo, nas semifinais, Renata e Talita passaram pelas gregas Koutroumanidou e Tsiartsiani por 2 a 0 (21/14 e 21/17). Foi a segunda vitória da dupla na temporada, campeã também em Cingapura.

A próxima competição para as duplas brasileiras será o Campeonato Mundial, na cidade de Gstaad, na Suíça

DOF apreende mercadorias contrabandeadas do Paraguai

0

2007-07-21 13:26:37

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam durante fiscalização de rotina em uma estrada vicinal que liga o município de Amambai a Juti, 10 rolos de arame para cerca elétrica, 35 rolos de arame liso, e 10 rolos de arame farpado sem nota fiscal. Segundo a polícia, a mercadoria estava com Amarildo da Cruz Gonçalves que conduzia o veículo Ford F-4000, placa BWP-6149, da cidade de Amambaí. A mercadoria foi apreendida e entregue na Delegacia de Receita Federal.

Delcídio pode deixar PT se não vencer eleições internas

0

2007-07-21 11:28:37

As eleições internas do PT ainda não foram marcadas. Há um impasse de datas na direção nacional do partido. Os petistas não sabem se é melhor fazer o PED (Processo de Eleição Direta) antes ou depois das eleições municipais de 2008. Apesar disso, seja qual for a data, ela pode ser o ponto de partida para uma mudança no cenário Político de Mato Grosso do Sul.

O senador Delcídio do Amaral (PT), detentor hoje do mais alto cargo na República entre os petistas estaduais, continua pensando em deixar o partido caso não vença as eleições internas. Assumir a informação oficialmente para ele, neste momento, seria suicídio político, pois perderia apoio dentro do próprio PT. Por isso, o senador mantém a cautela e conversa sobre o assunto somente entre amigos. No entanto, o Midiamax apurou: o senador está decidido e o destino seria o PSDB.

Uma das frases proferidas pelo petista nos últimos dias revela que a paciência com o PT está no limite. “Estou de saco cheio do PT”, teria dito em conversas informais. O problema não é o partido, segundo ele, mas a inoperância do governo Lula, o excesso de discussões inúteis em MS e a desestruturação do partido.

Apesar de não assumir a intenção de deixar o partido, o senador deixa bem claro quais são os motivos para uma possível partida. Na opinião dele, o PT está desorganizado e desunido. Cada um dos petistas que compuseram o governo Zeca do PT, neste momento, preocupa-se mais em cuidar da própria vida do que com a reestruturação partidária. O senador avalia: quem não tem estrutura não vence eleição.

Delcídio também está magoado com o comportamento da bancada estadual. Na avaliação dele, os deputados estaduais seriam os principais interlocutores com os municípios nas próximas eleições. No entanto, os parlamentares fizeram apenas duas reuniões sobre o tema – segundo o próprio líder do PT na Assembléia Legislativa, Pedro Kemp. Pouco avalia o senador, para quem está às vésperas de um ano de eleição. “Eles me disseram que procurariam a bancada federal, mas não procuraram ninguém”, disse o senador está semana.

O senador tem exposto a insatisfação com o PT discretamente. Um exemplo disso é quando fala da crise aérea. Em suas entrevistas, Delcídio faz duras críticas ao governo Lula, apontando omissão e falta de investimentos na infra-estrutura dos aeroportos. Para ele, o presidente da República está se omitindo. Demorou a trocar o ministro da Defesa, Walfrido dos Mares Guia, e, na avaliação do senador, agora não pode mais trocá-lo. Ensaiou trocar o presidente da Infraero, mas não teve coragem para fazê-lo.

Neste ponto, Delcídio se aproxima do PSDB, que mantém críticas ao governo Lula na mesma linha. A afinidade com os tucanos é antiga. Em 2006 ele foi convidado para integrar o ninho tucano. Não foi. Na época Waldir Neves e Marisa Serrano articularam contra a idéia. A situação agora mudou. Em 2007, o próprio Neves já fez o convite.


Zeca do PT- Nas últimas eleições internas do PT, Delcídio foi derrotado pelo ex-governador Zeca do PT. Ambos disputaram o cargo por meio de entrepostos. Saulo Monteiro defendia Delcídio e Mariano Cabreira recebeu apoio de Zeca. A disputa entre o senador e o ex-governador acirrou-se após o fim do governo. Atualmente, eles sequer se falam.

A derrota no PED colocaria Delcídio em situação ruim, pois prejudicaria o projeto político do senador: candidatar-se à reeleição em 2010 e ao governo em 2014. As eleições internas serão o termômetro. Se for derrotado, Delcídio não tem apoio do partido para o projeto e a saída é inevitável. Zeca ficaria livre para disputar o Senado em 2010.

Thiago Pereira conquista 6º ouro nos 200m peito

0

2007-07-21 11:00:37

Na final dos 200m peito, Thiago Pereira conquistou a sexta medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e se tornou o maior recordista de medalhas douradas em um único Pan.

O brasileiro Henrique Barbosa chegou em segundo lugar e estabeleceu a dobradinha brasileira, para emocionar a torcida presente no Complexo Aquático Maria Lenk, neste sábado.

O norte-americano Scott Spann Junior completou o pódio, com o tempo de 2min13s98.
Thiago Pereira ultrapassou a marca do norte-americano Mark Spitz, que conquistou cinco ouros, em Winnipeg-1967. O brasileiro ainda disputará duas provas nos Jogos do Rio de Janeiro.

Brasil conquista ouro no handebol feminino

0

2007-07-21 10:58:37

Com grande atuação da goleira Chana, a Seleção Brasileira feminina de handebol bateu Cuba, em partida disputada no complexo Riocentro, na manhã deste sábado, por 30 a 17 e conquistou a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Cuba começou melhor a partida, abrindo vantagem de 3 a 1. No entanto, liderado por Chana, que a todo instante incentivava suas companheiras, o Brasil se estruturou rapidamente em quadra e logo passou à frente no placar.

O primeiro tempo terminou com vantagem brasileira: 15 a 8.

Na segunda etapa, Cuba tentou se aproveitar do fato do Brasil estar com uma jogadora a menos, mas esbarrou na forte marcação das donas da casa.

Apostando nas jogadas de velocidade, a Seleção ampliou o marcador e consolidou a vitória.

Chana saiu aos 25min do segundo tempo, foi aplaudida e ovacionada pelos torcedores, além de ser recebida com muita alegria pelas companheiras.

O ex-jogador de basquete Oscar também acompanhou a partida e vibrou com a vitória brasileira.

Com a vitória, o Brasil conquistou o tricampeonato e garantiu vaga na Olímpiada de Pequim.

Vereador Coconho termina semestre com missão cumprida

0

2007-07-21 10:18:37

                O presidente da Câmara, Osvaldo Machado Franco, o Coconho (PR) avalia com muito entusiasmo o primeiro semestre do Legislativo amambaiense. O recesso parlamentar, conforme manda a Lei, começou dia 17 e encerra no dia 30 de julho. Coconho teve um papel importante como fiscalizador, como administrador e como legislador, atendendo e cobrando ações em favor da população.

                Nesse primeiro semestre exerceu seu trabalho de fiscalizador encaminhando a CGU – Controladoria Geral da União, documentos cobrando providências sobre má aplicação de recursos públicos nas construções de quadras dasvilas Alcindo , Jussara, e Guape ; cobrando o reinicio da construção da quadra da Escola Fernando; construção da praça da vila limeira, má qualidade do asfalto da Varocopa. “É nossa obrigação estar fiscalizando a aplicação dos recursos públicos em nosso município”, comenta Coconho.

 Matérias – Na última sessão ordinária, de segunda-feira, dia 16, o vereador Coconho apresentou indicação para a Vila Guape, pedindo manutenção de ruas, com cascalhamento para melhorar o trânsito de pessoas, bicicletas, motos e carros. Coconho lembrou que o prefeito fez o cascalhamento na Vila Cristina e serve de modelo para que seja feito em outras vilas que não possuem asfalto. “O próprio prefeito prometeu a vila que faria essa obra, mas também nos preocupamos em legalizar a nossa vila, que ainda não existe no papel oficial”, comentou.

                Outra reivindicação atende a diretoria do sertãozinho, fazenda campinas, que enfrenta problema de estradas que estão em abandono. “Ali tem um povo trabalhador e merece a nossa atenção”, comenta. Ainda na última sessão Coconho cobrou melhorias para o som do ginásio de esportes e a contratação de mais profissionais para atender as crianças que praticam esportes. “Hoje temos um trabalho bonito sendo feito ali, com as crianças, mas é necessário aumentar o numero de professores e melhorar os equipamentos de som”, comentou. 

 Balanço da gestão – Coconho fez um balanço do primeiro semestre e comentou sobre a valorização dos funcionários e vereadores da Casa de leis. “Venho de uma empresa grande que é o Banco do Brasil e passei a experiência que tive lá. Então a primeira coisa é dar condições para trabalhar, respeitar e valorizar o funcionário. E aos vereadores, demos condições para trabalharem, com tratamento igualitário.

                Atualizamos o pagamento do funcionário, que sai direto na conta do Banco do Brasil. E o recesso é recesso mesmo, vamos aproveitar esse período para fazer a pintura do prédio, e recuperar o que é público. 

 Parte prática – Fizemos a recuperação do prédio, tiramos algumas goteiras que prejudicava o forro de gesso, colocamos grades nas janelas, melhoramos o equipamento de som, e sobre a sessão, mudamos os sistema de apresentação das matérias. Hoje cada vereaor lê as suas matérias, numa seqüência lógica, coloca em discussão, e o povo entende. Dinamizou o serviço.

                Coconho acrescenta que foram adquiridos computdores, foi instalado um IP para transmitir a sessão em áudio e vídeo pela internet através do site da câmara. “É uma inovação inédita em MS, só tem na Assembléia e na Câmara de Campo Grande. Então seremos, a primeira cidade do interior de MS a ter esse serviço. “E tudo feito dentro da legalidade e da respnsabilidade porque temos que dar satisfação de tudo o que fazemos”, disse.

                Coconho também comentou sobre os trabalhos no plenário que melhorou. “Discutimos nossos assuntos, defendemos nossas idéias, mas com respeito, porque existe o regimento interno, a constituição federal que tem que ser respeitadas. Aquelas picuinhas não contribuem com nada, criamos o conselho  de ética, entrei com esse projeto e foi aprovado, e melhorou o nosso trabalho”, disse. Coconho também falou do “Amor Pela Fronteira”, evento realizado no ano passado e que teve seqüência esse ano com o Encontro Microrregional que reuniu legisladores da região e representantes do Executivos municipais. “Esse encontro vai trazer resultados positivos para a nossa cidade e região. E as reivindicações e a cópia da ata estão entregues as autoridades competentes, deputdos estaduais , federais, senadores, e governo do estado, que mostram a realidade da nossa fronteira, com os assuntos prioritários.

 Participação e Respeito – “Participamos de todos os encontros da nossa cidade, que envolve as nossas entidades, sempre enviamos um representante, participando ativamente desses eventos. Em duas oportunidades fui até Dourados, para participar da audiência pública sobre os indígenas, porque em Amambai temos os mesmos problemas nessa área que Dourados e também sobre a audiência da Enersul.  Nesses dois importantes eventos em Dourados a Câmara esteve lá presente”, disse.

                Na opinião do vereador Coconho “temos que ter respeito aos outros poderes constituídos”. Ele falou da boa relação com o executivo municipal, muitas vezes até aprovando e aceitando projetos que vem fora até do horário,, mas se é para o bem da comunidade atendemos o prefeito”, comenta.

                Fizemos parceria através da união, compramos um ônibus no valor de mais de 50 mil reais. A prefeitura não tinha condições de dar, então a Câmara passou 45.500 e a prefeitura praticamente passou 10% desse valor, e foi colocado a disposição  dos alunos. Ainda com parceria com o Executivo passamos R$ 5 mil por mês que ajuda 10 entidades da nossa cidade, incluindo o Hospital Regional que recebe através da prefeitura.

                “Eu tenho falado às pessoas que a Câmara não é para estar pagando luz, água, dando passagens para as pessoas, mas a nossa preocupação é fiscalizar e elaborar leis e projetos que venham garantir o bom atendimento a nossa população. Já quem tem que fazer esses atendimentos são as secretarias municipais, pela prefeitura. Ainda com a parceria com o Executivo compramos uma máquina de xerox que será entregue ao Colégio Dom Aquino.

 ExperiênciaFui vereador em 1993, tinha vontade de realizar as coisas, mas não tinha noção,   mas e preciso saber os caminhos,  e o principal papel do vereador é a fiscalização, fui o presidente da CPI daquela época contra o então prefeito e fiz meu trabalho com a cabeça erguida. Mas dessa vez, com meu retorno, mais experiente, cheguei aqui como último colocado em votação entre os demais vereadores, mas graças a Deus, consegui conquistar o meu espaço, democrático, respeitando os outros. E hoje a presidência não subiu na minha cabeça, continuo a mesma pessoa, mas me orgulho em ser a terceira autoridade na hierarquia municipal. Meu avô foi presidente da Câmara há 50 anos, e agora resgato essa história. Mas o meu lema é fazer com que o povo saiba e cobre os seus direitos”.

                No mês de agosto, vamos lutar pelo Procon, e essa é uma luta particular minha. Fui daqui para Dourados, fui ao fórum, conversei com as assessoria jurídicas, o progjeto está na gaveta do Executivo pronto a ser votado. Temos também para esse próximo semestre o posto de saúde, através de emenda do deputado Nelson Trad, que deu 200 mil, e será naquela localidade próximo a rodoviária. E a creche que quero fazer para atender a vila Guape, vila Cristina, Cassiano, Doriane, Monte Cristo e Pimentel. “O prefeito Sergio estará entregando no Ministério da Cidade, onde o deputado Nelson Trad, vai tentar conquistar o  CEI. “O Sérgio tá fazendo um bom trabalho, tenho participado de muitas obras inauguradas e estamos tentando ajudar da melhor maneira possível. “Deixo o povo tranqüilo, pode contar com o Coconho, lembrando da comunidade indígena, retirada do presídio do centro da cidade, e da Escola Agricola que precisa ter o segundo grau. “Termino feliz o primeiro semestre, acho que cumpri bem meu papel”, encerra Coconho.