19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10828

Editorial “Troca-troca de partidos” por Clesio Ribeiro

0

2007-08-03 14:24:37


                Até 30 de setembro os candidatos a cargos na eleição do ano que vem têm que definir o partido que estará disputando o pleito. Os partidos tendem a se movimentar já a partir desse mês de agosto para  arrebanhar o maior número de filiados possíveis. A reforma política que está “amarrada” no Congresso deixa todos indecisos. E para quem detém cargo eletivo, menos prefeito e governador, corre risco de perder o mandato se trocar de partido. Ingredientes que complicam a decisão dos pré-candidatos.

                Conforme for o texto aprovado da reforma política que tramita no Congresso, será a tendência dos partidos: os nanicos podem sumir do mapa ou podem ganhar maior força. Se pela reforma, os candidatos a vereador forem eleitos pelo número de votos e não pelo coeficiente eleitoral dos partidos, os nanicos ganham força, mas se prevalecer o coeficiente e ainda a proibição da coligação na proporcional, aí a tendência é que os grandes cresçam.

                Outra questão importante, principalmente para vereadores que estão no cargo, é a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que deputados que trocaram de partido após a eleição estão sujeitos à perda do mandato mesmo se estiverem em legenda da coligação pela qual foram eleitos. O entendimento aplica-se a deputados federais, estaduais e vereadores. Isso deixa, de certa forma, os políticos detentores de cargos receosos de trocarem de legenda.

                Em Amambai, situação que pode ser detectada em outros municípios, devem sair menos candidatos a vereador do que na última eleição, analisam políticos locais. Normalmente, numa coligação, a maioria dos candidatos são apenas para somarem votos para um ou dois candidatos considerados favoritos. Mas os partidos têm encontrado certa dificuldade para encontrar esses candidatos “coadjuvantes” só para reforçar a legenda.

                O corre-corre começou e os partidos começam a intensificar essa busca por filiações até o prazo final que é 30 de setembro. Muitos políticos vão perder o sono até que tomem uma decisão sobre qual legenda fica para disputar a eleição de outubro de 2008. É uma decisão difícil que terá o resultado somente lá na frente quando houver as convenções e as alianças partidárias. É bom pensar bem, muito bem, antes de trocarem de partido!!!

Carlinhos representa Executivo em reunião com Puccinelli

0

2007-08-03 13:44:37

Assessoria

                O vereador do PPS de Amambai, Carlinhos Nascimento, Líder do Executivo na Câmara, esteve no último dia 30 de julho participando da reunião entre as lideranças indígenas da região Conesul com o Governador André Puccinelli, representando o Executivo Municipal. Naquela oportunidade, os líderes indígenas solicitaram a intervenção do Governador para trazer de volta ao município de Amambai a Administração Regional, que foi transferida para Dourados.

                Segundo o vereador Carlinhos, o governador André achou justa a reivindicação dos indígenas e prometeu convocar a bancada do Estado na Câmara e no Senado Federal para uma reunião, onde deverão ser discutidos os problemas das comunidades indígenas da região do Conesul e também de outras áreas.

                O problema da Administração Regional de Amambai já se arrasta por mais de 70 dias. 

Paranhos: Finais do Conesul de Vôlei serão nesse sábado

0

2007-08-03 13:09:37


Sérgio da Luz
As finais da Copa Conesul de Vôleibol será nesse sábado (4) na cidade de Paranhos, a partir das 16hs no ginásio poliesportivo Deputado Flávio Derzi. O primeiro jogo será pela disputa do terceiro lugar feminino, entre as equipes de Mundo Novo e Sete Queda, em seguida os garotos entram em quadra, Paranhos enfrenta Sete Quedas, também pela disputa do terceiro lugar.

Após as definições de terceiros e quartos lugares, a Copa define seus campeões. Pelo feminino Amambai enfrenta a seleção de Itaquiraí e no masculino Mundo Novo pega Naviraí. Os campeões da competição ainda garante vaga, para Jogos Abertos do Mato Grosso do Sul – JAMS – do próximo ano.

A competição reuniu equipes de oito cidades da região sul do estado. Pelo grupo A, foram: Amambai, Paranhos, Laguna Caarapã e Sete Quedas, pelo grupo B estiveram as equipes de Navirai, Iguatemi, Itaquirai e Mundo Novo. As equipes se enfrentaram em quatro etapas, onde cada cidade sediou uma etapa, as duas equipes melhores pontuadas, em ambas categorias seguiram para a semifinal, que aconteceu em Amambai, no dia 21, definindo os finalistas.

A Copa Conesul de Vôlei é organizado pelo departamento de esporte de Paranhos, com o apoio dos municípios participantes.


Supermercado Ki-Carne, o braço forte do interior

0

2007-08-03 12:38:37


Antonio Luiz

          A não ser que a pessoa tenha chegado a Amambai por estes dias, é muito improvável que ela não tenha ouvido falar do Supermercado Ki-Carne Máster. A afirmação tão verdadeira quanto a excelência e à fama que precede a empresa.

          A família Signori, proprietária do supermercado é originaria de Erechim no Rio Grande do Sul e veio para cá em 1974 onde se estabeleceu inicialmente com uma padaria – que já funcionava – a Ki- Pão, daí a manutenção do prefixo Ki e na denominação do açougue, mercearia e supermercado que sucederam a original.

          O Ki-Carne Master é conhecido em todo o estado de Mato Grosso do Sul por possuir uma das mais modernas e amplas instalações de empresas do gênero em todo o interior. Inaugurada em 2005, a nova loja proporciona ao cliente um ambiente climatizado, amplo e confortável que possibilita uma maior variedade de produtos ofertados em todos os segmentos de consumo.

          São 15 mil itens à disposição de uma vasta clientela, já que consumidores de cidades próximas a Amambaí costumeiramente recorrem ao Máster para fazer suas compras mensais. Outra parcela da clientela nada desprezível do Ki-Carne  é a que vive na zona rural, pois além da variedade de produtos encontram os menores preços da região, praticamente sem concorrentes nesse quesito.

          Além de servir a população há 32 anos, o grupo Signori emprega mais de cem pessoas em suas empresas e, socialmente integrados, não hesitam em colaborar em causas sociais e que ajudem a população da região.

Amambai: Expobai terá “Palestras” de interesse geral

0

2007-08-03 12:11:37


Antonio Luiz

                Durante a realização da 19ª. edição da Expobai, de 5 a 9 de setembro próximo, o Sindicato Rural de Amambai promoverá quatro palestras técnicas cuja proposição é discutir temas referentes ao meio rural e possibilitar aos que participam:Atualizar as suas concepções e informações sobre os mais recentes estudos e pesquisas no setor da agropecuária, da agroindústria, do agronegócio; Dirimir dúvidas provenientes do trabalho e da vivência cotidiana no meio rural, de pesquisas, estudos de caso e uso de tecnologias, etc; Ampliar a visão no que se refere às novas tecnologias do mercado, orientando quanto à utilização das mesmas e à produtividade do solo, e; Expor inovações na área de pastagens, culturas e no trato de animais. No decorrer deste mês, estaremos informando aos leitores  a grade de eventos que serão realizados na Exposição como leilão, palestras, shows, bailes, rodeios e todas as atividades previstas. Conheça agora as duas palestras iniciais.

                A primeira palestra será no dia 6 de setembro às 9:00 h. no Salão de Eventos do Parque de Exposições ministrada pelo engenheiro agrônomo  e presidente da Fundação Biótica Jorge Pedrinho Pfitscher  como  tema”Seqüestro de Carbono, Perspectiva e Viabilidade”e tem por objetivo divulgar e informar a as perspectivas do reflorestamento, seja no universo nacional ou  mundial,  a relação custo/tempo/benefício, desde os processos atuais de venda de seqüestro de carbono em bolsas de valores.

                A segunda palestra com o tema “Novas Tendências Mundiais em Certificação Animalserá também no dia 6 de setembro às 10:30 h no Salão de Eventos. Com o apoio da  BioRastro Certificação de Produtos Agropecuários Ltda., ministrada pelo Zootecnista, MBA em Agronegócios FGV, Auditor Líder Iso 9000 e Bem estar animal André Atanásio Cerqueira. O objetivo é divulgar e informar aos participantes  as perspectivas da certificação de produtos agropecuários, seja no universo nacional ou mundial, a relação custo/benefício, desde os processos atuais de venda de produtos certificados,  como  a realidade do contexto atual de industrialização e exportações, de suas expectativas em relação às políticas vigentes, legislação e incentivos.

                Em todas as palestras serão utilizados recursos audiovisuais e instrucionais  como Datashow, telão, apostilas, revistas, folders, etc.

                Para maiores informações procure o Sindicato Rural pelos telefones 3481-1093 e 3481-1233

Nutribai, uma empresa voltada para o futuro do campo

0

2007-08-03 11:39:37


Antonio Luiz

          Existem no mercado muitas empresas especializadas em produtos agropecuários e veterinários, porém entre elas poucas  se dedicam a produtos naturais, os chamados orgânicos ecologicamente corretos. Uma delas criada a seis anos em Amambaí é a  NUTRIBAI , empresa dirigida pelo técnico   Edivaldo Francisco da Silva e sua esposa Edilene M. de S. Silva. Tem como filosofia oferecer produtos de alta qualidade sem qualquer teor químico a preços compensatórios barateando custos do pecuarista.

          Os produtos orgânicos têm a característica de prevenção  e tratamento de  doenças. A aplicação é individual através do sal mineral, com a particularidade de proteger o todo o rebanho e por extensão a flora, já que os dejetos não possuem qualquer residual químico. São leveduras probióticos [a favor da vida, inoculantes aditivos para melhor fermentação de silagem, homeopatia animal.

          Por ser um produto inovador, especialmente na região do Cone Sul, a NUTRIBAI mantém sua equipe técnica para garantir resultados satisfatórios. 

Visando melhor atender seus clientes, além de suas atividades profissionais na pecuária,  ampliou-se criando uma oficina mecânica agrícola especializada em colhedora de forragens, tratores e colheitadeiras.

          Com todos esses atributos, a NUTRIBAI vem dia a dia aumentando sua carteira de clientes, a ponto de atender a maioria dos produtores rurais da região.

Amambai: Jaqueline homenageia funcionários públicos

0

2007-08-03 11:08:37


                A vereadora do PSDB, Jaqueline Raymundo, através de uma Moção de Congratulação, prestou recentemente uma homenagem aos funcionários públicos aposentados, Marcelino Tavares e Iroaldo Pinto Machado, que respectivamente, exerceram funções de carpinteiro e motorista na Prefeitura Municipal desde a década de 80.

                Em sua justificativa, a vereadora ressaltou o trabalho dos dois funcionários aposentados, que inclusive foram seus “conselheiros” profissionais, quando ela foi Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos, na administração do ex-prefeito Dirceu Lanzarini.

                A vereadora fez questão de entregar pessoalmente as Moções de Congratulações aos homenageados no Plenário da Câmara Municipal de Amambai.

Amambai: Prefeitura convoca professores

0

2007-08-03 10:39:37

Assessoria

                A Prefeitura de Amambai, através da secretaria de Educação, convocou os aprovados no Processo Seletivo de Provas e Títulos, realizado no dia 11 de março, para contratação temporária de docentes para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. A contratação foi realizada no início desta semana, segunda-feira, 30, e terça-feira, 31, na secretaria municipal de Educação (Semed).

                Foram convocados no total, 189 professores para  atuarem na área de história, português, ciências, matemática, educação artística, educação física, ensino religioso e educação infantil, em todas as escolas municipais inclusive escolas indígenas.

                Desta maneira, diz a secretária de Educação, Rosane Guazina, estamos agindo com lisura e justiça no processo de contratação de professores. “A  seleção de professores por área contribui com a qualidade de ensino da rede municipal”, complementa Jane.

Eco-Turismo será atração da 4ª Expedição Brasil e Paraguai

0

2007-08-03 10:14:37

Sérgio da Luz

                Para a quarta edição da Expedição Brasil e Paraguai, os organizadores do evento estão preparando um dia de pleno Eco-Turismo, diferente das quatros edições anteriores. O local escolhido é a região do Cerro 21 a 30Km da cidade paraguaia de Capitan Bado. A data é no próximo dia 19.

                A Expedição terá como objetivo a conquista de três Saltos (cachoeiras) com alturas que variam de 30 a 110 mt de queda d’agua, será apenas um único dia para completar esse desafio.

                Serão abertas apenas 10 vagas para a Expedição, sendo que todos os participantes deverão possuir equipamentos obrigatórios e ter conhecimento de Técnicas Verticais em Canyoning e curso de 1º Socorros Válido. Para não deixar de fora aventureiros de primeira viajem, simultaneamente á Expedição Teju, será realizada o 1º Teju Eco-Turismo, para pessoa que desejam curtir um dia diferente, com caminhadas em meio a muito verde.

             A expedição tem o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Capitan Bado e do Grupo esportivo GARRA. As inscrições podem ser feitas pelo cel.: (67) 9284-0221, serão 40 vagas para a Expedição Teju Eco-Turismo e 10 para a Expedição Brasil e Paraguai.

Dirceu anuncia retomada da quadra do Fernando

0

2007-08-03 09:49:37

                O diretor-presidente da Fundesportes, Dirceu Lanzarini, anuncia a retomada da construção da quadra de esportes coberta da Escola Estadual Fernando Correa da Costa numa reunião que acontecerá nesta sexta-feira, as 18h30 na escola, com a presença da direção, alunos e pais de alunos, onde será feita a entrega da ordem de reinício do serviço para a empresa Coneplan – Consrução e Planejamento Ltda.

                A obra foi iniciada no governo passado e 50% havia sido construída, dos quais 20% do montante não havia sido pago a empreiteira, que paralisou o serviço. Dirceu Lanzarini disse que foi pessoalmente, a pedido da direção da escola, representantes do colegiado, grêmio estudantil e alunos, tratar do assunto em uma audiência com o governador André Puccinelli e justificou que a escola estava sem uma quadra, já que a única havia sido eliminada para a construção dessa coberta. Sensibilizado, segundo Lanzarini, Puccinelli decidiu pagar a dívida à empreiteira e retomar a obra até seu término, com previsão de entrega no aniversário da cidade, final de setembro.

                O valor total da obra é de R$ 431.368,48 e o Estado havia pago duas parcelas – R$ 100.537,08 e R$ 120.000,03. Com a autorização do governador André Puccinelli, foi pago mais R$ 83.913,86 a empreiteira que estava atrasado, e falta executar para terminar a obra, o pagamento de R$ 126.917,00. “Esse entendimento está acertado com o governador André Puccinelli e a obra será retomada já na segunda-feira”, anunciou Lanzarini.

SRA entrega contrato do “Pesebem” ao Frigorífico

0

2007-08-03 09:23:37

O  presidente do Sindicato Rural de Amambai Christiano Bortolotto acompanhado do Coordenador do Projeto “Pesebem” da Famasul Robson Souto participaram de uma reunião para a entrega do contrato de parceria do Frigorífico Garantia, representado por seu gerente André Muza. O encontro foi breve, pois a diretoria do Frigorífico já havia aprovado a instalação da balança do “Pesebem”, o que dará maior transparência aos negócios, com vantagens tanto para o Frigorífico quanto para o pecuarista.

Policia Militar forma novos soldados hoje

0

2007-08-03 08:43:37

O governo do Estado forma hoje, em Campo Grande, 129 soldados da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Eles foram aprovados no último concurso público realizado em 2006.

Após oito meses aperfeiçoamento, os novos praças receberão o certificado de conclusão do curso de formação das mãos do governador André Puccinelli e demais autoridades presentes na cerimônia, que acontece às 16h30, no Comando Geral da Polícia Militar.

No Estado todo serão efetivados 265 homens e mulheres: 57 no município de Dourados, 17 em Corumbá, 36 em Naviraí e 26 em Três Lagoas. As formaturas no interior acontecem ainda este mês.
A remuneração inicial de um soldado da PM é de R$ 1.397,57.

Amambai:Eremita pode ter sido devorado por onça

0

2007-08-03 08:30:37

Vilson Nascimento & Sérgio da Luz

Um homem de aproximadamente 60 anos que vivia como “eremita” (Indivíduo que, por penitência, religiosidade, misantropia ou simples amor à natureza, vive em lugar deserto e no isolamento), que residia em um pequeno barraco às margens do Córrego Jogui entre os municípios de Amambai e Tacuru, desapareceu misteriosamente e moradores da região afirmam que o homem, conhecido apenas por “Seu Alfredo” já que não portava nenhuma documentação e não comentava sobre seu passado, pode ter sido devorado por onças que circundam e atacam animais com freqüência pelas margens do córrego naquela região.

Alfredo que vivia de caça, pesca, donativos e pequenos serviços braçais realizados em propriedades rurais da região, teria desaparecido cerca de três meses e nessa mesma época um de seus cães de estimação teria aparecido na sede de uma fazenda da região com a pata traseira direita decepada como se estivesse sido atacado por alguma ferramenta cortante ou animal de grande porte.

O Mistério- Ao receber e informação, a equipe de reportagem do site A Gazetanews e do jornal A Gazeta visitou vários moradores da região e todos foram unânimes em relatar a possibilidade de Alfredo ter de fato sido atacado por onça, já que os felinos têm abatido vários animais em pelo menos duas fazendas da região.

No barraco onde o eremita estava vivendo quando de desapareceu, situado em uma restinga de mata no encontro entre uma nascente e o Córrego Jogui, nossa equipe constatou a existência de roupas, uma lanterna, alimentos ainda em embalagens fechadas, como café, trigo e outros gêneros alimentícios, além de roupas que haviam ficado de molho em um balde com água e detergente e até mesmo uma manta e as varas de pesca do eremita estavam todas no local, o que, pela aparência, confirmaria que Alfredo não teria, de forma alguma, abandonado seu barraco para se mudar para outra localidade.

Hipóteses- Os moradores da região defendem a tese do eremita ter sido atacado por onça, porém durante os levantamentos realizados pela nossa equipe de reportagem, surgiu informações que podem apontar outros, como os supostos motivos para o desaparecimento do homem.

A primeira hipótese seria morte por causas naturais e o segundo um latrocínio com ocultação de cadáver, já que um funcionário de uma fazenda da região afirmou que várias buscas foram efetuadas na região após o desaparecimento, mas nada foi encontrado.

Alfredo, que tinha costume de beber, teria sido visto pela última vez numa terça-feira ao deixar um bar situado às margens do mesmo Córrego Jogui, na localidade conhecida como “Estrada da Pedreira”, a cerca de 7 quilômetros de onde residia, levando consigo um litro de aguardente.

Segundo as informações no dia anterior o desaparecido teria recebido R$ 200,00 em dinheiro como pagamento por trabalhos braçais realizados em uma fazenda da região. Em uma das hipóteses ele teria bebido muito e sofrido alguma espécie de ataque e caído em algum buraco ou até mesmo no rio. Outra hipótese, ao perceber que Alfredo estaria com dinheiro, algum indivíduo o teria seguido ao sair do bar, o matado para roubar e ocultado o cadáver. Essa hipótese explicaria o ferimento no cão, que supostamente, ao tentar defender o dono, poderia ter sido ferido pelo agressor.

Sem História- Todas as pessoas que mantinham contato com o eremita, ouvidas pela nossa reportagem foram unânimes em ressaltar a mesma linha de informação, que Alfredo, o único nome pelo qual era identificado, nunca dizia claramente sobre suas origens.

Segundo informações não oficiais ele teria filhos na região de Paranhos e em Amambai chegou a manter um relacionamento amoroso com uma mulher, com quem teria uma filha.

Para os moradores da região seu desaparecimento foi um mistério total, já que ele afirmava que queria viver o resto da vida da naquela região. “Moro na beira do rio porque é área de proteção ambiental, não pertence a ninguém, portanto não to invadindo nenhuma propriedade”, teria dito o eremita ao capataz de uma fazenda da região quando o proprietário das terras teria cogitado em expulsá-lo do local.


Tribunal confirma perda de mandato com troca de partidos

0

2007-08-03 08:07:37

Se o parlamentar trocar de partido, ainda que para outro da mesma coligação, ocorre a perda do mandato. O entendimento, unânime, foi firmado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quarta-feira (1), no julgamento da Consulta (CTA) 1423. A decisão se aplica aos mandatos obtidos pelo sistema proporcional, ou seja, na eleição de deputados estaduais, federais e vereadores. A Consulta foi respondida em tese, sem vinculação a caso concreto. 

A Consulta foi formulada pelo deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI), que queria esclarecer se havia a possibilidade de troca de partidos dentro da mesma coligação. A dúvida apresentada ao TSE foi a seguinte: “se os deputados federais e estaduais que trocaram de partido político que os elegeram ingressarem em outro partido da mesma coligação, perdem os respectivos mandatos?”

Quando analisaram o tema da troca de partidos pela primeira vez, no dia 27 de março deste ano, por maioria de 6 votos a 1, os ministros do TSE já haviam definido que os mandatos obtidos nas eleições pelo voto proporcional pertencem aos partidos políticos e não aos candidatos eleitos. A decisão foi proferida como resposta à Consulta (CTA) 1398 do Partido Democratas (DEM).

Na época, o DEM fez a seguinte pergunta: “Os partidos e coligações têm o direito de preservar a vaga obtida pelo sistema eleitoral proporcional quando houver pedido de cancelamento de filiação ou de transferência do candidato eleito por um partido para outra legenda?”

É atribuição do TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em  tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político, de acordo com o artigo 23, XII, do Código Eleitoral.

Caarapó:Três foram presos com carga de maconha

0

2007-08-03 07:47:37

Três pessoas foram presas na apreensão de 1,3 tonelada de maconha na tarde desta quinta-feira (2 de agosto) na BR-163 em Caarapó, a 273 quilômetros de Campo Grande, feita pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

A droga era transportada no caminhão Mercedes-Benz 1418, com placas HRO-5960 de Vitória, ES, conduzido por Alecxandro Ferreira Freitas, 27 anos. O entorpecente estava escondido em meio a ração e farelo de soja e seria entregue em Governador Valadares, Minas Gerais.

As outras duas pessoas presas por tráfico de drogas estavam na caminhonete F-1000 de placas HRD-1923 de Aral Moreira. O universitário Josimar Fernando Viana, 20 anos, conduzia veículo que servia como batedor para o caminhão. Foi preso ainda Ivan Gonçalves dos Santos, 33 anos, dono do carro onde estava a droga.

A maconha, os dois veículos e os três presos foram encaminhados para a PF (Polícia Federal) de Dourados, município vizinho a Caarapó.

Mãe deixa bebê de oito meses cair durante discussão

0

2007-08-03 07:35:37

Um bebê de oito meses foi internado na noite de ontem na Santa Casa de Campo Grande após sofrer uma queda. Segundo informações da Polícia Civil, a mãe segurava a criança e durante uma discussão acabou derrubando o bebê.

O fato ocorreu na noite de ontem em uma residência no bairro Tarsila do Amaral. Uma tia da criança acompanhou o bebê no hospital. A criança, que foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) já passa bem.

A mãe do menino, que não teve o nome divulgado, foi levada para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) onde foi registrado boletim de ocorrência por maus tratos.

Prefeitura de Amambai realiza operação tapa buracos

0

2007-08-03 07:14:37

Assessoria

                A Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, está realizando a operação tapa buracos nas vias pavimentadas da cidade. Nesta semana a operação será executada na Pedro Manvailer e na próxima semana os serviços serão realizados em outras vias pavimentadas, do perímetro urbano do município. Os serviços estão sendo executados com recursos próprios do município.

                A operação tapa buracos vai atingir as localidades onde o asfalto estiver deteriorado. A operação tem como objetivos a manutenção da malha asfáltica e garantir segurança para a comunidade. Nos locais onde tiver buraco o trabalho será executado. “Não vamos deixar nenhum buraco sem ser tapado”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Francisco de Assis. Segundo o Secretário Assis, a operação é realizada periodicamente, de acordo com a necessidade apresentada. “Nestes 30 meses de administração já realizamos várias ações deste tipo e temos mantido as vias pavimentadas em  condições de trafegabilidade”, afirmou o secretário. 

INSS paga hoje benefícios terminados em três e oito

0

2007-08-03 07:13:37

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga hoje os benefícios referentes ao mês de julho terminados em três e oito. O calendário vai do primeiro ao quinto dias úteis de cada mês.

De acordo com o INSS, até o final dos pagamentos serão liberados 24.593.390 benefícios, sendo 69,48% no perímetro urbano (17.088.576) e 30,52% na zona rural (7.504.814).

O valor total que ingressará na economia será de R$ 12.635.504.460,20 (R$ 10.181.266.330,39 nas áreas urbanas e R$ 2.454.238.129,81 nas rurais).

Temperatura cai no Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul

0

2007-08-03 07:12:37

A temperatura deve cair acentuadamente no fim do dia no Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Lá devem ocorrer chuvas isoladas. O céu fica parcialmente nublado no restante do Estado.

A temperatura máxima prevista é de 25ºC e a mínima de 13ºC. Já em Campo Grande máxima de 31ºC e mínima de 17ºC. Persiste o alerta sobre baixa umidade do ar no Centro-Norte do Estado.

Josmair quer saber destino de dinheiro cobrado de atletas

0

2007-08-03 06:32:37

Vilson Nascimento

O vereador Josmair Cardoso (PR) entrou com uma matéria que será levada para votação em plenário na sessão da Câmara Municipal de Amambai da próxima segunda-feira (6), requerendo da direção da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) de Amambai, cópias dos recibos, desde 2006 até a data atual, de horários cobrados dos desportistas para a utilização do Ginásio de Esportes Flávio Derzi, no centro da cidade e da Poliesportiva antiga, situada na região da Vila Mariana em Amambai.

O vereador quer saber quanto é arrecadado mensalmente e aonde é aplicado esse recurso. “Recebi várias reclamações de desportistas que procuram a Fundesc para pedir uma bola ou material esportivo e são informados que não tem tais materiais. As informações que chegaram até nós indicam que a Fundesc arrecada entre R$ 1.500,00 a R$ 1.800,00 por mês com a cobrança de horários para permitir que empresas e equipes utilizem as instalações em períodos noturnos. Queremos saber em que está sendo aplicado esse dinheiro”, disse o vereador.