19.1 C
Amambai
domingo, 28 de junho de 2026
Início Site Página 10827

Amambai:Aluna do Felipe vence concurso de redação

0

2007-08-04 03:43:37

Vilson Nascimento

A aluna Fernanda Amaral Moreira (19 anos) do 3º ano do ensino médio matutino da Escola Estadual Coronel Felipe de Brum foi à vencedora da etapa municipal do concurso de redação sobre o trânsito promovido pelo Detran/MS, visando despertar no público jovem, o interesse e a responsabilidade em relação ao trânsito no Estado.

Pela conquista a estudante vai ganhar uma bicicleta, a professora Gilvanda Alves da Silva Reis, que monitorou o trabalho também vai receber uma bicicleta e a escola um kit de materiais esportivos completo.

Agora a redação elaborada pela aluna amambaiense irá concorrer com redações de outros alunos selecionados em todo o Estado e se caso for a vencedora, Fernanda, a monitora e a escola receberão um computador completo.
Para a fase municipal, o concurso recebeu o apoio do Detrat (Departamento de Trânsito e Transportes da Prefeitura de Amambai).


Enersul propõe reduzir tarifa residencial em 1,5%

0

2007-08-04 03:18:37


Sensibilizada com as questões das tarifas de energia elétrica definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o estado do Mato Grosso do Sul, a Enersul apresentou às autoridades do Mato Grosso do Sul um conjunto de medidas no sentido de contribuir para a superação dos pontos que vêm preocupando a sociedade sul-mato-grossense.

Entre elas, destaca-se uma redução de 1,5% na tarifa residencial, de modo a tirá-la da posição de maior do País. A Enersul também se propõe a desenvolver modalidades de contrato de compra e venda de energia a unidades consumidoras industriais. Por esses mecanismos, seriam disponibilizadas tarifas especiais para essas instalações.

A Enersul propôs ainda o reforço da articulação com o Governo do Estado na alocação de recursos dirigidos a investimentos, inclusive com reavaliação das metas relativas à progressão da aplicação do Programa Luz para Todos, incluindo a encampação de redes particulares. Além disso, sugere envolver as autoridades do Estado, com a participação da Aneel, no desenvolvimento do programa de eficiência energética, desde os seus instrumentos até a escolha das comunidades onde ele será aplicado.

A Enersul sugere ainda que o governo do MS participe de uma gestão conjunta em Brasília para equacionar nova forma de atribuição da responsabilidade de pagamento da Rede Básica entre os seus usuários, de modo a equacionar adequadamente o escoamento de energia de novas fontes de geração, equiparando a competitividade do Mato Grosso do Sul à dos demais estados usuários e também no sentido de reverter a decisão de atribuir aos consumidores da Enersul as perdas decorrentes da mudança do ponto de medição para a fronteira da concessão.

Sete Quedas:Jad e Jefferson agiram a cidade hoje

0

2007-08-04 02:34:37

A dupla Jad e Jefferson será a atração desse final de semana em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai.

A festa, que está marcada para acontecer no sábado (4) à noite, no Ginásio de Esportes de Sete Quedas, anexo ao Centro Poliesportivo José Valcir Araújo, no Bairro Carimbó, promete ser sucesso total. A organização é de Cleverson Titton e a apresentação da C&C Produções de Eventos.

Internet discada fica 85% mais barata

0

2007-08-04 02:22:37

As operadoras de telefonia fixa vão oferecer, a partir desta sexta-feira (03/08), um novo pacote de serviços para acesso à internet discada. O plano especial, negociado entre o Ministério das Comunicações e as operadoras, garante 10 horas de conexão à internet por R$ 7,50 mensais, já incluídos os impostos. Esse valor é 85% menor que o preço da tarifa normal.

O acesso será das 6 horas da manhã à meia-noite, o que abrange todo o horário comercial. Não serão alterados os descontos na madrugada, fins de semana e feriados, onde são cobrados apenas dois minutos por um acesso ilimitado, conhecido como período de modulação horária.

Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, os 600 minutos que o pacote oferece, combinados com o uso no período de modulação horária, são suficientes para cobrir o tempo médio que o consumidor brasileiro acessa a internet, mensalmente. O Ministério das Comunicações calcula que mais de três milhões de pessoas vão passar a ter acesso à internet com o novo pacote.

“Estamos oferecendo ao consumidor mais uma alternativa de preço e tecnologia. Queremos que a internet seja acessível às famílias de todas as faixas de renda”, disse Hélio Costa.

Aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o pacote mensal de 600 minutos estará disponível para os assinantes de linha fixa das operadoras Brasil Telecom, Telefônica, Oi, Companhia de Telecomunicações Brasil Central (CTBC) e Sercomtel, com cobertura total de todo o território nacional.

O plano foi integrado ao Programa Computador para Todos, do governo federal, e amplia as possibilidades de inclusão digital no país.

Polícia investiga plano para libertar Beira-Mar na Capital

0

2007-08-04 01:36:37

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul investiga um suposto plano para resgatar o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, da Penitenciária Federal de Campo Grande, onde ele está preso desde o dia 25. A suspeita surgiu após a prisão, em Corumbá (a 420 km de Campo Grande), no fim de semana, de Sandro de Carvalho, 34 anos, acusado de atos terroristas na Bolívia.

Segundo agentes do 1º Distrito Policial de Corumbá, um dia depois da prisão de Sandro, a polícia ouviu o relato informal de uma testemunha de que ele planejava explodir o presídio – de segurança máxima – para resgatar o criminoso carioca. O nome da testemunha é mantido em sigilo.

Informantes da polícia ligados ao tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia também levantaram a hipótese. De acordo com policiais, a suspeita foi reforçada pelo fato de Sandro ter sido preso com 60 kg de dinamite em gel (279 bisnagas), 100 m de fios condutores para a detonação das bombas, três caixas de espoletas, escopeta calibre 12, carabina calibre 22 com luneta e várias balas. Os explosivos, segundo os agentes, têm capacidade de destruir uma quadra inteira e atingir estruturas a uma distância de até 500 m.

Além disso, com Sandro, foi encontrada uma espécie de croqui com a indicação de caminho para chegar ao "paraíso", que os policiais suspeitam que possa ser a penitenciária de Campo Grande. O desenho ainda está sendo analisado.

Em seu depoimento, Sandro disse que usaria as bombas em assaltos a carros-fortes, mas a polícia não acredita na versão em virtude da quantidade de explosivos. "Com essas bombas, ele explodiria os carros-fortes e não sobraria nem o dinheiro", afirmou investigador.

Sobre a ligação dele com Beira-Mar, os policiais possuem informações de que Sandro tem vínculos com o traficante José Severino da Silva, o Cabecinha. O bandido é investigado porque seria representante de Beira-Mar na Bolívia. Ele teria fazendas no país vizinho para plantação de coca e seria ligado também ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

De acordo com a polícia, Sandro é acusado do assassinato da promotora boliviana Mônica Von Borres, em 2004. Ela morreu na explosão do seu carro em Santa Cruz de la Sierra.

O juiz federal de Ponta Porã, Odilon de Oliveira, que investiga os "negócios" de Beira-Mar na fronteira, disse não descartar a hipótese de resgate e nem mesmo a tentativa de matar o criminoso carioca na cadeia. "Ele tem muitos inimigos."

Segundo o magistrado, os explosivos achados com Sandro seriam suficientes para explodir o presídio de Campo Grande. Apesar do seu suposto plano de resgatar Beira-Mar, ele será transferido para a mesma unidade onde está o traficante carioca.

A Justiça do Mato Grosso do Sul autorizou a mudança a pedido dos próprios policiais, que afirmaram que o presídio de Corumbá tem segurança muito frágil e que fica a apenas 15 minutos da Bolívia. A transferência ainda não tem data definida.

A Justiça boliviana encaminhou pedido à Corte do Mato Grosso do Sul pedindo a extradição de Sandro por causa do processo que ele responde na Bolívia pela morte da promotora. O criminoso estava foragido desde o dia 22 de setembro de 2005, quando participou de uma fuga em massa de uma penitenciária de Santa Cruz de la Sierra. Durante a ação, houve intensa troca de tiros com policiais e dois presos acabaram sendo mortos. Sandro conseguiu escapar da cadeia junto com outros 17 detentos.

Desde que foi preso na Colômbia, em 2001, o traficante Fernandinho Beira-Mar já foi transferido 11 vezes para oito lugares diferentes, entre carceragens da Polícia Federal e presídios federais e estaduais. Ele já esteve em Brasília, Florianópolis (SC), Vitória (ES), Maceió (AL), na penitenciária de segurança máxima Bangu 1, no Rio, e no presídio de Presidente Bernardes (SP).

Em julho do ano passado, começou sua temporada pelas unidades federais. Primeiro, foi levado para a penitenciária de Catanduvas (PR). Dia 25, seguiu para o presídio de Campo Grande, onde ocupa cela individual. Durante todo o período em que está preso, Beira-Mar ainda esteve no Rio outras vezes, para participar de audiências.

Uma das razões para a permanência de Beira-Mar no Mato Grosso do Sul é o fato de ele responder a dois processos na Justiça Federal daquele estado. Um deles é sobre o assassinato, em 2001, de João Morel, que era seu rival na fronteira com o Paraguai.

No outro processo, Fernandinho Beira-Mar é acusado de lavar cerca de R$ 12 milhões, que seriam provenientes do tráfico. Outras 23 pessoas também estão envolvidas.

A experiência de ter chefiado investigações à frente de delegacia na fronteira do Brasil com o Paraguai é motivo de orgulho para o brasiliense Valdinho Jacinto Caetano, 46 anos, novo superintendente da Polícia Federal (PF) do Rio, que toma posse hoje. Para ele, os três anos de trabalho na região, combatendo o narcotráfico, o contrabando de armas e mercadorias, além da convivência com as diversidades sociais, como a miséria e questões indígenas, vão ajudá-lo enquanto estiver no cargo.

"Conheço de perto os problemas na fronteira e sei a importância do Rio de Janeiro na criminalidade. Porém, fui convidado para assumir a Superintendência do Rio pelo somatório da minha carreira, ao longo de 23 anos. Quero dar continuidade ao trabalho já iniciado. Pretendo trabalhar para manter o nível de atuação e ampliá-lo. Vou acompanhar de perto tudo o que é feito e cobrar resultados", declarou Caetano, que era diretor da Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília.

Caetano ingressou na PF como agente em 1984. O incentivo partiu de um tio, também policial federal. Em 1995, passou a ser delegado federal e assumiu a direção executiva da divisão de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Também trabalhou em Naviraí, Corumbá e Dourados. Em Brasília, chefiou setor que cuidava da questão indígena; Sistema Nacional de Armas; criou a Divisão de Ordem Policial e Social; foi coordenador-geral de Defesa Institucional Substituto, durante sete anos; coordenador de ensino na ANP e depois passou a diretor.

O novo superintendente é casado há 24 anos e tem dois filhos. Essa é a primeira vez que a família está separada. Os filhos estão na faculdade e por isso só Caetano veio para o Rio, porém, se a saudade apertar, vai trazê-los de vez. Enquanto estiver na cidade, o delegado tem alguns planos pessoais: quer conhecer o Cristo Redentor e aproveitar para correr na praia. Assim, pretende manter a boa forma e saúde que necessita para ser policial.

Caarapó:Cobrinha pede PSF no Campo Dourado

0

2007-08-04 00:29:37

O Vereador de Caarapó José Carlos Fagundes (PTB), encaminhou expediente ao prefeito Mateus Palma de Farias, solicitando ao mesmo, a elaboração de projeto para a construção de um Posto de Saúde da Família, no Bairro Campo Dourado.

Para o vereador, “a presente solicitação tem como objetivo atender a referida comunidade que há muito tempo, reivindica junto ao poder público a construção de um Posto de Atendimento Médico na comunidade, lembramos ainda que o bairro encontra-se distante de postos de saúde existentes na cidade”, diz ele, o que tem causado enormes transtornos aos moradores, pois os mesmos necessitam deslocar-se em grande distância para receberem atendimento médico.

Sendo assim, “solicitamos ao prefeito que viabilize estudos para a construção de um Posto de Saúde da Família, para que desta forma possamos garantir melhores condições de vida aos nossos munícipes”.


Governo anuncia R$ 2,9 bi para ações contra o crime

0

2007-08-03 23:19:37

Na cerimônia em que o governo anunciou investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento, hoje (3), vários aliados presentes minimizaram as vaias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem recebendo em cerimônias públicas nas últimas semanas. Para eles, trata-se de manifestações "isoladas" e associadas à "elite".

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), convidou Lula para visitar a capital e garantiu que ele não receberá vaias lá. “Nós não somos ‘traíras’ e saberemos muito bem agradecer àquele que olha pelos mais pobres desse país. Jamais o senhor receberá uma vaia no nosso município”, afirmou Sobrinho, que falou em nome dos prefeitos presentes, no evento realizado no Palácio do Planalto.

Na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no dia 13 de julho, o presidente Lula recebeu vaias do público que lotou o Maracanã (RJ). Dias depois, o presidente disse em seu programa de rádio que ficou triste com a atitude da platéia. Manifestações semelhantes, em escala menor, têm acontecido em alguns dos estados aonde Lula tem ido anunciar investimentos do PAC.

Indagado sobre a declaração do prefeito, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, disse que Sobrinho deve ter feito referência a essas manifestações. “Essa questão da vaia deve ter sido uma referência a algumas situações em que alguns funcionários, que estavam em greve, participaram de dois momentos das nossas visitas. Foram coisas limitadas, porque os auditórios estavam repletos de pessoas que apoiaram o programa. Foi como aqui, todos muito satisfeitos de terem recebido recursos que nunca foram distribuídos em tanto volume para as prefeituras e estados”, afirmou.

Discursando em nome dos governadores, Ana Júlia Carepa (PT), governadora do Pará, também elogiou o presidente. Para ela, nunca um governo deu tanta atenção ao saneamento básico. “Eu gostaria de ver, senhor presidente, uma parcela do povo que gosta tanto de fazer campanhas que faça uma campanha contra a pobreza e miséria, que foram durante décadas deixadas pelas elites que governaram esse país. Não vejo as elites se revoltarem contra isso”, afirmou. "Todos sabem que falamos em nome do nosso povo, e o nosso povo te aplaude, presidente."

O valor dos projetos anunciados chega a R$ 6,9 bilhões, incluindo-se obras de saneamento ambiental e urbanização de favelas em 12 estados e no Distrito Federal.


Amambai:Retomada obra da quadra coberta do Fernando

0

2007-08-03 22:43:37

Vilson Nascimento

Em uma reunião realizada na noite dessa sexta-feira (3) com a presença da direção da escola, membros da comunidade escolar, entre eles integrantes do Grêmio Estudantil e da APM (Associação de Pais e Mestres) e vereadores do município, o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) Dirceu Lanzarini anunciou a retomada da construção da quadra coberta da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, obra que estava paralisada desde novembro do ano passado (2006) em Amambai.

A obra, que teve início no governo passado chegou ter a metade paga, más nos últimos meses do ano foi paralisada pela empresa que realizava a execução por conta do não pagamento de 81 mil reais, deixando a escola sem local para a aplicação das aulas de educação física, tendo em vista que a quadra existente no local havia sido arrancada para a implantação da nova.

Buscando resolver o problema Dirceu Lanzarini, que na época, atuando também como secretário de esportes do Estado, havia destinado a quadra coberta para a escola estadual, em reunião com o Governador André Puccinelli (PMDB), apresentou uma planilha com a situação da obra, que é considerada emergencial, já que os alunos estão a nove meses realizando educação física em locais improvisados e o Governador autorizou a retomada da construção.

“A dívida passada já foi paga e o Governador já autorizou a ordem de serviço para a retomada da construção da quadra e os trabalhos deverão reiniciar efetivamente nessa segunda-feira, dia 6”, disse Dirceu Lanzarini ao ressaltar que a meta é concluir a obra até o mês de setembro para ser inaugurada no período de aniversário do município de Amambai.

Participaram da reunião, que aconteceu na sala de reuniões da própria Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, além de Dirceu Lanzarini, diretor-presidente da Fundesporte, a diretora da escola, professora Rosely Giordani, a vice-diretora, professora Rosa Maria, a “Rosinha” o presidente da Câmara de Amambai, vereador Osvaldo Machado Franco, o “Coconho” (PR), o vereador Josmair Cardoso (PR), o vereador Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” (PDT) e a vereadora Andréia Jaqueline Casagrande Raymundo (PSDB), além do presidente do Grêmio Estudantil Unidos Transformaremos (GREUT) da escola, Roberto Racctchune, a vice-presidente Marilene Mendonça Segura, membros da Associação de Pais e Mestres, professores e alunos da escola estadual.

Durante a reunião alunos e professores aproveitaram para solicitar mais um investimento para a escola, as arquibancadas que não estão incluídas no projeto da quadra coberta em execução. Os vereadores presentes na reunião se comprometeram a buscar a elaboração de um projeto e encaminhar aos setores competentes para tentar viabilizar a obra.

Prorrogado prazo para segunda chamada do ProUni

0

2007-08-03 22:16:37

Foi prorrogado para o dia 8 de agosto o prazo para os alunos pré-selecionados em segunda chamada no Programa Universidade para Todos (ProUni) confirmarem as informações prestadas na ficha de inscrição. O prazo venceria hoje (3).

A comprovação dos dados deve ser feita na instituição de ensino superior na qual o aluno pretende fazer a graduação.Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas integrais e parciais de 50% para que estudantes de baixa renda façam cursos de graduação ou seqüências de formação específica em instituições privadas de ensino.

Para concorrer a uma bolsa, o aluno deve ter feito o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular; ter feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2006; comprovar renda familiar de um salário mínimo e meio (R$ 570, em valores de hoje) por pessoa da família, para a bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.140) para a parcial de 50%.

Para saber se está no grupo dos 16.802 pré-selecionados em segunda chamada, o estudante precisa consultar a página eletrônica do programa. Para isso, deve usar o número de inscrição no Enem.

Biocombustível aproxima Brasil e México em acordo

0

2007-08-03 21:45:37


    O Brasil e o México firmarão um memorando de cooperação na área energética que envolverá a aproximação entre a Petrobrás e a Pemex e o desenvolvimento da cadeia de produção de biocombustíveis em território mexicano. O acordo acentuará o caráter pragmático da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Cidade do México, no dia 6 de agosto.

  Igualmente orientada para a ampliação do comércio e dos investimentos bilaterais, a visita será acompanhada por representantes de cerca de 50 companhias brasileiras, que participarão da reunião do Comitê Empresarial Brasil-México.

  "A visita ao México estará centrada no que é possível, no que podemos desenvolver agora", afirmou na quinta-feira o embaixador Gonçalo Mourão, diretor do Departamento do México, América Central e Caribe do Itamaraty. "Estamos em um exercício intenso de aproximação com o México", completou Mourão.

Acumulada, Dupla-Sena promete prêmio de R$ 2,9 mi

0

2007-08-03 21:01:37

Nenhum apostador acertou as dezenas principais do concurso 579 da Dupla Sena desta sexta-feira. O prêmio promete acumular em R$ 2,9 milhões. Os números de hoje foram sorteados na cidade de Irati, no Paraná.

De acordo com a CEF (Caixa Econômica Federal), a quina do concurso premiou 22 apostadores com R$ 5.150,53. Já a quadra pagou R$ 65,30 para 1729 pessoas.

Confira as dezenas da primeira faixa: 16 – 17 – 21 – 29 – 31 – 35

Confira as dezenas da segunda faixa: 04 – 05 – 19 – 21 – 26 – 30

Produção industrial cresce 4,8% no semestre, diz IBGE

0

2007-08-03 20:33:37

A produção industrial brasileira cresceu 4,8% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Em junho, a alta foi de 1,2% em relação a maio. Foi o nono aumento consecutivo nesse tipo de comparação. Já estão excluídos fatores sazonais (interferências específicas de determinados períodos do ano).


Diante de junho do ano passado, houve elevação de 6,6%, a mais expressiva desde dezembro de 2004 (8,3%), segundo o IBGE.Nos últimos 12 meses, o acréscimo de produção foi de 3,9%, maior do que aquele apurado nos 12 meses imediatamente anteriores (3,3%).

Entre maio e junho, 18 dos 23 setores de produção pesquisados apresentaram elevação. As maiores altas foram de produtos farmacêuticos (6,7%), refino de petróleo e produção de álcool (3,6%), celulose e papel (3,4%), produtos de metal (3,4%), metalurgia básica (1,7%) e veículos automotores (1,2%).

Em sentido inverso, as maiores quedas foram de fumo (-5,7%), bebidas (-1%) e alimentos (-0,7%).

Saúde: Dose de vitamina D pode aumentar a imunidade

0

2007-08-03 19:46:37


       Em pessoas saudáveis que estão expostas à tuberculose, uma simples dose oral de vitamina D pode aumentar a imunidade contra essa infecção bacteriana, segundo um estudo recente publicado no periódico "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”. De acordo com os autores, a vitamina já era usada para tratar a doença antes da era do antibiótico, mas faltam estudos que comprovam esses efeitos.


 


    Em testes clínicos com 192 adultos saudáveis que foram expostos à tuberculose, os especialistas observaram que aqueles que tomaram uma dose de 2,5 miligramas de vitamina D tiveram um aumento significativo da imunidade contra Mycobacterium tuberculosis, comparados com aqueles que tomaram placebo. Mais testes são necessários para confirmar se a suplementação previne a infecção.

Iguatemi: DEM passa por reestruturação

0

2007-08-03 18:12:37

    Em Iguatemi-MS, quem está sendo reestruturado para as próximas eleições Municipais é o DEM antigo PFL, a pedido do Deputado Estadual Zé Teixeira, o Vereador Valdemar está deixando o PDT, partido pelo qual foi reeleito para seu terceiro mandato. Valdemar com apoio do Deputado Zé Teixeira e do Vice-Governador Murilo Zauith buscará vôos mais altos nas próximas eleições.

Tacuru realizou a VI Conferência da Saúde

0

2007-08-03 17:01:37

VI Conferência Municipal de Saúde, realizada dia 30 de Julho de 2007 na Escola Municipal Cecília Mutsumi Honda Perecin, organizada pelo Conselho de Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde, teve início às 07:30.


  Participaram uma média de 200 pessoas, logo após teve início a composição da mesa, o secretario de governo Senhor Hilton Martins, esteve representando o prefeito municipal Dr Cláudio Rocha Barcelos, o presidente da Câmara Municipal o Srº Valmir Otílio da Silveira, Secretaria de Saúde Carla S. Correa Santos, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tacuru Senhorita Eliane do Nascimento no ato organizadora do evento, Palestrante Karine Cavalcante da Costa , coordenador do Pólo da Funasa Gilmar Rodrigues, Representante das Aldeias Sassoro e Jaguapire,e o Senhor Vanildo Rocha. Depois dos agradecimentos foi dada à palavra ao senhor Hilton Martins, que agradece a todos pela presença em nome do Senhor Prefeito DRº Cláudio R. Barcelos, e diz que é essa é a hora de participar e opinar sobre a saúde. Logo em seguida a Secretária de Saúde apresenta os indicadores do ano de 2006 em contraste com 2007, onde a secretaria da destaque aos casos de Dengue e Tuberculose onde esses agravos mostram grande aumento e sensibiliza a população alertando que esse é um problema de todos nós.


   O Senhor Gilmar Rodrigues coordenador do Pólo de Tacuru FUNASA, faz sua apresentação dos trabalhos realizados nas Aldeias Sassoró e Jaguapiré, onde explanou sobre os projetos Sabor Maçã, programa Sopão e a entrega do leite preparo para o consumo da criança [na mamadeira), mostra também coeficiente da mortalidade infantil diminuiu em grande escala o conselho municipal de saúde foi composto por representantes do governo, Prestadores de serviços, Profissionais de saúde e Usuários.


  A VI conferência da saúde, apresentou um grau de prestigiou e participação por parte da comunidade, reflexo de um trabalho bem realizado a- través da Secretaria Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal Tacuru no caminho certo.

PMDB Elege o seu diretório em Paranhos

0

2007-08-03 16:40:37

      No último domingo filiados e simpatizantes do Partido Do Movimento Democrático Brasileiro, da cidade De Paranhos realizaram uma reunião para a escolha dos membros do diretório municipal que estarão à frente do Partido nos próximos dois anos.


    Esteve presente também na reunião o Prefeito Municipal Dirceu Bettoni (PSDB), que enalteceu a parceria que o PMDB vem mantendo com a Prefeitura, na Câmara Municipal, tendo como presidente o Vereador Donizete Aparecido Viaro (PMDB).


    “Nossos projetos dão certo aqui em Paranhos, porque temos esta parceria da Câmara Municipal, na pessoa do Vereador Donizete Presidente da mesma, gostaria de agradecer a todos os demais vereadores, pelo bons trabalhos no legislativo Municipal, demonstrando companheirismo e responsabilidades no trato à coisa pública, tem sido de extrema importância para nós esse relacionamento, e hoje o PMDB realiza um ato importantíssimo em nossa política local, a escolha de sua diretoria que irá comandar o partido pelos próximos dois anos, aos eleitos nossos sinceros votos de felicidades e nos colocamos inteiramente a disposição de todos”.Foram algumas das palavra proferidas pelo Prefeito.
 O Vereador Donizete Aparecido Viaro, que foi eleito Presidente da Executiva do Partido,Destacou também sobre a convenção.


      “Quero saudar a todos os presentes e dizer que me sinto muito feliz hoje, pois estamos contribuindo com a nossa política, essa não é só mais uma reunião, e sim uma convenção onde sairá os dirigentes que administrarão o Partido pelos próximos dois anos, e no ano que vem haverá eleições Municipais, e nós Peemedebistas deveremos participar ativamente da mesma escolhendo os nossos candidatos a vereadores e formando coligações que tenham compromisso com a nossa gente, hoje o PMDB faz parte da base de sustentação da administração Municipal porque entendemos que o atual prefeito tem sido um grande administrador e que projetou Paranhos no cenário estadual, nacional e até internacional, através de suas articulações políticas e a realizações de importantes obras para o nosso município”.Frisou Viaro.


    Apesar de ter sido uma reunião com o objetivo da eleição do diretório e não um movimento de filiações, um dos maiores destaques foi sem duvidas, o ingresso do Vereador Nilson Vanderlei Marques que antes era do PPS e a partir de então é o mais novo Peemedebista de Paranhos.
 Acontecido à eleição ficou assim a diretoria:
  Presidente = Donizete Aparecido Viaro
  Vice-presidente = Lourdes Sampaio Tavares
  II Vice-presidente = Jucemar Astolfi
  Secretario Geral = João Sergio Ribeiro
  Secretario Adjunto = Vera Maria Alves Ribeiro
  Tesoureiro = João Teodoreto Loureiro
  I Suplente = José Cícero de Oliveira
  II Suplente = Eva Elmir Trindade
  Suplentes: Alonso Purcino Dos Santos, Antonio Fernando Alves Ribeiro, Wilson Antunes Pucker e Marilu Aparecida Pereira da Silva.


   Segundo a nova diretoria, dentro de breve o Partido fará uma nova reunião para o ingresso de mais simpatizantes e esta contará com a presença de deputados Federais, estaduais e se possível com a presença também do Governador André Puccinelli, que é do mesmo partido.

Estudo das opções de tratamento da artrite reumatóide

0

2007-08-03 16:37:37

A artrite reumatóide é uma enfermidade reumatológica crônica, caracterizada por um processo inflamatório que atinge as articulações. Nas fases avançadas resulta em destruição articular e surgimento de deformidades, culminando em limitação da capacidade física, com impacto negativo na qualidade de vida. A terapia sintomática da doença envolve o uso de fármacos com ação antiinflamatória e analgésica, os quais possuem pouca repercussão na história natural da artrite reumatóide.


Um editorial publicado na revista BMJ, em Julho de 2007, abordou as recentes opções medicamentosas disponíveis para o tratamento da artrite reumatóide. As drogas que atuam bloqueando ou diminuindo a produção de elementos pró-inflamatórios, constituem a vanguarda terapêutica. Nas últimas duas décadas houve um aprimoramento dos fármacos classificados como modificadores da história natural da artrite reumatóide, os quais possuem um efeito teórico de desacelerar ou mesmo reverter algumas complicações típicas dos estágios avançados da enfermidade.


 No entanto, ressalta-se, que nem todos os pacientes portadores de artrite reumatóide, que recebem estas novas medicações, acabam por ter evidências clínicas e laboratoriais dos seus postulados benefícios. Diversas pesquisas estão sendo conduzidas em todo o mundo, no intuito de definir o manejo terapêutico ótimo para cada perfil de paciente com artrite reumatóide, em diferentes estágios.


Assim, conclui-se que a identificação correta da enfermidade, seguida pela instituição do tratamento adequado, são medidas produtoras de melhor prognóstico da artrite reumatóide.

Iguatemi: Prefeito entrega veículo para o serviço social

0

2007-08-03 16:20:37

   O prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma (PDT), entregou ao serviço social do município um novo veículo que será utilizado no acompanhamento de famílias que são atendidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).A entrega foi feita ontem à gerente de Assistência Social de Iguatemi, Amida Essy dos Santos. Segundo ela, o novo carro vai agilizar o atendimento garantindo melhorias para os usuários dos programas sociais.

   O veículo adquirido pela prefeitura custou R$ 22,8 mil e foi adquirido com recursos do município e do programa Bolsa Família (IGDBF), do governo federal, que atende novecentas e doze famílias beneficiadas em Iguatemi.O prefeito Lídio Ledesma comentou, ao entregar o veículo, que o município deu um salto muito grande no atendimento social, apesar da demanda. “O atendimento social é um trabalho digno de elogios, porque é uma ação que beneficia diretamente a família atingida, num momento em que ela se encontra em maior necessidade, ou mesmo vulnerável a fatores de risco como a miséria, por exemplo”, afirmou.

     O CRAS de Iguatemi disponibiliza atendimento de psicólogos, assistentes sociais e monitores de atividades para todas as famílias cadastradas em programas como Bolsa Família, PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), Conviver (Melhor Idade), PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), dentre outros. O município possui uma sede para o CRAS, atualmente funcionando no centro de múltiplo uso, mas pretende construir uma nova, uma vez que a atual já se encontra saturada de atividades.

     Na atual sede acontecem todos os cursos que o município proporciona, além das atividades dos integrantes do Centro de Convivências Lírios do Vale, do programa Conviver para a melhor idade.

Sapucaia faz mobilização em prol ao meio ambiente

0

2007-08-03 15:37:37



 

       Na última quarta-feira (01), a prefeitura municipal de Coronel Sapucaia, através do departamento de meio ambiente, em parceria com o CIABRI (Consocio Intermunicipal da Bacia do Rio Iguatemi) realizou uma mobilização popular em prol à APA (área de proteção ambiental) da bacia do Rio Iguatemi.

       O evento foi realizado às margens da Lagoa Pytã, próximo ao hospital municipal, e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores Dr. José Segundo Rocha, vereadores Carlos Magno Fernandes (Carlão), Celso Cabral, Sandra Luiza Barbosa, Daniel Lescano e Ramão Espíndola, diretor executivo do CIABRI Rodrigo Cazelli, bem como outras autoridades locais, e, alunos da escola indígena Mbó Eroy Ñande Reko Arandu e a participação de moradores do município.

       Cristina Lapas bióloga do município falou do objetivo e importância da mobilização “com ações desse porte pretendemos conscientizar a população da necessidade de preservação do meio ambiente” afirmou a bióloga.

       A programação incluiu a colocação de placa alertando quanto à proibição de jogar lixo naquele local e a planta de mudas de arvores nativas da região como Cedro e Ipê Roxo, que foram plantados em torno da Lagoa Pytã, dando assim o ponta-pé inicial para o reflorestamento das cabeceiras dos afluentes do Rio Iguatemi e Rio Amambai, que estão incluídos no cronograma de preservação ambiental do município. 

       Todas as ações voltadas á preservação do meio ambiente no município são custeadas com recursos do ICMS ECOLÓGICO que deve ser aplicados com esta finalidade.

É neste sábado e domingo Feirão Mendes Automóveis

0

2007-08-03 15:19:37


          O Mendes Automóveis realiza nesta final de semana, dias 04 (sábado) e  05 (domingo) grande feirão em todo seu estoque. Essa é a chance de você comprar o carro dos seus sonhos com preços e formas de pagamentos super acessíveis.

          Entre os destaque do feirão vale ressaltar alguns como, primeira parcela para 90 dias, as menores taxas de mercado, uma grande variedade em todo o estoque entre outros atrativos que você vai encontrar. A linha Sundown também com vantagens, motos com 50 meses para pagar, comprando sua Sundown ganhe tanque cheio, capacete e 2 anos de garantia, essas são algumas vantagens que o cliente Mendes Automóveis vai encontrar neste final de semana.

          “Quero convidar você para visitar o nosso feirão, estamos com preços e ofertas que com certeza vão lhe agradar, passe em nossa loja, tome um cafezinho ou um tereré e confira o que preparamos para você”, convite de Cleverson Mendes.