2007-06-29 16:20:37
Dino Viana
No dia 30 de junho, sábado próximo, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemonúcleo de Ponta Porã estará realizando a Campanha de Doação de Sangue e cadastro de pessoas que queiram ser doadores de Medula Óssea.
Os doadores poderão se dirigir ao posto de saúde da Vila Nova das 07 às 12 horas para a coleta de sangue e informações dos doadores que desejarem doar medula óssea, é necessário levar documento pessoal.
Poderá fazer a doação às pessoas que tiverem boa saúde, com idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kilos, não pode estar em jejum e deve seguir as seguintes recomendações: não ter ingerido bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes da doação, não fumar 01 hora antes e após a doação e evitar alimentos gordurosos nas 4 horas antes de fazer a doação.
Não poderão ser doadores as pessoas que teve hepatite após os 10 (dez) anos de idade, que teve doença de chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que tem relações sexuais sem o uso de preservativo, pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis e pessoas infectadas pelo vírus HIV.
Elton Santos Barboza enfermeiro municipal destacou a importância da doação de sangue “a pessoa que recebe a doação, quase sempre é vitima de acidentes ou agressão por faca ou revolver, o que requer um estoque de sangue pelo hospital, o hemonúcleo de Ponta Porã tem nos ajudado muito fornecendo sangue quando não temos disponível em estoque, agora fazemos essa campanha juntamente com o hemonúcleo para regularizar nosso estoque de sangue” afirmou Elton.
Segundo Elton essa é a terceira campanha realizada





