Nesta terça-feira (24), a Escola Municipal Indígena Mbo Eroy Guarani Kaiowá, localizada na Aldeia Amambai, recebeu uma ação orientativa sobre a Tecnologia do Inseto Estéril (TIE), estratégia inovadora utilizada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A atividade faz parte de uma ação de saúde coordenada pelo Ministério da Saúde e desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Vigilância em Saúde e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) – Polo Base de Amambai.
Durante o encontro, estudantes, professores, lideranças indígenas e moradores receberam informações sobre o funcionamento da Tecnologia do Inseto Estéril, que consiste na liberação de mosquitos machos estéreis. Esses insetos não picam pessoas e não transmitem doenças. Ao cruzarem com as fêmeas do Aedes aegypti presentes na natureza, não geram descendentes, contribuindo para a redução gradual da população do mosquito.
A ação teve como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da iniciativa, esclarecer dúvidas e reforçar que a tecnologia complementa as medidas tradicionais de prevenção, como a eliminação de recipientes que acumulam água parada e a manutenção dos quintais limpos.
A implantação da Técnica do Inseto Estéril na Aldeia Amambai representa mais um importante avanço no enfrentamento à dengue, unindo ciência, inovação e educação em saúde para fortalecer as ações de prevenção e proteção da população.
“A chegada da Técnica do Inseto Estéril à Aldeia Amambai representa um avanço importante no combate à dengue. Trata-se de uma tecnologia , moderna e baseada em evidências científicas, que vem para somar às ações que já realizamos diariamente em nosso município. Nosso objetivo é proteger a população, especialmente as comunidades indígenas, reduzindo a presença do mosquito transmissor e fortalecendo a prevenção. A informação e a participação da comunidade são fundamentais para o sucesso dessa estratégia. Por isso, agradecemos a parceria do Ministério da Saúde, Fiocruz, SESAI, DSEI e de todas as instituições envolvidas nesta importante ação de saúde pública.” – destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Alessandro.









Fonte: Secom/Prefeitura de Amambai











