24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Coca-Cola leva multa em US$ 1 milhão

2007-05-30 20:16:00


– O órgão antimonopólio do governo mexicano aplicou hoje uma multa de US$ 1 milhão contra a gigante norte-americana dos refrigerantes Coca-Cola Export por práticas comerciais inadequadas.

A Comissão Federal de Competência (CFC) acusou a poderosa empresa de "práticas relativas a monopólio", depois que um tribunal de apelações ratificou a sanção no último dia 30 de abril. O décimo terceiro tribunal colegiado em matéria administrativa rejeitou definitivamente uma solicitação de habeas corpus interposta pela Coca-Cola Export Company (Coca-Cola Export) contra a resolução da CFC.

A partir de agora, a Coca-Cola Export não poderá mais realizar vendas exclusivas no pequeno comércio, ou seja, proibir que os comerciantes vendessem produtos semelhantes de outras marcas. "Com a decisão do tribunal, são os consumidores que ganham, já que a partir de agora poderão comprar o refrigerante que eles preferirem onde lhes convenha, sem que seja afetado por práticas de exclusividade", disse o presidente da CFC, Eduardo Pérez Motta.

A partir do ano 2000, a CFC iniciou uma investigação contra a Coca-Cola Export e suas engarrafadoras no México, diante de denúncias feitas por sua concorrente Pepsi Cola Mexicana (Pepsico), que se queixou de que a Coca-Cola estava impondo exclusividade nos pequenos negócios.

Como resultado da investigação, a CFC decidiu multar a Coca-Cola Export e a cada um de seus engarrafadores. Ainda precisam ser resolvidos os recursos interpostos por algumas dessas empresas, assim como processos legais relacionados a casos semelhantes, derivados de uma denúncia da Ajemex, que fabrica um refrigerante chamado Big Cola.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete