16.7 C
Amambai
segunda-feira, 19 de maio de 2025

Pecuaristas da fronteira voltam a vacinar bezerros contra aftosa em fevereiro

2007-01-19 04:48:00

Os produtores rurais de 14 municípios da faixa de fronteira voltam a vacinar os bezerros de 0 a 12 meses contra a febre aftosa a partir de fevereiro. A decisão foi tomada hoje, em uma reunião entre a secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção e Turismo, Tereza Cristina, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ademar Silva Júnior e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A campanha vai atingir os municípios do Estado que estão impedidos de comercializar o rebanho por conta dos focos de febre aftosa em outubro de 2005. Entre os dias 1º de fevereiro a 15 de março devem ser vacinados 226 mil bezerros, dos municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Japorã, Mundo Novo, Eldorado, Iguatemi e Amambai.
“Estamos dispostos a fazer tudo que for necessário para que Mato Grosso do Sul volte a obter o status de Área Livre de Aftosa com Vacinação. Os pecuaristas estão fazendo a lição de casa”, afirma o presidente da Famasul.
Os pecuaristas estão na expectativa da decisão do Escritório Internacional de Epizootias (OIE) que deve tomar uma decisão para tornar o Estado Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação. “Precisamos de ações para que a região obtenha novamente seu status e volte a exportar”, declarou a secretária.
As vacinas devem ser distribuídas através dos escritórios municipais da Iagro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de maio de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete