2009-07-23 13:02:00
A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) passa a oferecer a partir do ano que vem o curso de engenharia física. A instituição é a segunda do país a oferecer esse curso: a Universidade de São Carlos foi a primeira, com turma formada em 2000.
O curso tem duração de cinco anos e, de acordo com o professor Luís Humberto da Cunha Andrade, vai contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Estado de Mato Grosso do Sul.
“Oferece aos estudantes a possibilidade de formação profissional em uma carreira científica ou tecnológica, sem a necessidade de migrar para os grandes centros, além de atrair estudantes de outros estados”, ressalta o professor.
O profissional de Engenharia Física estará apto a resolver questões técnicas do ponto de vista da engenharia, como também atuar na gestão e planejamento nas áreas de saneamento básico, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e disposição final de resíduos sólidos. Sua competência também deve possibilitar a permear suas ações em órgãos governamentais e centros de Pesquisa de alta tecnologia na área de materiais avançados, tarefas relacionadas a padronização, controle de qualidade de produtos, metrologia, gestão e organização da produção, investigação e desenvolvimento de novos produtos e funções de gerenciamento em empresas de serviços e consultoria.
Para a primeira turma, que entrará no vestibular deste ano, serão oferecidas 40 vagas, sendo que em 2011, a quantidade de vagas será de 50.









