26.2 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Candidatura única já conta com 80% de apoio no PT em MS

2009-07-18 10:08:00

As negociações para definir um candidato único ao diretório regional do PT avançaram nos últimos dias e já conta com o apoio de praticamente todas as correntes da sigla em Mato Grosso do Sul. Segundo o deputado estadual Pedro Kemp (PT), 80% dos filiados já estariam de acordo com a definição de um candidato único nas eleições internas deste ano.

Ontem à noite, na abertura do 5º e último seminário regional, que acontece em Coxim, a 260 quilômetros da Capital, o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT) ainda defendeu, publicamente, a candidatura a reeleição do atual presidente, o deputado estadual Amarildo Cruz.

No entanto, a proposta de substituir o nome de Cruz por outro, segundo Kemp, já conta com o apoio das correntes do ex-governador Zeca do PT (Construindo um Novo Brasil), da Articulação de Esquerda, e de parte do grupo do senador Delcídio do Amaral (Construindo um Novo Tempo).

Os últimos a aderir ao grupo foram as correntes do deputado estadual Pedro Teruel (Movimento PT) e do ex-deputado federal João Grandão (Democracia Socialista). Na próxima semana, os petistas esperam unificar o discurso pela candidatura única.

Disponível – Sem discutir nomes, os grupos buscam um candidato que não dispute as eleições em 2010. “Queremos alguém que agregue”, destacou Kemp, que participou da abertura do encontro em Coxim ontem.

Zeca do PT pretendia disputar o comando regional do partido, mas acabou retirando a candidatura e trabalha pelo consenso. A avaliação das principais correntes é de que o partido unido terá mais força para enfrentar o governador André Puccinelli (PMDB) nas eleições de 2010 ou, caso seja forçado a se unir, a obter mais espaço numa eventual composição com os peemedebistas.

Oponentes no partido, o senador Delcídio do Amaral e o ex-governador Zeca do PT não compareceram. O senador confirmou presença neste sábado. O seminário reúne representantes de 10 municípios da região norte do Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete