22.4 C
Amambai
quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Após empenho de Lia Nogueira Dourados faz história com DEAM 24h

Já são 31 feminicídios registrados em Mato Grosso do Sul em 2025, um número que evidencia a necessidade urgente de reforçar as políticas de proteção e ampliar os canais de acolhimento às mulheres. Atenta a essa realidade e às demandas que chegam de diversas cidades do interior, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) celebrou mais um avanço no enfrentamento à violência com o início do atendimento 24 horas na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Dourados, que passou a funcionar de forma ininterrupta nesta quarta-feira (22).

A parlamentar destacou o tema durante manifestação na sessão ordinária, na Assembleia Legislativa, e reforçou que a ampliação do atendimento representa um avanço importante para as mulheres do interior, que por muito tempo enfrentaram dificuldades para registrar denúncias durante a noite e a madrugada. “A violência não tem hora para acontecer, e é justamente nesses momentos que muitas mulheres ficavam sem amparo. Agora, Dourados dá um passo importante para garantir acolhimento e proteção quando elas mais precisam”, afirmou.

Lia lembrou que a abertura 24 horas da DEAM é uma reivindicação antiga de seu mandato e resultado de indicações e pedidos encaminhados ao Governo do Estado e à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A deputada ressaltou que o governo tem reconhecido o agravamento dos casos de violência e buscado avançar em medidas que garantam mais estrutura e acolhimento. “Ver essa medida se tornando realidade mostra que a persistência dá resultado e que o poder público está ouvindo as mulheres”, destacou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), e demais parlamentares parabenizaram Lia pela conquista junto ao Governo do Estado. O deputado Paulo Duarte (PSD) também reconheceu o empenho da colega. “A gente sabe da luta incansável da deputada por essa causa. E é importante reconhecer que ela não pensou apenas em Dourados, mas também nas maiores cidades do interior. Agora, o desafio é fazer com que essa medida chegue a Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã”, afirmou.

Para Lia Nogueira, o atendimento 24 horas é um passo importante, mas ainda há muito a avançar. Ela reforçou que o objetivo é ampliar o serviço para outras regiões e garantir que todas as mulheres encontrem um espaço de acolhimento seguro em qualquer hora do dia. “Nosso trabalho continua, porque cada medida como essa representa mais proteção, mais dignidade e mais esperança para quem enfrenta a violência”, concluiu.

Após empenho de Lia Nogueira Dourados faz história com DEAM 24h

Fonte: Assessoria Lia Nogueria

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de outubro de 2025

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete