2008-12-23 09:08:00
O nível de produção da unidade industrial do frigorífico Bertin, de Naviraí, começa a ser recuperado com a volta das escalas de abate, com a programação de 1,3 mil cabeças/dia. A capacidade é de 1,55 mil cabeças/dia e nas duas semanas anteriores houve queda para cerca de 700 cabeças/dia.
Com a retomada da produção, houve a volta às compras e a busca por profissionais. Mais 100 pessoas foram contratadas em Juti e em Itaquiraí, e por falta de profissionais qualificados, o Bertin está revendo sua política de contratações e estão reempregando profissionais que já tiveram passagem pelo frigorífico, que não admitia contratar ex-funcionários.
O presidente do Sindicato dos Empregados na indústria de Alimentação – Argemiro Lopes, informa que os novos contratados estão sendo foram procurados para trabalhar nos setores da desossa, do abate, dos miúdos e da embalagem.
MERCADO- O mercado do boi gordo está retraído em Naviraí, com escalas de matança reduzidas pela metade nas últimas três semanas, nas quais o frigorífico Bertin não vinha fazendo compras (exceto uma vez por cada semana). A cotação nos últimos dois meses declinou de R$ 88 para R$ para R$ 73 por arroba, o que equivale a uma redução de 17,04%.
Segundo os corretores de venda de bovinos e os fazendeiros da região, os frigoríficos estariam forçando os preços para baixo, e por isto estão saindo menos às compras. Enquanto isto, os produtores estão tendo aumentada a quantidade de gado engordado nos pastos, aumentando a oferta de maneira forçada.










