22.5 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

PF faz operação em franquia dos Correios

2008-10-31 13:58:00

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (30) em quatro estados e no Distrito Federal 43 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária em uma operação que combate fraudes em agências franqueadas dos Correios.

A chamada Operação DeJá Vu foi iniciada em janeiro de 2007 em Sorocaba, a 99 km de São Paulo. Durante as investigações, foi apurada a atuação de um grupo que frauda a aquisição de agências franqueadas dos Correios, com esquema de transferência ilegal de serviços para franquias específicas. O prejuízo estimado é de R$ 30 milhões.

A operação é realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Brasília. Os investigados foram indiciados por extorsão, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, quadrilha ou bando, falsidade ideológica e descaminho, entre outros. As penas variam de dois a 12 anos de prisão.

Durante as investigações da PF de Sorocaba, foi descoberto que uma família de Campinas, a 103 km de São Paulo, revendia artigos importados que entravam no país sem cobertura fiscal para moradores da cidade. Além disso, foram identificadas fraudes em licitações nos Correios e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa dos Correios e aguarda posicionamento da empresa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete