2008-06-23 18:11:00
Com a presença das pessoas que relataram suas histórias, homenageados, representantes das escolas e comunidade em geral a Prefeitura de Amambai comemorou na última sexta-feira, 20, a conclusão do Projeto História Viva com o lançamento do livro e DVD História Viva de Amambai. O evento foi realizado no Alphaville Club. Todos os presentes receberam um exemplar do livro.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Amambai, através da secretaria municipal de Educação, e foi iniciado em 15 de março de 2007 com objetivo de valorizar a história de Amambai, passando aos jovens e às pessoas que vieram de outras regiões, o conhecimento sobre o município, por meio de sua história e cultura. Em cada etapa do projeto, uma escola e um palestrante foram convidados para participar. Em cada oportunidade, o palestrante relatava as transformações ocorridas na região por fatos históricos.
O livro e o DVD História Viva de Amambai contêm todas as entrevistas realizadas durante o desenvolvimento do projeto. Ao todo, foram 30 entrevistados em 24 etapas. O médico Wilsonir Gomes Vasconcellos falou em nome dos entrevistados destacando a importância do projeto e parabenizando a secretaria municipal de Educação e a Prefeitura de Amambai.
“Ao buscarmos dados para narrarmos os fatos históricos, nós, resgatamos a nossa própria história pessoal – o que nos remeteu a nossa juventude e ao nosso Amambai dos tempos das carretas”, falou Wilsonir. Os músicos do grupo folclórico Tapes fizeram uma apresentação especial em homenagem aos homenageados. O Projeto História viva, bem como a produção do livro e DVD, marcam os 60 anos de Amambai comemorados em setembro deste ano.
O prefeito Sérgio Barbosa afirmou que o poder público tem a obrigação de registrar a história do desenvolvimento sócio cultural e econômico da comunidade envolvente. “Estamos cumprindo com a nossa obrigação e garantindo informações preciosas para as próximas gerações”, comentou o prefeito.
Além do prefeito Sérgio Barbosa, estiveram presentes a vereadora Andréa Jaqueline Raymundo Piva, representando o legislativo municipal, vereadores Gilmar Vicentin, Josué Carlos de Barros e Daniel Riquelme, Sgto. Daniel Eduardo, representando o comando do 17º RC Mec, Sgto Nélida Riquelme, representando o comando da 3ª Cia. de Policia Militar, direção de escolas, representante de entidades e clubes de serviços, secretários municipais, homenageados e familiares.










