11.5 C
Amambai
sábado, 9 de maio de 2026

Brasil deixa de exportar vacina para garantir estoque

2008-01-15 16:04:00


O Brasil suspendeu a exportação de vacina contra febre amarela para garantir o abastecimento nacional. A decisão foi tomada já no fim de 2007 – duas semanas antes de o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, convocar rede nacional de rádio e TV para dizer que não há risco de epidemia -, depois da notícia do número de mortes de macacos em regiões de risco da doença.

Além disso, o Brasil fez, por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), uma consulta a países próximos para um eventual empréstimo de suprimentos, como “medida preventiva”.

Maior produtora mundial de vacina contra a febre amarela, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) exportou, em 2007, 15,5 milhões de doses para mais de 30 países.

Leia também

Edição Digital

A Gazeta publica Suplemento Especial de Dia das Mães

Redação O Grupo A Gazeta lança neste Dia das Mães...

Enquete