2007-08-26 10:15:00
O governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, abriu nesta manhã de domingo (26), durante a “Alvorada Festiva”, as comemorações do aniversário dos 108 anos da Capital do Estado. A solenidade que ocorreu no Horto Florestal, também contou com um café da manhã de confraternização e homenagem aos cerca de 400 conselheiros regionais da Capital.
Durante a cerimônia, as lideranças religiosas Cristiano Torchi (Espírita), Edite Ribeiro Terra (Seicho-No-Ei), Gilson Breda (Pastor evangélico) e o Padre Mario Panziero realizaram preces e sermões em homenagem ao aniversário de emancipação política da Capital do Estado.
O governador, em sua declaração de abertura das festividades, lembrou que se hoje a cidade “cresce e sem enfeita”, é graças ao trabalho de todos, e em especial, do empenho dos conselhos regionais e da liderança do prefeito Nelson Trad Filho e da primeira dama, Antonieta Trad. “O genro faz jus à filha que entregamos a ele”, afirmou.
Segundo o governador, os conselhos regionais, instituídos em sua gestão na capital em 98, com as primeiras 166 lideranças indicadas, possuem importância fundamental para a gestão municipal. “Deixo o meu estímulo aos conselhos regionais, que continuarem este trabalho”, declarou, elogiando o executivo municipal pela ampliação de sua representatividade.
O prefeito Nelson Trad Filho, também agradeceu ao Governador pelos princípios deixados no executivo municipal. “Procuramos seguir o conselho deixado pelo doutor André, de perseverança e muito trabalho. Somente assim venceremos”, declarou. Trad Filho também lembrou do esforço de aperfeiçoar e capacitar os conselheiros regionais.
Atualmente, a prefeitura, através da parceria com o centro universitário Unaes, oferece o curso de especialização “Capacitação de Conhecimentos Regionais” para 250 conselheiros. “Muitas destas pessoas nunca pisaram em uma universidade, e agora, estão sendo capacitadas e poderão reivindicar melhor e com mais eficiência”, destacou o prefeito.
Ao som da Banda Municipal “Maestro Ulisses Conceição”, a líder comunitária Florência Cristalgo, matriculada a dois meses no curso de especialização, mostra o cartão magnético de acesso à universidade, e revela que não pretende parar por aí. “Agora estou na faculdade, mas vou voltar aos estudos e terminar o segundo grau”, comemora.
Também participaram da solenidade nesta manhã, a primeira dama municipal, Antonieta Trad, o presidente da Câmara municipal da Capital, Edil Albuquerque (PMDB), os vereadores Paulo Siufi Neto (PMDB) e Djalma Blans (PDT), o comandante da Base Aérea de Campo Grande, Maximo Ballatore Holland e secretários municipais.








