24 C
Amambai
domingo, 26 de abril de 2026

Editorial “Empregos” por Clesio Ribeiro

2007-08-22 11:47:00


               Amambai precisa de mais empregos. Esta é uma necessidade óbvia e que foi focada pelo prefeito Sergio Barbosa em entrevista na última edição da Gazeta. Emprego, em praticamente todos os municípios, é uma das principais prioridades da população, junto com a saúde. Emprego é criado com cada atividade de trabalho que surge. Portanto é preciso incentivar quem já está gerando empregos e oferecer alternativas para que novas empresas se instalem na cidade.

                O setor varejista ou o pequeno comércio local é responsável pela metade dos empregos gerados na cidade. A observação é feita sem dados técnicos ou pesquisas, mas, grande parte do nosso comércio é formada por pequenos empreendimentos que geram em média de 5 a 10 empregos. E é justamente esse setor que vem amargando queda nos movimentos.

                Vai fechar uma locadora na cidade, vai abrir uma loja de celular, vai abrir uma oficina mecânica, vai fechar uma loja de roupa… Notícias como essa vemos no nosso dia-a-dia. É triste quando vemos portas no comércio com placas de “aluga-se” à espera de um empreendimento novo e ao mesmo tempo nos anima ver que lojas, comércios e prestadores de serviços estão ampliando suas atividades.

Se há crise na lavoura, o comércio sente, se há queda na pecuária, a mesma coisa acontece, se o dólar fica barato, o consumidor corre para o Paraguai, se a administração pública gerencia mau os recursos e atrasa pagamentos, o comércio também sente, porque depende exclusivamente do giro de recursos na praça. Óbvio!

                É importante focar aqui nesse editorial, a necessidade de Amambai ter uma política forte voltada para o setor do comércio, em conjunto com a Associação Comercial, Sindicato Rural, e com a própria classe. Nos últimos dias temos notado a grande procura, principalmente por parte dos jovens que se formam lá fora e retornam para a casa de seus pais, por empregos em Amambai. A oferta é pequena e precisa ser ampliada. O assunto merece uma discussão ampla. Uma política específica.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete