2007-08-22 09:51:00
Mato Grosso do Sul deve ser o primeiro estado do País a implantar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com biochip, que conterá informações biométricas do condutor. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do Detran/MS, Carlos Henrique Santos Pereira, em entrevista ontem ao programa “Primeira Notícia”, da FM 104.
Entre as novidades anunciadas por ele estão o chip, que fará a leitura de todos os dados do condutor, e o material que a nova CNH será confeccionada, bem parecido com um cartão de crédito, explicou Santos Pereira.
Durante a entrevista, o diretor também destacou a Semana Nacional do Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano, o Detran vai lançar um desafio: que na próxima campanha, em 2008, todos possam comemorar a redução de no mínimo 10% no número de acidentes em Mato Grosso do Sul. “Nossas campanhas educativas ainda não causaram a evolução na consciência das pessoas. O trânsito continua violento”, argumentou Santos Pereira. O diretor-geral do Detran falou também sobre a reativação do Detranzinho, considerado referência nacional em educação no trânsito.
Sobre as fiscalizações eletrônicas, Santos Pereira informou que ainda este mês serão abertas licitações para a implantação de lombadas eletrônicas na capital e interior. Segundo ele, o caráter da decisão não é punitivo. “Nós só queremos reordenar o trânsito, por isso os locais de implantação das lombadas serão escolas, postos de saúde, igrejas, ou seja, locais com grande aglomeração de pedestres e motoristas”, destacou. Em todo o estado devem ser implantados 140 equipamentos eletrônicos.








