Vilson Nascimento
Numa grande demonstração de liderança e força política, em ato realizado nesse domingo, 21 de setembro, em Campo Grande, o ex-governador de Mato Grosso do Sul e pré-candidato ao Senado Federal para 2026, Reinaldo Azambuja, consolidou sua filiação ao PL (Partido Liberal), sigla que tem como principal liderança no país o ex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro.
O ato contou com a presença de grandes lideranças políticas a nível estadual e nacional, como o govenador de MS, Eduardo Riedel, a senadora Tereza Cristina, o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, o vice-governador de MS, José Carlos Barbosa, o “Barbosinha” e o presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Gerson Claro, além de deputados federais e estaduais.

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e representares de classes também estiveram presentes prestigiando o ato.
Prefeitos e lideranças políticas de vários municípios da região Cone Sul do Estado também estiveram na capital nesse domingo (21) para acompanhar a filiação de Reinaldo Azambuja, que presidia o PSDB em Mato Grosso do Sul e agora para a presidir o Partido Liberal no Estado.
Dentro de uma estratégia política, pelo menos quatro prefeitos da região Cone Sul seguiram Reinaldo Azambuja, também deixando o PSDB para se filiaram ao PL. Entre eles, o presidente do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, Dr. Erlon Daneluz, prefeito de Sete Quedas, Thalles Tomazelli, prefeito de Itaquiraí e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e Rosaria De Fatima Ivantes Lucca Andrade, prefeita de Mundo Novo.

Com a chegada desses quatro novos filiados, o PL, que já administra Caarapó, com a prefeita Maria Lurdes Portugal, a “Professora Lurdes” e Naviraí, com o prefeito, Dr. Rodrigo Massuo Sacuno, passa a adminitrar agora 6 dos 14 municípios que integram o Conisul.
O PSDB permanece com 4 prefeituras no âmbito do Consórcio Intermunicipal, (Paranhos, Jutí, Japorã e Iguatemi) o PP administra 2 prefeituras da região (Coronel Sapucaia e Eldorado) e o MDB também administra 2 prefeituras (Aral Moreira e Amambai).
O ato também contou com a presença do prefeito de Paranhos, Hélio Acosta, que permaneceu no PSDB, da prefeita de Coronel Sapucaia, que é do PP (Partido Progressista), da prefeita de Aral Moreira, Dra. Elaine Soligo (MDB) e do prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno. A prefeita de Caarapó, Professora Lurdes, não pode se fazer presente, mas por meio de redes sociais desejou boas-vindas ao ex-governador Reinaldo Azambuja ao PL.




