18.5 C
Amambai
segunda-feira, 15 de julho de 2024

Capitán Bado celebra 110 anos em julho, com extensa programação festiva

Redação

Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, está se preparando para celebrar seu 110º aniversário no dia 25 de julho, com eventos que se estendem de 19 de julho a 4 de agosto. As comemorações prometem envolver os moradores locais e visitantes em diversas atividades culturais, esportivas e recreativas.

A programação começa no dia 19 de julho, com a abertura do 2º Campeonato de Futsal de Aniversário de Capitán Bado às 18h30. Depois, no dia 21 de julho, a cidade sediará o Ciclismo de Ruta às 7h, seguida pela sexta etapa da Copa Norte de Velocross às 10h.

Também no âmbito das comemorações, nos dias 22 e 25 de julho, um programa será veiculado na rádio 103.5 FM das 12h às 13h, proporcionando uma combinação de entretenimento e informações para os ouvintes.

Na noite de 24 de julho, uma serenata será realizada à meia-noite, sendo uma ocasião animada para a população interagir e se divertir. Já no dia 25 de julho, data oficial do aniversário de Capitán Bado, as celebrações começam com a execução solene do Hino Nacional e o hasteamento da bandeira às 7h. Em seguida, às 8h, haverá um desfile cívico-militar estudantil.

No dia 27 de julho, a cidade elegerá e coroará a Miss Capitán Bado às 22h. No dia 28 de julho, haverá um encontro de veículos, incluindo F-1000, Jeep e motocicletas, às 10h.

No dia 27 de julho, a cidade elegerá e coroará a Miss Capitán Bado às 22h. No dia 28 de julho, haverá um encontro de veículos, incluindo F-1000, Jeep e motocicletas, às 10h. Para finalizar as comemorações, será realizado o Destrucar, um evento de destruição de carros, às 10h do dia 4 de agosto.

Sobre a cidade

Fundada em 1914, Capitán Bado era originalmente conhecida como “Ñu Porá”. Sua localização estratégica na Cordilheira do Amambay a tornou um ponto crucial na geopolítica da região. Os primeiros habitantes eram trabalhadores de uma empresa brasileira que explorava a erva-mate na área, estabelecendo uma conexão duradoura entre os povos.

A proximidade geográfica de Capitán Bado com Coronel Sapucaia, separadas apenas por uma avenida, tem influenciado a história e a economia das duas cidades, criando laços culturais e comerciais ao longo dos anos.

(M.A.)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de julho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete