18.7 C
Amambai
domingo, 19 de maio de 2024

Como Morrer em Cristo? – Por Eloir Vieira

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1ªTs 4.16).

Chegará um momento não revelado ao homem nem dia e nem hora, que o Senhor Jesus Cristo virá buscar a sua igreja. Todas as pessoas que morreram em Cristo, serão ressuscitadas em um novo corpo imortal glorificado (1ªCo 15.53).

A igreja de Cristo é composta de todos os crentes que receberam o Espírito de Cristo mediante a fé e confissão de que Jesus Cristo é o seu único e suficiente Salvador: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).

Ao crermos em Cristo, se arrependendo dos pecados e sendo batizados, recebemos o perdão e o dom do Espírito Santo, que nos sela como filhos de Deus: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38). “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (RM 8.14).

Os crentes arrependidos, se convertem a Cristo; e todos os seus pecados são apagados pelo sangue de Jesus, recebendo então a presença do Senhor e sendo salvo para sempre: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19).

Um dos malfeitores crucificado ao lado de Jesus, creu, confessou e morreu em Cristo por ter reconhecido Jesus como seu Salvador antes de morrer: “E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.42,43).

Para morrer em Cristo, precisamos crer antes de morrer. Ao crermos no Senhor e no seu evangelho, o Espírito de Deus nos sela, e assim morremos em Cristo: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (EF 1.13).

O Espírito Santo é o Selo de Deus no cristão para a salvação: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” (Ef. 4.30). Redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação! É o ato de adquirir de novo, de resgatar, tirar do poder alheio, de tirar do cativeiro; é livrar-se das penas do inferno: “O Senhor resgata as almas dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será condenado” (Sl 34.22).

Tendo recebido o Espírito de Deus, morremos em Cristo: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1). “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24). “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.11).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete