26.2 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Projeto de Neno Razuk que estimula turismo acessível para pessoas com TEA é aprovado em 1 votação na ALEMS

Foi aprovado em primeira votação o projeto do deputado estadual Neno Razuk (PL) que visa estimular o turismo acessível e inclusivo para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A matéria foi aprovada durante sessão na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

“São diretrizes para estimular o turismo para que sejam desenvolvidas políticas, programas e ações que promovam o turismo acessível e inclusivo, além de parcerias com o setor turístico, com organizações da sociedade civil e com entidades especializadas. Todos gostam de viajar e é preciso promover o turismo acessível e inclusivo para pessoas com TEA, para melhorar a qualidade de vida”, destaca o parlamentar.

No projeto há diretrizes como a adaptação de espaços turísticos e serviços para atender às necessidades das pessoas com TEA, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor; a promoção de atividades turísticas que considerem as características e preferências das pessoas com TEA, de forma a proporcionar experiências positivas e enriquecedoras e a capacitação de profissionais do setor turístico em relação ao TEA e práticas inclusivas.

São medidas que englobam a adaptação de espaços turísticos e serviços para atender às necessidades das pessoas com deficiência, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor; promoção de atividades que considerem as especificidades das pessoas com deficiência, de forma a proporcionar experiências positivas e enriquecedoras, e capacitação de profissionais do setor turístico em relação às deficiências e às práticas inclusivas.

Para o deputado é importante o estímulo uma vez que as pessoas viajam pelos mais variados motivos. “A atividade turística promove recreação, descanso, cultura, lazer, e pode contribuir decisivamente para o desenvolvimento sustentável e para a inclusão social. São ações que além de fomentar o turismo em nosso Estado também incentiva os familiares dessas pessoas a viajarem pelo Estado”, pontuou Neno Razuk.

Após aprovada em segunda votação a matéria segue para sanção do Governador Eduardo Riedel.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete