25 C
Amambai
domingo, 28 de abril de 2024

Produção de ovos atingiu 3,4 bilhões de dúzias em 2023

Paraná continua como um dos principais produtores do país tanto para consumo quanto para incubação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG), apontando que a produção total de ovos para consumo, incluindo ovos “in natura”, industrializados ou destinados à exportação, atingiu a marca de 3,405 bilhões de dúzias em 2023. Esse volume, equivalente a 40,86 bilhões de unidades, representa um aumento de aproximadamente 3% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 3,306 bilhões de dúzias ou 39,67 bilhões de unidades.

Os dados foram apresentados como parte da Previsão Subjetiva de Safra (PSS) e do Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e divulgados nesta quarta-feira (27).

No que diz respeito à produção por estado, durante os 12 meses de 2023, o Paraná manteve-se na oitava posição no ranking nacional, com 191,206 milhões de dúzias produzidas, correspondendo a 5,6% do total nacional. Esse volume representou um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 186,252 milhões de dúzias.

São Paulo lidera o ranking nacional, seguido pelo Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Dos oito principais estados produtores de ovos para consumo, sete apresentaram crescimento em relação ao mesmo período de 2022, enquanto apenas um registrou queda na produção.

É importante ressaltar que a pesquisa abrange granjas com mais de 10.000 aves poedeiras, não se limitando apenas aos ovos destinados ao consumo humano, mas também incluindo os ovos destinados à incubação, utilizados na produção de pintos de corte ou de postura comercial.

Em relação aos ovos para incubação, o país produziu um volume de 805,576 milhões de dúzias em 2023, um aumento de 1,6% em comparação com o ano anterior. O Paraná lidera essa categoria, seguido por São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete