34 C
Amambai
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Agricultores familiares de Amambai participam de cursos do programa Rota Rural

2023-12-05 11:04:03

Agricultores familiares de Amambai participam de cursos do programa Rota Rural

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SEAGRI) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDES), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ofereceu para os agricultores familiares do município os cursos do programa Rota Rural.

Rota Rural é um projeto itinerante dedicado ao ensino do processamento de leite e hortifrúti do Brasil. Nas diversas cidades do Mato Grosso do Sul, a equipe esteve presente oferecendo as atividades com foco na melhoria da renda da população amambaiense.

De acordo com a organização, foram três dias de curso, mais de 20 horas de aprendizado, oferecendo o Curso de Produção de Derivados de Leite e o de Compotas de Frutas e Legumes. A ação contou com o apoio do Exército Brasileiro que cedeu o espaço e a administração municipal ofereceu o almoço para os participantes.

"Agricultores
Mestre Queijeiro Fabrício do programa Rota Rural / Foto: Patrícia Dapper/SECOM

Segundo o mestre queijeiro do Rota Rural, Fabrício, a meta foi ensinar todos os tipos de produção de queijo, entre eles o parmesão e a ricota, muçarela e provolone, cabacinha, minas frescal e o queijo calho, tradicionalmente brasileiro, feito principalmente no Nordeste, que assa e não derrete. “Não há o porque ser profissional e não artesanal, agora todos poderão colocar o ensino em prática e empreender no ramo”, afirmou.

Juliana foi a profissional que ministrou o curso de Compotas. Durante os três dias, os participantes aprenderam as boas práticas de manipulação de alimentos e os processos de esterilização, além de diversas misturas de sabores como abacaxi com pimenta, manga com maracujá, caponata de beringela, tomate confit, doce de abóbora e por fim, a desidratação de ervas para o sal de ervas, um molho de tomate assado e como produzir vegetais minimamente processados. “Nesses três dias, moradores da área rural e da cidade aprenderam como aproveitar o excesso da produção do campo para empreender, gerando renda para suas famílias”, disse.

Uma das alunas do curso de queijos foi Daniela Maciel. Sua família tem uma propriedade no município e já havia iniciado a produção de queijos. “Nós achamos que sabemos de tudo, mas na verdade não sabemos de nada, precisamos sempre buscar o conhecimento. Gostei demais deste curso, me surpreendi e tenho certeza que vamos colocar em prática o que aprendemos”, falou.

A servidora da Prefeitura de Amambai e produtora do município Lu Cowboy também participou da programação. Segundo ela, o curso de Compotas ensinou muitas coisas que desconhecia e combinações ótimas para o preparo. “Gostei muito de estar aqui e vou repassar os meus conhecimentos. Muito obrigada ao Prefeito, ao SENAR e ao SEBRAE por proporcionar essa oportunidade para todos nós”, relatou.

"Agricultores
Secretario de Agricultura e Pecuária Jota Roberto / Foto: Patrícia Dapper/SECOM

O secretário de Agricultura e Pecuária ressaltou a importância dos cursos, dizendo que tem a certeza de que farão grande diferença na Agricultura Familiar do município. “Nossos agricultores já sabem como produzir diversos produtos, mas agora aprenderam novos e poderão agregar valores aos seus itens. Esse curso é de extrema valia e trará desenvolvimento para o nosso município, muito obrigado a todos pela parceria”, concluiu.

A atividade aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de novembro, terça, quarta e quinta-feira, nas dependências do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado Solon Ribeiro. Os produtos utilizados nas aulas foram adquiridades pelo SEBRAE de agricultores amambaienses.

"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores
"Agricultores

Fonte: Bruna Corrêa/SECOM

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de fevereiro de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Sérgio Luiz Nogueira Neves, o popular Serginho

Comunicamos com pesar o falecimento na quarta-feira, dia 21...

Casa do Trabalhador disponibiliza 29 oportunidades de emprego nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento  A Casa do Trabalhador, órgão ligado a Fundação do Trabalho (Funtrab) do Governo...

3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai completa 21 anos

Na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, a 3ª...

Vereadora Lígia Borges pede substituição de parquinhos infantis em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de indicação apresentada durante a sessão...

Janete diz que alianças são importantes para disputar e administrar o Município de Amambai

Redação A vereadora Janete Córdoba (PSDB), pré-candidata a prefeita de...

Enquete