18.9 C
Amambai
quinta-feira, 20 de junho de 2024

Educação Empreendedora: Em Caarapó, estudantes expõem produtos feitos em sala de aula para a comunidade

2023-11-21 14:38:35

Educação Empreendedora: Em Caarapó, estudantes expõem produtos feitos em sala de aula para a comunidade

Nesta terça-feira (21), estudantes da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos apresentam à comunidade escolar os produtos desenvolvidos em sala de aula, por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), levada para o município pelo eixo “Empreendedorismo na Escola” do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal. As atividades da EM Cândido Lemes dos Santos tiveram o apoio da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, de Caarapó.

A “Feirinha do JEPP”, como é chamada a ação, representa o fechamento do trabalho realizado com os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental na temática do empreendedorismo. Segundo a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a instituição capacita os professores para o assunto seja abordado em sala de aula, de acordo com a faixa etária de cada turma.

“Por meio da metodologia, os estudantes são incentivados a pensar o empreendedorismo como uma possibilidade de carreira, além de desenvolver habilidades que serão utilizadas no decorrer da vida, como boa comunicação, assertividade e trabalho em equipe. A coroação desse trabalho é a feirinha, quando eles apresentam os produtos que desenvolveram para o público. Dessa forma, o Sebrae contribui com a formação das crianças e fomenta uma cultura empreendedora nas escolas”, destacou Priscila.

Saiba mais sobre o JEPP

Ensinar as crianças desde pequenas que empreender pode ser uma alternativa de carreira, além de trazer novas possibilidades e fazer com que os jovens desenvolvam habilidades diferenciadas, também é uma forma de incentivar o desenvolvimento dos municípios. Por isso, o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, possui como um dos principais eixos o “Empreendedorismo na escola”.

Para os municípios que aderiram ao programa, é oferecida a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada para estudantes das escolas municipais que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio dela, o Sebrae/MS capacita os professores para que a temática empreendedorismo seja trabalhada em sala de aula.

Esse é o segundo ano em que a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos é aplicada na Rede Municipal de Ensino. O trabalho começou em 2022, quando o município aderiu ao programa Cidade Empreendedora pela primeira vez. Em 2023, o trabalho contemplou, ao todo, 225 estudantes e foi desenvolvido nas seguintes escolas municipais: Escola Municipal Rui Barbosa; Escola M Cândido Lemes dos Santos e Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou através do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 20 de junho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete