23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de julho de 2024

O que é Santificação? – Por Eloir Vieira

2023-09-27 14:33:41

O que é Santificação? - Por Eloir Vieira

Deus é Santo: “Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2). O povo de Deus é povo santo: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica” (Lv 20.7,8). “Porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1ªPe 1.16). 

 

A santificação, não se resume em congregar, cantar, orar, jejuar, dizimar, ofertar, pregar, ouvir pregação e fazer obras. Todas essas coisas são ações pessoais de cada um, que demonstra ter um relacionamento e uma intimidade com Deus. No entanto, o crente, pode estar praticando todos esses rituais, e cometendo iniquidades ao mesmo tempo!

 

O que qualifica o cristão para entrar no Reino de Deus é fazer a vontade de Deus e não rituais religiosos: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.21-23). Jesus, não reconhece como seu, quem pratica iniquidades!

 

Desobedecer a Deus é rebelião! Deus, se agrada de obediência: “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1ºSm 15.22,23). 

 

O Senhor Jesus, censura religiosos hipócritas, que não praticam o amor, a justiça, a misericórdia e a fé: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas” (Mt 23.23).

 

Diz a Palavra: “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12). “E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração, os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza” (Ef 4.17-19). 

 

Santificação é comportamento: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem” Ef 4.29). “Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Ef 4.31,32). Deus abençoe

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de julho de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete