24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Secretaria de Assistência Social de Caarapó amplia atendimentos durante pandemia da Covid-19

2020-07-14 13:05:13

Para fazer frente à pandemia do novo coronavírus, com vistas a minimizar o sofrimento do segmento mais vulnerável da população, a Secretaria Municipal de Assistência Social intensificou os atendimentos no âmbito de sua competência. Uma série de ações foi desenvolvida, direcionada às famílias em risco social.

Foi realizada parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para capacitação sobre equipamentos de proteção individual e higienização de ambientes, com aulas realizadas na Câmara Municipal. Os funcionários aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas, aprender a forma correta de utilização dos EPI’S e melhorar os cuidados com relação à prevenção de contaminação pelo novo coronavírus. A Secretaria de Assistência Social fez ainda compra de vários EPI’s, que estão sendo distribuídos aos funcionários para serem utilizados durantes os atendimentos nas unidades (CRAS, CREAS, Cadastro Único), visitas domiciliares e abordagens na rua.

Outra ação da equipe da Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Caarapó diz respeito às doações recebidas de órgãos e empresas do município. O Rotary Club, Associação das Senhoras de Rotarianos (Casa da Amizade) e Corpo de Bombeiros Militar de Caarapó realizaram a Campanha "Juntos com você contra o coronavírus", durante a qual foi arrecadada uma grande quantidade de peças de roupas e calçados e para doações. A empresa JBS fez doação de 5.400 quilos de filé de peito de frango, que foram entregues às entidades/unidades CEMA, Frei Eucário, APAE, Guarda Mirim, Hospital São Mateus, Revivi, Estabelecimento Penal de Regime Fechado de Caarapó e incluídos em cestas entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Sicredi, C-Vale Cooperativa Agroindustrial e C-Vale Supermercados, através da campanha "Dia de Cooperar", fizeram a entrega de vários quilos de alimentos e agasalhos arrecadados, que serão distribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade do município, através da Assistência Social.

Outro fato de grande relevância está ligado às políticas para mulheres. Em reconhecimento às políticas e projetos que contemplam a autonomia, empoderamento e garantia de direitos das mulheres, Caarapó receberá o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher, concedido pelo governo de Mato Grosso do Sul. A divulgação do resultado pelo Comitê Julgador foi feita no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) de 8 de julho pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica. Dos 12 projetos selecionados, o Projeto Maria Maria, da Secretaria de Assistência Social de Caarapó, obteve este reconhecimento.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, entregou a primeira compra de alimentos para a Instituição de longa Permanência de Idosos Frei Eucário e o Centro Dia de atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias APAE. A compra e escolha dos itens foram feitas conforme a necessidade apresentada pelas instituições para que pudessem oferecer uma alimentação balanceada e diversificada com vistas a melhorar a resistência imunológica de seu público que se enquadra como grupo de risco diante da pandemia. Os alimentos foram adquiridos com recursos repassados pelo Governo Federal e ao todo serão quase cem mil reais em alimentos entregues mensalmente até novembro de 2020.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete