24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Pulgões causam prejuízo na soja dos EUA

2018-09-04 13:02:00

Os produtores de soja dos Estados Unidos estão preocupados com o pulgão da soja, que vem causando inúmeros prejuízos para a cultura no país. De acordo com um estudo produzido pelo agrônomo e geneticista de plantas na Universidade de Minnesota, Aaron Lorenz, as pesquisas estão trabalhando na identificação de novos genes da soja associados à resistência a pulgões.

"Descobrir novos genes de resistência ajudará a desenvolver variedades de soja com resistência mais robusta a pulgões. Existem muito poucas variedades comercialmente disponíveis de soja com genes de resistência a pulgões. Genes recentemente identificados podem servir como fontes alternativas de resistência se os atualmente usados não forem mais úteis”, comenta Lorenz.

Atualmente, os agricultores utilizam inseticidas para diminuir as populações e conter o ataque nos pulgões. No entanto, além de variedades desses insetos resistentes a defensivos já terem sido encontradas, questões ambientais com o uso de inseticidas também podem ser uma preocupação para os produtores.

"Acho que a resistência aos pulgões se tornará cada vez mais importante para manter a produção de soja. A demanda exigente por combatentes de pulgões de soja nas variedades que eles usam ajudará seu desenvolvimento e disponibilidade”, comenta.

Nesse cenário, o cientista comemora os resultados da sua pesquisa. "Esses resultados podem ajudar a orientar os pesquisadores a descobrir novos genes de resistência a pulgões. Isso pode ser fundamental para o desenvolvimento de novas variedades de soja resistentes a pulgões", finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete