21.8 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Poeta caarapoense realiza palestra em escola da rede estadual de Caarapó

2017-06-17 15:28:00

Desde o mês de fevereiro deste ano, a Escola Estadual Professor Joaquim Alfredo Soares Vianna de Caarapó, vem desenvolvendo o projeto ‘Formando Leitores’ que visa, dentre outras coisas, despertar no estudante o interesse pela leitura, sobretudo de livros ou temas considerados mais complexos, como é comum em se tratando de poesia, muito cobrada nos vestibulares.

Sendo que para falar com mais propriedade sobre o assunto a escola convidou o poeta caarapoense, Pedro Costa, que além de ter inúmeros poemas publicados em várias antologias, das quais também é autor, ainda é criador do grupo de poesia “Expressão da Alma – Poemas”, exposto e divulgado na internet, juntamente com poetas e designers de todo o Brasil e exterior.

A turma escolhida para executar essa ação do projeto foi o 7º ano da manhã, que vinha executando várias pesquisas na internet sobre o tema, e já se preparavam para realizar um “Sarau Literário”.

De acordo com a professora, Eliane Montanhere Baratella, a palestra do poeta Pedro Costa contribuiu sobremaneira para com o projeto, pois girou em torno da definição de poema e sua distinção em relação à poesia, incluindo nesse contexto as questões estruturais de cada estilo.

“Por fim, o poeta enveredou-se pelos caminhos da Poesia Livre, fundamentalmente importante para quem deseja mergulhar nesse oceano majestoso de inspiração, encanto, graça e composições poéticas. A presença do ilustre poeta na supracitada escola abrilhantou a manhã daqueles estudantes, não só pelas experiências contadas, mas também e principalmente pela profunda erudição com que o assunto foi abordado”, observou Eliane.

A autora do projeto, professora Eliane Montanhere Baratella, em nome da escola, da direção, coordenação e dos professores, agradece ao poeta Pedro Costa pela inestimável contribuição no projeto “Formando Leitores”. “Estamos convictos de que, em termos artísticos e poéticos, nosso querido município está muito bem representado, inclusive no cenário nacional”, finalizou Eliane Montanhere Baratella.

(Texto de Evandro Miranda (Progetec) e fotos de Nadir Inez Borro da Costa)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete