24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Morre o ex-presidente da Geórgia Eduard Shevardnadze

2014-07-07 08:54:00

O ex-presidente da Geórgia Eduard Shevardnadze, figura-chave do processo de abertura democrática da União Soviética conhecido como "perestroika", morreu nesta segunda-feia aos 86 anos, informou sua assessoria de imprensa.

Shevardnadze, ex-ministro de Relações Exteriores da União Soviética, morreu às 12h (horário local, 5h de Brasília) em sua casa, de Tbilisi, segundo o comunicado.

Afastado da política ativa desde 2003, quando renunciou da chefia do Estado georgiana após a chamada Revolução das Rosas, Shevardnadze estava gravemente doente, disse à Agência Efe sua secretária particular, Marina Davitashivili.

Considerado o georgiano mais famoso depois de Iosef Stalin, Shevardnadze foi o principal apoio de Mikhail Gorbachev no processo de mudanças que o líder soviético liderou entre 1985 e 1991.

Seus caminhos se separaram em dezembro de 1990, quando Shevardnadze renunciou publicamente de seu cargo de chanceler após denunciar que no país havia uma ditadura.

Em agosto do ano seguinte, o setor conservador do Partido Comunista da União Soviética protagonizou um levante golpista contra Gorbachev que precipitou a desintegração da URSS.

Em 1992, a seu retornou à Geórgia, foi nomeado presidente do Conselho de Estado, cargo máximo do país, e três anos depois foi eleito presidente em eleições gerais, mandato que renovou nas urnas em 2000 com maioria arrasadora.

Foi alvo fracassado de atentados em pelo menos duas ocasiões, que o próprio político georgiano atribuiu aos serviços de segurança russos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete