24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Saúde defende fim de cigarros com sabores

2011-06-01 15:48:00

Proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe a adição de açúcares e flavorizantes em produtos derivados do tabaco ganhou força em encontro realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília (DF), nesta terça-feira (31).

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governo não pode permitir a estratégia das indústrias de tabaco de vender cigarros com sabores, como cereja, limão e chocolate.

“O grande fronte atual da indústria é cooptar jovens para o hábito de tabagismo”, afirmou Padilha.

As declarações do ministro foram dadas na abertura da oficina “Tabaco, Doenças Não – Transmissíveis e Desenvolvimento”, organizada pela Opas para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco, nesta terça-feira (31).

Na ocasião, o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, reafirmou o compromisso da agência em considerar os interesses dos pequenos agricultores na regulamentação do tema.

“Existe um segmento da sociedade que pode ser atingido diretamente pela nossa regulamentação e com o qual devemos estar preocupados, que são os pequenos agricultores, o elo mais frágil da cadeia, manipulado pela indústria do tabaco”, explicou Álvares.

Para o diretor a agência, é preciso que a Anvisa trabalhe em uma normativa que equilibre os interesses da saúde pública sem prejudicar essa parcela da sociedade.

"Temos que ser capazes de propor uma regulamentação que atenda os interesses da saúde pública brasileira e principalmente dos pequenos agricultores brasileiros”, complementou Álvares.

Outro ponto destacado por Álvares foi o cunho social envolvido no hábito de fumar. “O tabaco é uma doença da pobreza e somente com o desenvolvimento econômico o Brasil vai conseguir vencer esta doença”, afirmou.

Na oficina, o ministério e o Instituto Nacional do Cancer (Inca) lançaram o Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco.

Na página, o internauta poderá encontrar as mais recentes informações sobre o controle do tabagismo no Brasil, e também pode ser direcionado aos sites dos órgãos que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro (Conicq).

A convenção é um tratado internacional assinado por 172 países que se comprometeram a aderir às determinações da OMS para reduzir o consumo de cigarro e derivados do tabaco.

Dados do Instituto Nacional do Cancer (Inca) apontam que 45% dos fumantes de 13 a 15 anos consomem os produtos com sabor.

Além disso, entre 2007 e 2010, o número de marcas de cigarros com sabor, cadastradas na Anvisa, cresceu de 21 para 40. Já o número total de marcas de cigarros cadastradas caiu de 209 para 184, no mesmo período
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete