2009-02-19 22:05:00
A ‘guerra d’água’, uma das mais importantes manifestações do povo fronteiriço no carnaval, caminha para se tornar um acontecimento especial este ano, capaz de atrair a atenção do país por ser um evento único no Brasil.
O projeto de institucionalização da brincadeira é da Secretaria Municipal de Integração, Turismo e Meio Ambiente, que decidiu criar um concurso para premiar os foliões mais animados nas tardes do domingo e da terça-feira do Carnaval.
De acordo com o secretário Marcelino Nunes, o concurso deverá premiar a turma mais animada e organizada em duas categorias: a pé e motorizada.
“Já temos 20 grupos e blocos inscritos. Nosso objetivo é tornar a festa ainda mais divulgada, ressaltando sempre a tradição e a cultura da fronteira”, informou.
Um dos aspectos observados na realização do concurso da “guerra d`água” será a segurança. Na manhã desta quinta-feira, o secretário reuniu-se com representantes das instituições que cuidam deste setor, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
A reunião ocorreu na Prefeitura. A Polícia Militar, através do coronel César, comandante do 4º Batalhão de Ponta Porã, disse que todo o efetivo da Polícia Militar estará trabalhando no carnaval na fronteira. Além da “guerra d`água”, as atenções estarão voltadas para a Ponta Folia, o carnaval que será animado por bandas baianas numa área cercada localizada na rua Antonio João, em frente à oficina da Secretaria Municipal de Infra-estrutura.
A ‘Guerra D’água’ é uma tradição local, se constituindo numa das manifestações culturais do povo da região. “O concurso é uma forma de tornar a festa ainda mais bonita, concentrando naquele espaço a maior quantidade de foliões, bem como garantir a segurança de todos e ainda das pessoas que precisarem trafegar pela área central da cidade nos dias de festa”, afirmou o secretário Marcelino Nunes.
“Agora nós queremos organizar um concurso que terá critérios e julgamento por parte de pessoas que possuem capacidade para esta finalidade. Desta forma, a ‘Guerra D’água’ será mais uma opção, marcando positivamente o carnaval em nossa cidade”, disse o secretário. Os interessados podem entrar em contato com a Secretaria, através do telefone 3926-6763.










