2008-11-04 01:39:00
Aconteceu no sábado, 1º, a inauguração do Museu de Amambai, uma iniciativa da Associação de Pesquisa e Promoção Cultural de Amambai. A cerimônia foi realizada pelo idealizador do museu, Almiro Pinto Sobrinho.
O Museu de Amambai está situado na rua general Câmara, 1225, atrás da Escola Estadual Coronel Felipe Brum. O local foi cedido pela Loja Maçônica Pedro Manvailer. O museu estará aberto inicialmente das 14 às 16 horas. O museu foi aberto oficialmente pelo casal amambaiense Nicanor Alves do Amaral, de 95 anos, e Paulina Macena do Amaral (dona Nena), de 90 anos, casados há 70 anos.
De acordo com Almiro Pinto Sobrinho, a instalação do Museu tem como objetivo resgatar a história da formação do município e também da sua população, através da demonstração de peças, documentos e fotos. “Queremos com a criação do museu manter viva a memória da história de formação do município”, disse Almiro.
A obra de restauração da antiga sede da Loja Maçônica foi viabilizada através da colaboração de empresários, profissionais liberais e voluntários do município e de convênio que garantiu repasse financeiro do município para a conclusão da obra.
O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, disse que a participação do poder público é uma demonstração de respeito à preservação da cultura e da história da formação do município. “É um projeto importantíssimo para o desenvolvimento cultural do município; o apoio financeiro do município não teria sido importante se não fosse o trabalho do “seu” Almiro (…) este sonho de tornar o museu um fato, também era nosso e a gente sente muito orgulho”, falou o prefeito.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração do museu o prefeito Sérgio Barbosa, presidente da Associação, Nelson da Silva Jara, secretários municipais, membros da Loja Maçônica Pedro Manvailer e comunidade em geral.











