20 C
Amambai
quinta-feira, 7 de maio de 2026

Bebê jogado em lixo de hospital morre em SP

2007-12-14 20:41:00


Um bebê que foi abandonado pela mãe em uma lata de lixono banheiro de um hospital de Jacareí (75 km de São Paulo) morreu nesta sexta-feira.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital São Francisco, a criança teve uma infecção generalizada e morreu por volta das 6h20. O corpo foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) da cidade.

De acordo com o vice-diretor clínico do hospital, Carlos Carderelli, Andréia Rodrigues da Silva procurou o pronto-socorro do local por volta das 2h do dia 30 de novembro se queixando de dor na barriga, diarréia e sangramento.

Ela foi encaminhada para consulta com uma obstetra, mas, antes de procurar a médica, foi ao banheiro. Carderelli disse que a médica chegou a pedir a uma enfermeira que fosse ao banheiro verificar se a mulher estava bem, já que ela demorou para deixar o local.

"Ela saiu do banheiro e foi à sala da obstetra como se nada tivesse acontecido. Em nenhum momento relatou à médica que tinha dado à luz. Mas, durante a consulta, uma funcionária da limpeza encontrou a criança dentro do lixo do banheiro. Ela confirmou que o filho era dela."

A criança, um menino, nasceu prematuro, aos sete meses de gestação, e pesava cerca de 1,6 kg. Nos 14 dias de vida permaneceu internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal do hospital.

A mãe, segundo Carderelli, disse que não sabia que estava grávida. Relatou que há cerca de um ano fazia tratamento com anticoncepcional para tratamento de ovário policístico (que leva a mulher a ter dificuldades em ovular). Disse, ainda, segundo ele, que, antes de procurar o São Francisco, chegou a passar por outros dois hospitais da cidade sem que a gravidez tivesse sido diagnosticada.

Carderelli disse que a mulher justificou o abandono da filho dizendo que "ficou muito chocada" ao ver a criança, e que teria tomado a atitude de maneira inconsciente.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Polícia de Jacareí. A reportagem não conseguiu localizar Silva ou confirmar se ela tem advogado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de maio de 2026

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete