24 C
Amambai
terça-feira, 30 de abril de 2024

Operação “Corpus Cristi” conta com 280 Homens

2007-06-06 16:17:00

       A Polícia Militar Ambiental envolverá, a partir de amanhã, 280 homens diretamente na Operação “Corpus Cristi” em rios, barreiras nas estradas e fiscalização em indústrias e propriedades rurais. Estes homens estarão distribuídos em equipes em fiscalização fluvial em todo o território do Estado, pois cada subunidade, das 22 que o batalhão possui estará com equipes em fiscalização fluvial e algumas vezes em barreiras. Três equipes de Campo Grande estarão itinerante, tanto em rios como em barreiras sem área determinada de fiscalização. Além do efetivo direto envolvido na operação, o restante do efetivo estará atendendo as ocorrências normais em cada unidade.


      Todo o pessoal administrativo será empregado na operação, o que faz com que o comando possa contar com cerca de 80% dos seus 380 homens. A PMA que conclui amanhã as atividades da semana do meio ambiente, que se constituiu de palestras e outros trabalhos em escolas, reforça agora o trabalho preventivo e repressivo, em especial, nos rios agora no feriado, pois trata-se de um período com grande incidência de pesca, com o aumento de turistas de outros estados, e também do próprio Estado.


     A idéia é manter um número grande de equipes para prevenir a pesca predatória. O Comando orienta à população para que não transgrida as leis de crimes ambientais e que pratique a pesca dentro das normas legais, pois pesca predatória é crime punível com pena de detenção de 01 a 03 anos e mais multa que varia de R$ 700,00 a R$ 100.000,00, além de apreensão do produto da pesca, barco, motor, petrechos de pesca etc…
Orientações1. Retirar a licença de pesca.


    2. Não capturar pescado com tamanho inferior ao permitido (mediadas – piraputanga 30 cm – curimbatá e piavuçu 38 cm – pacu 45 cm – dourado e barbado 60 cm – pintado e cachara 80 cm – jaú 95 cm.).
    3. Cota – 10 Kg mais um exemplar e 05 exemplares de piranha – Necessidade de passar nos postos da PMA para lacrar o peixe.
   4. Não utilizar petrechos ou métodos proibidos – (Rede, tarrafa, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garatéia pelo processo de lambada e substâncias explosivas, ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso. Anzol de galho para pescador amador).
   5. Não pescar em locais proibidos – 200 m acima ou abaixo de barragens, cachoeiras, corredeiras, escadas de peixes, embocaduras de baías. Em Mato Grosso do Sul também os rios Salobra e Córrego Azul (Miranda) – Rios Formoso e Prata (Bonito). – Rios modalidade Pesque e solte – Negro – trecho situado na confluência com o córrego Lageado, próximo à cidade de Rio Negro até o limite oeste da fazenda Fazendinha no município de Aquidauana e em toda a extensão dos Rios Perdido, Abobral e Vermelho.

A operação termina segunda feira às 08:00 horas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete