24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Naviraí:Bombeiro é acusado de agressão

2007-05-24 07:55:00

À meia-noite de 16 de maio, exatamente aos 46 minutos do dia 17, o comerciante Renato, proprietário do “Bar do Renato”, nos altos da avenida Amambaí, em Naviraí, ligou pela terceira vez para o Corpo de Bombeiros de Naviraí. Ele e outras pessoas pediam a presença dos Bombeiros para que socorressem uma vítima, que estava caída na calçada, e perdia muito sangue. Testemunhas relatam que os bombeiros teriam demorado aproximadamente meia hora para atender o chamado.

Ao chegarem ao local, os bombeiros chegaram dispersando os curiosos, antes de iniciaram os procedimentos de socorro. Tudo isso, segundo as testemunhas, sob os protestos dos moradores que reclamaram pela demora do atendimento. Após os Bombeiros terminarem os procedimentos de praxe, o cidadão Luiz Cláudio Vicente Canedo (Pardal), de 30 anos, insistiu na reclamação anterior e pediu mais rapidez no atendimento, momento em que, mais uma vez, foi empurrado por um dos bombeiros, e acabou batendo os joelhos na lanterna da viatura.

Com a quebra da lanterna da viatura, e diante dos olhos de um grande número de testemunhas, os bombeiros apreenderam Luiz Cláudio dentro da viatura, levando-o. O que se seguiu ninguém sabe, porém, Pardal foi parar no hospital municipal. Segundo médicos, ele teve o intestino perfurado, e teve que ser submetido a uma cirurgia que resultou em 27 pontos.

Na enfermaria número 4, leito 3, ele foi ouvido pela reportagem e relatou que foi brutalmente espancado, por ter reclamado da demora dos bombeiros. “Não xinguei nem desacatei ninguém, apenas reclamei da demora deles. Mas um dos bombeiros, me jogou no assoalho da viatura e me bateu, dando chutes em meu fígado e rins. Cheguei ao hospital desacordado. Consegui ver que um dos bombeiros era o Sargento Lima. Outro que pisou em meu rosto contra o a viatura, não consegui ler sua identificação”, denuncia Luiz Carlos. “Estou sentindo muita dor. Não posso comer. Dói demais”, reclamou.

Amigos de Pardal informaram que procuraram o Ministério Público de Naviraí. Aparecido Oliva Amorin, uma das testemunhas e amigo de Luiz, entregou ao MP a sua camiseta, onde estão as marcas inteiras das botinadas que levou, durante a sessão de espancamento. “O Pardal é gente boa. Todos gostam dele. Não tem problema com ninguém, mas o que fizeram com ele é uma injustiça. Por isso, procurei o Ministério Público. Tem que ter Justiça contra atos desta natureza”, reclamou o morador da rua Tupi 442.

SINDICÂNCIA- O Capitão Levy Bento, comandante do Corpo de Bombeiros de Naviraí, informou que já determinou, através de Portaria, que seja instaurada uma sindicância. “Não sabemos o que realmente aconteceu. Não podemos descartar nenhuma das informações. Vamos ouvir todos. Mas nos causa estranheza o fato de que, ao ter procurado a Delegacia de Polícia Civil, a vítima, segundo informações, ainda estava bem. Mas vamos apurar tudo para que os fatos sejam esclarecidos, e confirmada a negligência, as providências serão tomadas”, garantiu o Capitão.

APOIO AOS BOMBEIROS- Os moradores do Jardim Paraíso, local onde aconteceu o fato, deixam claro que acharam muito estranho a atitude impensada do bombeiro que apreendeu o popular Pardal. O vereador José Carlos Aguiar Gomes, também procurou a Redação da Sucursal do Diário MS, para fazer a mesma reclamação. Ele afirmou que estará comunicando o fato ao Comando Geral, em Campo Grande, para que atitudes desta natureza, denunciada pelos moradores, se repita em Naviraí.

“Tenho a certeza que atitude de um ou dois membros dos Bombeiros, não vai manchar o bom nome da Corporação, que aliás, reconheço, tem feito muito mais do que está ao seu alcance para socorrer vítimas de toda a natureza. Mas, como representante do povo também vou tomar minhas providências. O rapaz que está no hospital está pedindo socorro”, observou o vereador Zé Carlos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete