24.5 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Cláudio construirá escola nova na aldeia indígena Jaguapire

2007-04-25 16:05:00

  “Hoje, podemos apontar os avanços alcançados na educação indígena, mas o tamanho do desafio que precisa ser enfrentado é proporcional à dívida de respeito que temos com os povos indígenas”, afirmou o prefeito municipal Cláudio Rocha Barcelos.


Para a educação, o maior desafio é dar conta de uma melhor qualidade do ensino e, ao mesmo tempo, assegurar as especificidades costumes e tradições dos povos indígenas.A  missão da Secretaria de Educação e prefeitura municipal  é planejar, orientar, coordenar e acompanhar a formulação e a implementação de políticas educacionais voltadas para as comunidades indígenas, apoiar técnica e financeiramente a formação de professores indígenas e o desenvolvimento de materiais pedagógicos específicos para as escolas indígenas, em harmonia com os projetos de futuro de cada povo. 


Para cumprir os princípios e os objetivos estabelecidos e pôr em prática uma política nacional de Educação Escolar Indígena, o MEC tem desenvolvido ações e programas, caracterizados pela descentralização, pelo respeito ao processo de lutas e conquistas dos povos indígenas e pelo estímulo a demandas que contemplem a educação intercultural e bilíngües. São apoiados os projetos que provenham de reivindicações das comunidades indígenas e as propostas governamentais ou não, que reflitam as necessidades e realidades indígenas.


Através desta proposta, o município de Tacuru foi beneficiado com uma escola indígena na aldeia Jaguapire, com uma emendo parlamentar do deputado Vander Loubet no de  R$ 154.000,00 (cento e cinqüenta mil reais) que ira beneficiar uma média de 180 (cento e oitenta ) alunos da comunidade indígena.


 Os trabalho de construção devera ter início, hoje, terça-feira dia 24 de abril, funcionários da administração já se mobilizam para realizarem mais está conquista através do empenho do prefeito Cláudio Rocha Barcelos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete