23.1 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Dia do Trabalho terá Minimaratona em Caarapó

2007-04-25 13:54:00

As comemorações do Dia do Trabalho em Caarapó estão sendo aguardadas com muita expectativa. A prefeitura, através do Departamento de Esportes, realizará no dia 1° de maio a 5ª Minimaratona do Trabalhador. A competição, que vem se consolidando a cada ano, terá o percurso de 6 quilômetros.

Segundo o chefe do Departamento de Esportes, Alex Elias, a competição tem o objetivo de proporcionar aos atletas momentos de confraternização e integração social, sendo ainda uma forma de oferecer oportunidade de participação aos adeptos dessa modalidade esportiva.

A Minimaratona do Trabalhador vai premiar com bicicletas o primeiro colocado de cada faixa etária, nas categorias masculina (12 a16 anos, 17 a30, 31 a40, 41 a50 e 51 anos acima) e feminina (12 a30 anos e 31 anos acima). A largada será às 8 horas da manhã defronte a Praça Central. As inscrições poderão ser feitas no Departamento de Esporte, das 7 às 11 e das 13 às 17 horas, ou momentos antes da largada.

Segundo página da enciclopédia livre Wikipedia, o Dia Mundial do Trabalho foi criado após uma manifestação de trabalhadores no dia 1 de Maio de 1886  nas ruas de Chicago, Estados Unidos da América, e tinha como  finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes.

 No Brasil, as comemorações do 1º de maio também estão relacionadas à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, por iniciativa do Centro Socialista, entidade fundada em 1889 por militantes políticos como Silvério Fontes, Sóter Araújo e Carlos Escobar. A data foi consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional.




Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete