34.9 C
Amambai
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Líder volta a alertar para enfraquecimento de CPI após manobra governista

2012-06-19 12:22:00

Em sua participação no "Band Entrevista", que foi ao ar na madrugada desta segunda-feira (18), o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), avaliou o futuro da CPI do Cachoeira. O parlamentar destacou o enfraquecimento da comissão após manobra da base governista para impedir a convocação do dono da construtora Delta, Fernando Cavendish, e do ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot. Na conversa, o tucano também falou sobre a atual conjuntura político-econômica brasileira.
________________________________________
Zenaldo: proposta costurada pelo Brasil na Rio+20 é acanhada diante dos desafios ambientais
Os chefes de Estado participantes da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, enfrentam grande dificuldade para fechar um documento consensual, o que complica também as negociações entre os países. Para Zenaldo Coutinho (PA), um dos tucanos que participam do evento, a diplomacia brasileira tem sido acanhada, envergonhada e tímida frente aos grandes desafios ambientais. Pelo que tudo indica, o encontro será de poucos resultados e deve deixar para 2015 o detalhamento de metas ambientais.
________________________________________
À frente das negociações na conferência da ONU, país anfitrião adia prazos e reduz metas
O Brasil assumiu na semana passada a condução das negociações da Rio+20 e foi logo causando frisson: apresentou no sábado uma versão desidratada do documento destinado a ser a síntese da conferência. Nela, as ambições são reduzidas e os prazos, postergados. “É o velho estilo petista de enfrentar problemas empurrando com a barriga. Agora, contudo, o que está sendo colocado em xeque não é apenas o futuro do Brasil, e sim o de todo o planeta”, critica a Carta de Mobilização Política desta segunda-feira (18). Confira abaixo a íntegra do documento editado pelo Instituto Teotonio Vilela:
________________________________________
Falhas de gestão da presidente Dilma paralisam a nação, avalia Dudimar Paxiuba
O deputado Dudimar Paxiuba (PA) criticou a evidência cada vez maior de problemas de gerenciamento no governo Dilma. Falta de investimento, obras paralisadas e baixo desempenho da economia revelam que a imagem de ótima gestora vendida na campanha presidencial é falsa, de acordo com o tucano. Até maio, os três ministérios responsáveis por obras de infraestrutura — Transportes, Integração Nacional e Cidades — executaram apenas 14,9% dos investimentos previstos para o ano. De uma dotação de R$ 33,3 bilhões, foram gastos R$ 4,9 bilhões.

________________________________________
Governo burla Lei de Acesso à Informação ao reclassificar documentos, dizem tucanos
Para os deputados Jutahy Junior (BA) e Nilson Leitão (MT), o governo comete um equívoco ao infringir a Lei de Acesso à Informação e deixar de divulgar dados públicos. Segundo matéria do jornal “O Estado de S. Paulo”, o Executivo federal está reclassificando documentos como sigilosos para driblar a regra. Os papéis ganharam carimbo de reservados após a entrada em vigor da norma, em 16 de maio. Na avaliação de Jutahy, a medida compromete a democracia. Segundo o tucano, está claro que, ao manter os gastos públicos em segredo, o Palácio do Planalto está ludibriando o cidadão.
________________________________________
Mendes Thame protocola representação contra órgãos por assédio moral e interferência
O líder da Minoria na Câmara, Antonio Carlos Mendes Thame (SP), protocolou nesta segunda-feira (18) representação nas procuradorias gerais da República e do Trabalho contra o Ibama, o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A manifestação é motivada pelas acusações de assédio moral e falta de autonomia para aprovação de projetos de infraestrutura sem os devidos requisitos ambientais e sociais exigidos em lei denunciadas pelos servidores dos órgãos.
________________________________________
Audiência na Comissão de Segurança Pública debaterá matérias que estendem porte de arma
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realizará nesta terça-feira (19) audiência pública para debater cinco projetos de lei que alteram o Estatuto do Desarmamento para autorizar o porte de arma para diferentes categorias profissionais, como funcionários de fiscalização dos departamentos de trânsito, colecionadores e atiradores, advogados, policiais das Assembleias Legislativas dos estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal e agentes de segurança do Ministério Público da União.
________________________________________
Projeto de Rogério Marinho, Metrópole Digital garantirá internet gratuita na Grande Natal
Em uma ação de inclusão digital, o Instituto Metrópole Digital beneficiará milhares de trabalhadores e estudantes em cinco municípios da Grande Natal com internet gratuita. Ao todo, 21 instituições e sete escolas estaduais sediadas em Parnamirim, Extremoz, São Gonçalo, Vera Cruz e Monte Alegre serão beneficiadas. O projeto, criado pelo deputado Rogério Marinho (RN) e implantado com sucesso pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), deve incluir estas cidades na Rede Metrópole Digital, uma Rede Metropolitana sem Fio.
________________________________________
Deputados querem explicações sobre exclusão da cadeia de carnes e lácteos do plano Brasil Maior
Presidida pelo PSDB, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará nesta terça-feira (19) audiência pública para discutir os motivos que levaram o governo a não incluir a cadeia produtora e exportadora de carnes e lácteos entre os beneficiados da desoneração da folha de pagamentos do Plano Brasil Maior, de incentivo à indústria.
________________________________________
A pedido de Eduardo Gomes, Câmara homenageia 90 anos do rádio e 50 anos da Abert
A Câmara realiza nesta terça-feira (19) sessão solene em homenagem aos 90 anos do rádio brasileiro e aos 50 anos da Abert. Marcada para as 10h, a cerimônia ocorrerá no plenário Ulysses Guimarães. A solenidade contará com a presença de autoridades e de representantes do setor de rádio e televisão. O requerimento para a realização da homenagem foi apresentado pelo primeiro-secretário da Casa, deputado Eduardo Gomes (TO). Pioneiro na comunicação de massa, o rádio forma um mercado robusto, com mais de 4,5 mil emissoras comerciais que alcançam 88,1% dos domicílios brasileiros.
________________________________________
Artigo: “O Brasil sob Dilma e o PT: uma análise da conjuntura”, por Marcus Pestana
Dia 4 de junho, segunda-feira, subi à tribuna da Câmara dos Deputados para compartilhar com alguns poucos deputados presentes e através da rádio Câmara e da TV Câmara a visão que tenho sobre o momento vivido pelo Brasil. Somos cobrados pela imprensa, nas redes sociais, no meio político, em relação a uma suposta ausência e omissão das oposições. No Congresso existe uma combativa e qualificada oposição, mas quase ninguém fica sabendo. Registrei que, em 2011, tivemos o menor crescimento econômico da América do Sul, o antepenúltimo da América Latina, muito inferior aos Brics.
________________________________________
Direto do Twitter, com os deputados Romero Rodrigues (PB), Duarte Nogueira (SP), Vaz de Lima (SP), Eduardo Gomes (TO) e Otavio Leite (RJ)
________________________________________
Direto do Plenário, com os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP) e Marcus Pestana (MG)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete