29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Carlos Sampaio começa a acessar dados da CPI do Cachoeira

2012-05-08 13:15:00

O deputado Carlos Sampaio (SP) começou a acessar, nesta segunda-feira (7), os dados dos inquéritos encaminhados pelo Supremo Tribunal Federal à CPI do Cachoeira sobre a ligação do contraventor com parlamentares. O tucano passou a maior parte do dia analisando o material, que está em uma sala monitorada por câmeras no Senado. O processo corre em segredo de Justiça.

Parecer de Colnago sobre regulamentação do lobby defende transparência nas relações com o poder público
No momento em que o Congresso Nacional conduz uma CPI para investigar relações escusas entre empresários e políticos, chama a atenção proposta de regulamentação do lobby, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ). O 1º vice-líder do PSDB, César Colnago (ES), apresentou substitutivo ao projeto de Carlos Zarattini (PT-SP) que disciplina a atuação de pessoas e grupos de interesse.

Tentativa do governo de controlar a mídia é atentado à democracia, afirmam tucanos
Os deputados Domingos Sávio (MG) e Vanderlei Macris (SP) voltaram a condenar a tentativa do Planalto de controlar a informação e limitar a liberdade de imprensa. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que o governo se prepara para colocar em discussão o marco regulatório da comunicação, sempre visto com desconfiança pela sociedade civil, que teme ofensiva para controlar a divulgação de conteúdos.

Cobrança de pedágio em rodovias precárias é negligência da gestão petista, condenam deputados
A cobrança antecipada de pedágio em rodovias precárias concedidas à iniciativa privada pelo governo petista mostra a negligência do Planalto com o setor, na avaliação dos deputados Alberto Mourão (SP) e Nilson Leitão (MT). De acordo com o jornal “Valor Econômico”, a Controladoria-Geral da União (CGU) encontrou buracos no asfalto, desnível nos acostamentos e problemas de drenagem nas vias.

Audiência esclarecerá benefícios da PEC da Música para o Amazonas, diz Otavio Leite
A isenção de impostos sobre a produção de música nacional beneficiará a cultura brasileira e facilitará o acesso a produtos originais. A observação foi feita pelo deputado Otavio Leite (RJ), autor da chamada PEC da Música, já aprovada pela Câmara e em discussão no Senado. O parlamentar defendeu a proposta, que será debatida nesta terça-feira (8) pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado.


Carlaile quer 5% de vagas de trabalho em eventos esportivos para pessoas com deficiência
O deputado Carlaile Pedrosa (MG) apresentou projeto de lei para alterar o art. 93 da Lei nº 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social. O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é reservar 5% das vagas de trabalho em eventos de natureza esportiva ou cultural para pessoas portadoras de deficiência, habilitadas ou reabilitadas, independentemente do número de vagas.


Para Jutahy, presidente engana população ao justificar corte no rendimento da poupança

A presidente Dilma mentiu para o povo brasileiro ao dizer que não há perda no rendimento da caderneta de poupança com as mudanças anunciadas pelo governo na última semana, criticou o deputado Jutahy Junior (BA). Do plenário da Câmara, o tucano repetiu trechos da entrevista de Dilma no programa “Café com a presidente” e questionou a declaração da petista de que o investimento está mais rentável.

Grupo liderado por Eduardo Gomes consegue incluir na pauta alternativa ao fator previdenciário
A Câmara pode votar nesta semana uma alternativa ao fator previdenciário, regra segundo a qual o trabalhador que se aposenta antes da idade mínima recebe proporcionalmente menos na aposentadoria. O fator também leva em conta o tempo e a alíquota de contribuição para a Previdência, e a expectativa de vida da população brasileira.

PSDB reunirá 1.200 militantes em Fortaleza para congresso das mulheres
O PSDB promove, nos dias 18 e 19, em Fortaleza, o Congresso Nacional do PSDB-Mulher. A atividade reunirá cerca de 1.200 integrantes do partido, de todos os estados, e terá como foco a qualificação das candidatas da sigla nas eleições municipais. O slogan do evento é “PSDB-Mulher forte, PSDB melhor”. A presidente nacional do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira, define o encontro como um marco para o PSDB.

Artigo: “O cotidiano da vida parlamentar no Brasil”, por Marcus Pestana
Outro dia, durante almoço em Brasília, uma amiga me transmitiu o recado de outra amiga comum: “Fala para o nosso deputado que ele está muito sumido, e o pessoal está reclamando”. Isso numa quinta-feira, quando ainda daria pareceres, responderia à correspondência, daria retorno a ligações, para aí sim voltar a Belo Horizonte.

Limites ao crescimento econômico do país estão mais evidentes do que nunca, alerta ITV
A Carta de Formulação e Mobilização Política desta segunda-feira (7) afirma que a cruzada contra os juros mostrou-se oportuna para o governo desviar o foco das dificuldades para o país crescer neste ano. “Os limites à expansão estão mais evidentes do que nunca, seja na indústria, no comércio exterior ou nos investimentos", diz o documento editado pelo Instituto Teotônio Vilela.

Direto do Twitter, com os deputados Carlos Brandão (MA), Eduardo Barbosa (MG), Sérgio Guerra (PE), Otavio Leite (RJ) e Marcus Pestana (MG)
Direto do Plenário, com os deputados Jutahy Junior (BA) e João Campos (GO)
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete