21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Serra tem 38% e Dilma 18% em MS, diz Ibrape

2009-09-07 19:10:00

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem a preferência dos sul-mato-grossenses para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme pesquisa feita pelo Ibrape entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro e divulgada hoje no jornal Correio do Estado. Serra lidera a pesquisa com 38% das intenções de voto, seguido de Dilma Rousseff (PT), que tem 18%.

Em terceiro lugar aparece o deputado federal pelo Ceará, Ciro Gomes (PSB), com 11%. A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) tem 7% da preferência e a senadora Marina Silva (PV), 4%.

Serra tem melhor desempenho na região do Bolsão, onde atinge 46% da preferência, enquanto Dilma registra o pior desempenho, com 13%. Já no Pantanal a petista tem 23%, contra 30% de Serra. Os números são parecidos com os de Campo Grande, onde Serra alcança 35% e Dilma, 19%. A Capital concentra um terço da população do Estado.

Na região da Grande Dourados, também bastante populosa, Serra tem 39% das intenções de votos contra 14% de Dilma, seu seguindo pior desempenho no Estado.

Com Aécio– Em outra simulação, com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, representando o PSDB na disputa, Dilma assume a liderança com 22% das intenções de votos, contra 21% do tucano, no Estado. Ciro Gomes vem logo a seguir com 20%. Os números apontam empate técnico entre os três.

Considerando esse cenário, Dilma teria 27% dos votos dos pantaneiros, enquanto Aécio ficaria com 15%. Já no Bolsão, Aécio venceria com 25% e Dilma ficaria com os mesmos 13% obtidos no confronto com Serra.

Na Grande Dourados Aécio teria 26% dos votos, contra 14% de Dilma, também repetindo performance alcançada frente a Serra.
Lula x André

O Ibrape também pediu aos sul-mato-grossenses que avaliassem as administrações do presidente Lula (PT) e do governador André Puccinelli (PMDB). Para 69% dos entrevistados, Lula faz um governo ótimo ou bom. André obteve 58% de aprovação. Outros 22% consideram o governo Lula regular, 6% acham ruim ou péssimo e 3%, não responderam. André teve índice de 27% de regular, 13% de ruim ou péssimo, enquanto 2% não opinaram.

Lula perdeu os dois turnos da eleição presidencial em Mato Grosso do Sul para o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. No primeiro turno o petista teve o apoio de apenas 35,99% dos sul-mato-grossenses. No segundo turno seu eleitorado chegou a 44,98% dos votos, enquanto o tucano teve 55,02%. Mato Grosso do Sul foi um dos poucos estados em que Alckmin venceu em 2006.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete