34.9 C
Amambai
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Em busca de gás, Petrobras fecha acordo com Nigéria LNG

2007-04-27 06:35:00

Principal alternativa para evitar um novo racionamento de energia em 2010, a importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) teve seus primeiros contratos assinados pela Petrobras com a empresa Nigeria LNG.

O acordo de intenções, assinado pelo diretor de Gás e Energia da estatal, Ildo Sauer, em Barcelona, estabelece todas as condições para a negociação entre as duas companhias sempre que houver demanda de GNL por parte da Petrobras.

Além do contrato com a empresa nigeriana, a estatal brasileira firmou também um acordo de confidencialidade para a aquisição do suprimento junto à Oman LNG, empresa pertencente ao governo de Oman, com participação da Shell, Total, Kolng, Mitsubishi, Mitsui e Itochu.

Na opinião do diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, a inserção do GNL na matriz energética brasileira dentro do prazo previsto, no máximo para o primeiro semestre de 2009, é de "fundamental importância" para dar sustentação ao sistema elétrico e evitar um novo racionamento de energia, a exemplo do ocorrido em 2001. "Só com o GNL é que poderemos dar uma respirada", acredita Chipp.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete