25.7 C
Amambai
terça-feira, 7 de maio de 2024

Tempestade deixa quatro mortos e cancela vôos

2006-12-17 21:05:00

 forte chuva de granizo que caiu na madrugada deste domingo em várias províncias argentinas causou a morte de quatro pessoas, deixou destroços, alagou várias ruas e forçou o fechamento do aeroporto em Buenos Aires.
Um jovem de 21 anos morreu eletrocutado na província de Entre Ríos, onde um raio danificou o sistema central de fornecimento de oxigênio do hospital de Gualeguaychú, obrigando a transferências de pacientes, informou a Defesa Civil. Em Buenos Aires três jovens foram encontrados mortos no bairro de Belgrano, confirmou a polícia.
Tratava-se de três amigos, de entre 20 e 25 anos que entraram em uma canalização subterrânea, provavelmente para buscar objetos de valor perdidos, tendo sido surpreendidos pela tempestade.
Na capital, um raio atingiu a torre de controle do aeroporto, levando a Força Aérea a decretar o cancelamento de todos os vôos programados. Centenas de passageiros ficaram bloqueados, a maioria deles turistas estrangeiros.
As rajadas de vento, de até 100 km/h, derrubaram dezenas de postes da rede de energia elétrica e torres de alta tensão que abastecem a cidade balneária de Mar del Plata (400 km a sudoeste da capital), com cerca de 700.000 habitantes, deixando quase 80% da cidade no escuro durante várias horas.
Em Buenos Aires, as ruas amanheceram sujas, cheias de troncos de árvores, marquises destruídas e sinais apagados.
Segundo autoridades da Defesa Civil, alguns bairros ainda estão alagados, mas não será necessário retirar os moradores de suas casas. Vários bairros da periferia norte da capital continuam sem luz.
O serviço meteorológico prevê "novas tempestades com ventos fortes" nas províncias de Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé e La Pampa, em um círculo que compreende a parte central do país.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete