25.7 C
Amambai
terça-feira, 7 de maio de 2024

Urucum é incentivado no Vale do Ivinhema

2009-08-04 15:50:00

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) está orientando produtores da região de Nova Andradina sobre o cultivo do urucum, planta que vem sendo utilizada principalmente pela indústria alimentícia na produção de corante natural.

A atividade, já muito difundida em estados como São Paulo, encontra-se em ascensão em Mato Grosso do Sul e se configura como uma nova fonte de renda para pequenos produtores rurais. Em municípios como Nova Alvorada do Sul e Ivinhema, agricultores já estão obtendo bons resultados através do cultivo do urucum. O município de Nova Alvorada apresenta uma área de mais de 60 hectares de plantio e em Ivinhema, uma cooperativa formada por 15 produtores já se encontra no segundo de ano de colheita e comercialização da planta.

Interessados pelos bons resultados obtidos por meio da atividade, cerca de 50 agricultores dos municípios de Nova Andradina, Angélica, Ivinhema e Batayporã participaram nesta quarta-feira (22), de uma visita técnica a áreas de produção do município de Ivinhema e de uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI-SP), Roberto Hissao Arakaki. Durante a palestra, os participantes acompanharam também, depoimentos de produtores que obtiveram resultados exitosos através do cultivo do urucum.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador da Agraer na região de Nova Andradina, Sandro Henrique Polloni, o evento teve como principal objetivo, levar aos produtores, informações de ordem técnica e econômica sobre o urucum. Segundo Polloni, embora já haja campos de produção nos municípios de Angélica e Ivinhema, o cultivo do urucum ainda é incipiente na região. “Trata-se de uma atividade de baixo custo de implantação e manutenção, com grande retorno de comercialização e que apresenta também, uma grande resistência mesmo em épocas de seca. Iniciativas como esta, de orientação e esclarecimento dos produtores são imprescindíveis para que a cultura se fortaleça na região”, destaca Polloni.

O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, avalia a iniciativa destacando a importância da assistência técnica e extensão rural na busca por novas alternativas de renda para as famílias rurais. “Estamos trabalhando cada vez mais para fornecer aos agricultores do Estado, um trabalho de assistência técnica de qualidade, que permita o desenvolvimento da produção, gerando trabalho, renda e qualidade de vida às famílias rurais”, finaliza Roldão.

 Assessoria

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 07 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete