20.8 C
Amambai
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Amambai:STR quer apoio para promover reforma agrária

2007-06-29 06:41:37

Vilson Nascimento

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amambai está buscando apoio dos poderes constituídos e da sociedade em geral para promover reforma agrária de forma ordeira no município.

Em uma reunião realizada na Câmara Municipal de Amambai na noite da última terça-feira, 26, com a presença do prefeito Sérgio Barbosa, do vereador Gilmar de Almeida Vicentin, que representou o Poder Legislativo na ocasião e representantes de outros segmentos, entre eles o presidente do Sindicato Rural de Amambai Christiano Bortolotto, o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Amambai) Rodrigo Selhosrt, o presidente do Sindicato dos Varejistas de Amambai, Jandir Guerra e o Padre Haroldo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliado de Amambai, o presidente do STR, Genésio Barbosa da Silva relatou que o objetivo do Sindicado e das cerca de 100 famílias filiadas cadastradas na entidade que estão aguardando por um lote de terra para trabalhar não é promover acampamentos em beiras de estrada ou invadir propriedades rurais para forçar a aquisição da terra, mas sim, buscar a realização da reforma agrária de forma pacífica e em conjunto com os poderes constituídos.

“Não vamos montar acampamentos e nem promover invasões de terras. Queremos apoio do Poder Público e da sociedade de uma forma geral para adquirimos as terras e assentarmos as famílias de forma pacífica”, disse o presidente que na reunião estava assessorado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coronel Sapucaia, Pedro Macena Amarilha.

Crédito Fundiário– Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amambai a aquisição dessas terras, para a implantação dos assentamentos rurais poderão ser efetuadas através do “Crédito Fundiário”, um programa que possibilita aos trabalhadores rurais sem terra o acesso a terra por meio de financiamento.

O programa também prevê o financiamento dos investimentos em infra-estrutura básica ao assentado como construção de casas, implantação de energia elétrica, rede de abastecimento de água, construção de estradas para a estruturação da unidade produtiva, assistência técnica e investimentos iniciais na produção.

“Essa seria uma forma rápida e ágil de implantarmos assentamentos aqui em Amambai que, além de beneficiar muitas famílias de pequemos produtores que hoje trabalham de empregados, muitas delas na informalidade, vai gerar empregos e renda para o município”, avaliou Genésio Barbosa.

Iniciativa Apoiada– A iniciativa adotada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amambai em buscar apoio dos poderes constituídos e das entidades para encampar a luta pela realização da reforma agrária no município foi bastante elogiada pelo prefeito Sérgio Barbosa e demais segmentos presentes na reunião.

Para o presidente do Sindicato Rural, em muitas localidades órgão que se opõe aos sindicatos de trabalhadores rurais, Christiano Bortolotto a iniciativa da direção do STR em convidar autoridades e entidades para debater a questão agrária demonstra o interesse em realizar um trabalho sério, voltado expressamente para os interesses do pequeno produtor que quer ter seu pedaço de chão para produzir e sobreviver. “Iniciativas dessa natureza, de forma ordeira e diplomática tem nosso apoio e estamos dispostos a ajudar”, disse Bortolotto.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete