20.8 C
Amambai
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Mulheres representam Amambai na 4° Conferência Estadual de Políticas Públicas

2015-11-27 16:02:00

Katiéli Duarte

A Prefeitura de Amambai, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres viabilizou a participação de cerca de 25 mulheres amambaienses na 4° Edição da Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul. Membros do MMA (Movimento das Mulheres de Amambai) e do CMDMA (Conselho Municipal de Direitos para as Mulheres de Amambai) compuseram a caravana.

Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, a conferência contou com a participação de 154 delegadas de todo o estado, que foram definidas previamente nas conferências municipais, realizadas ao longo do ano. Em Amambai, foram eleitas, durante a 1° Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, 8 delegadas. Destas, 03 seguem representando o Estado a nível nacional.

Realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, a conferência definiu propostas para a conferência nacional. As propostas, retiradas dos eixos temáticos da conferência, serão levadas a Brasília (DF) em março de 2016, e incluem a criação de um sistema nacional de políticas para as mulheres, instalação de coordenadorias municipais com recursos humanos concursados e o fortalecimento de uma política de Estado constante para as mulheres do Brasil.

Zélia Rodrigues Borges, Gestora municipal da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Amambai relatou que a participação foi positiva. “As mulheres amambaienses tiveram participação expressiva e fizeram bonito na conferência. Participamos com um número artístico na abertura do evento e elegemos 03 delegadas para a Conferencia Nacional de 2016”, explicou.

As delegadas eleitas de Amambai para representar o Estado junto à outras 44 delegadas na conferência Nacional de 2016 foram Antônia Oceny, representando as trabalhadoras rurais, Cirley Farias, como representante das mulheres idosas e Adelia Aparecida Pereira, pelo Movimento das Mulheres de Amambai.

De acordo com a Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos Assistência Social e Trabalho), entre todas as delegadas eleitas, estão representantes de mulheres idosas, feministas, negras, de partidos políticos, da sociedade civil organizada, jovens, movimento de mulheres, indígenas, de sindicatos, de movimentos comunitários e de governos municipais e estadual.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 08 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete