15.7 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9988

Massa leva 2ª bateria; Barrichello é campeão no Kart

0

2008-11-30 22:13:00

O brasileiro Felipe Massa venceu a segunda bateria do Desafio das Estrelas de Kart, em Florianópolis. Mesmo assim, o ferrarista não ficou com o título. Como venceu a primeira bateria e, na soma total de pontos levou a melhor, Rubens Barrichello foi o campeão.

Com 36 pontos, Barrichello foi o campeão com um ponto a mais que Lucas Di Grassi. Massa, com 31 pontos, foi o terceiro colocado.

O alemão Michael Schumacher, quarto colocado na primeira bateria, abandonou a segunda bateria e terminou o Desafio das Estrelas em 8º, com 13 pontos.

Vice-campeão mundial de Fórmula 1 e principal organizador da prova, Massa comemorou não só a vitória na segunda bateria, mas a realização do Desafio, que pôde ajudar as vítimas das enchentes em Santa Catarina.

"É um espetáculo, uma ação de solidariedade que não tem preço. Conseguimos fazer o melhor para Santa Catarina, para Florianópolis, que é uma cidade sensacional. Unimos a torcida, o espetáculo, à causa do momento triste do Estado", afirmou Massa, em entrevista ao SporTV.

Apesar do êxito, Rubinho se envolveu em algumas manobras altamente competitivas – após ultrapassar o alemão, chegou a mandar sinais de reprovação para Schumi – saiu da competição de cabeça quente.

"O Di Grassi me botou para fora da pista uma hora, mas isso é um evento comemorativo. O Schumacher então parecia que estava em tempo de guerra, se esqueceu que está no Brasil e as coisas podem ficar mal para ele", esbravejou o piloto.

Disputando uma vaga de titular na Honda em 2009 com Barrichello, Di Grassi respondeu. "São coisas que fazem parte de corrida, o Michael também fez isso comigo. O Rubinho ficou bravo, mas acho que não deveria ficar assim", resumiu o piloto.

Primeira bateria:
1) 11 – Rubens Barrichello (SP), 34 voltas em 24:25.119
2) 18 – Lucas Di Grassi (SP), a 1.211
3) 21 – Thiago Camilo (SP), a 5.722
4) 1 – Michael Schumacher (D), a 15.332
5) 19 – Felipe Massa (SP), a 20.996
6) 16 – Allam Khodair (SP), a 23.177
7) 15 – Felipe Giaffone (SP), a 23.522
8) 9 – Xandinho Negrão (SP), a 28.826
9) 42 – Ricardo Zonta (SP), a 40.205
10) 65 – Max Wilson (SP), a 51.060
11) 6 – Tonny Kanaan (BA), a 1 volta
12) 14 – Luciano Burti (SP), a 1 volta
13) 4 – Alexandre Barros (SP), a 1 volta
14) 99 – Pupo Moreno (DF), a 1 volta
15) 17 – João P Oliveira (SP), a 2 voltas
16) 74 – Popó Bueno (RJ), a 2 voltas
17) 8 – Luis Tedesco (SC), a 3 voltas
18) 80 – Marcos Gomes (SP), a 7 voltas
19) 27 – Vitor Meira (DF), a 8 voltas
20) 25 – Luca Badoer (I), a 8 voltas
21) 20 – Vitantonio Liuzzi (I), a 10 voltas
22) 24 – Jeff Gordon (USA), a 10 voltas
23) 3 – Antonio Pizzonia (AM), a 12 voltas
24) 77 – Tarso Marques (PR), a 13 voltas
25) 90 – Ricardo Mauricio (SP), a 17 voltas
26) 2 – Mario Moraes (SP), a 33 voltas

Segunda bateria:
1) 19 – Felipe Massa (SP), 37 voltas em 26:10.694 (média de 84,97 km/h)
2) 15 – Felipe Giaffone (SP), a 0.179
3) 18 – Lucas Di Grassi (SP), a 1.041
4) 9 – Xandinho Negrão (SP), a 2.219
5) 11 – Rubens Barrichello (SP), a 5.262
6) 65 – Max Wilson (SP), a 11.056
7) 3 – Antonio Pizzonia (AM), a 12.487
8) 17 – João P Oliveira (SP), a 29.114
9) 77 – Tarso Marques (PR), a 35.596
10) 74 – Popó Bueno (RJ), a 37.251
11) 2 – Mario Moraes (SP), a 1 volta
12) 27 – Vitor Meira (DF), a 1 volta
13) 99 – Pupo Moreno (DF), a 1 volta
14) 21 – Thiago Camilo (SP), a 2 voltas
15) 42 – Ricardo Zonta (SP), a 2 voltas
16) 80 – Marcos Gomes (SP), a 3 voltas
17) 8 – Luis Tedesco (SC), a 4 voltas
18) 14 – Luciano Burti (SP), a 4 voltas
19) 6 – Tonny Kanaan (BA), a 9 voltas
20) 4 – Alexandre Barros (SP), a 13 voltas
21) 16 – Allam Khodair (SP), a 18 voltas
22) 24 – Jeff Gordon (USA), a 20 voltas
23) 1 – Michael Schumacher (D), a 26 voltas
24) 90 – Ricardo Mauricio (SP), a 29 voltas
25) 25 – Luca Badoer (I), a 31 voltas

Sobe para 114 número de mortos nas enchentes de SC

0

2008-11-30 20:57:00

O número de mortes causadas pela chuva em Santa Catarina já chega a 114, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil neste domingo (30).

A Defesa Civil do Estado confirmou na noite deste domingo a morte de mais uma criança e uma mulher em um novo desmoronamento de terra que aconteceu às 18h na localidade de Braço do Joaquim, em Luiz Alves, no Vale do Itajaí.

No acidente, um bombeiro de São Paulo que integra a Força Nacional ficou gravemente ferido e foi levado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Outras vítimas resgatadas com vida foram levadas para o hospital de Luiz Alves. As buscas deverão ser retomadas nesta segunda, durante o dia.
 
Além disso, outros dois corpos foram encontrados neste domingo. Um deles foi encontrado às margens do Rio Itajaí-Açu, no bairro Salseiros, em Itajaí.

Como o homem não foi identificado -o corpo estava em avançado estado de putrefação -, o local da morte também não foi determinado. O corpo pode ter sido levado pelo rio até Itajaí. Outro corpo foi encontrado em Gaspar e outros dois, em Luiz Alves.

São 78.707 desalojados e desabrigados – 27.410 desabrigados e 51.297 desalojados. Pelo menos 19 permanecem desaparecidas. Ao todo, mais de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Os óbitos ocorreram nas seguintes cidades: Brusque (1), Gaspar (16), Blumenau (24), em Jaraguá do Sul (13), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (8), Rancho Queimado (2), Ilhota (37), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).

Voluntários- O Instituto Voluntários em Ação (IVA) e a Defesa Civil de Santa Catarina informaram neste domingo (30) que estão cadastrando voluntários para o auxílio das vítimas da enchente que atingiu o estado, deixando mortos e milhares desabrigados.

Profissionais da área da saúde que queiram ajudar devem se cadastrar no site da Secretaria estadual de Saúde.

O IVA também busca pessoas que possam carregar caminhões, doar sangue, separar os donativos enviados conforme as necessidades de cada município (é preciso ir ao local) e que possam divulgar campanhas de doações. O site da entidade traz mais detalhes sobre as funções voluntárias.

0800– A partir das 15h (de MS) deste domingo, a Defesa Civil de Santa Catarina disponibilizou um número de discagem gratuita para os interessados em fazer doação por depósito bancário para ajudar as vítimas das enchentes em Santa Catarina.

Por meio do 0800 48 2020 será possível obter todas informações sobre bancos e contas bancárias abertas para esse fim.

Bombeiros e SAVE já arrecadaram 2t em doações

0

2008-11-30 20:00:00

Vilson Nascimento

A campanha desencadeada pelos militares do Corpo de Bombeiros e integrantes do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência) de Amambai, lançada na última sexta-feira (28) já arrecadou cerca de 2 toneladas de donativos para as famílias desabrigadas pela enchente ocorrida no final de semana passado em Santa Cataria e pretende, segundo os organizadores, arrecadar ainda mais até o final da campanha, que se estenderá até o final da tarde desta segunda-feira, 1 de dezembro.

Veja fotos da campanha de arrecadação no "Holofote" ao lado

Uniformizados e equipados com carro de som e um ABT (Auto Bomba Tanque) cedido pelo comando do 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai, os voluntários sacrificaram sua folga com os familiares e percorreram vários bairros da cidade neste domingo (30) pela manhã e a tarde e conseguiram coletar um grande número de doações, entre elas, alimentos, roupas, calçados e materiais de higiene, produtos que os quase 80 mil desabrigados mais necessitam.

Muitas pessoas, comovidas com a situação das famílias desabrigadas por conta da catástrofe natural, também estão procurando a sede do Corpo de Bombeiros em Amambai para deixarem suas doações.

Campanha continua- Desde a manhã de sexta-feira o Corpo de Bombeiros e os integrantes do SAVE vem atuando na campanha humanitária em Amambai. O mesmo trabalho de coleta de donativos que foi desenvolvida durante todo o dia desse domingo, também será estendido para o centro comercial da cidade nesta segunda-feira.

Várias mulheres, também voluntárias, trabalharam durante toda a tarde e início da noite desse domingo na sede do 3º SGB em Amambai ajudando a separar e embalar as roupas e os calçados doados pela população.

Segundo a coordenação dos trabalhos, as pessoas que desejarem contribuir com a campanha poderão entregar seus donativos na sede do 3º SGB, ao lado da Praça Orlando Viol, no centro da cidade ou, caso a doação seja em quantia elevada, o doador poderá acionar o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 que uma equipe se deslocará até a residência ou estabelecimento comercial para realizar a coleta.

Um caminhão sairá de Amambai na próxima terça (2), levando todos os donativos arrecadados, que serão entregues diretamente para a Defesa Civil de Santa Catarina para serem distribuídos às famílias necessitadas.

Sobe para 112 o número de mortes em Santa Catarina

0

2008-11-30 19:56:00

Sobe para 112 o número de mortes registradas devido às chuvas que castigam a região leste de Santa Catarina. Os desabrigados e desalojados pelas chuvas somam 78.707, sendo 27 mil desabrigados e 51 mil desalojados. Estão confirmados 19 desaparecimentos.

Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do estado às 17h45 de hoje (30), a última morte foi registrada em Gaspar, que já contabiliza 16 mortes. Ilhota é a cidade com o maior número de mortos (37). Em seguida vêm Blumenau (24); Jaraguá do Sul (13); Luís Alves (seis); Rodeio (quatro); Iatajaí (três); Rancho Queimados, Benedito Novo (dois óbitos em cada); Brusque, Pomerode, Bom Jardim da Serra, São Pedro de Alcântara e Florianópolis (uma morte em cada).

As chuvas que castigam a região leste de Santa Catarina devem continuar nesse domingo (30) de Florianópolis ao litoral Norte do estado e no Vale de Itajaí. A previsão para segunda e terça-feira é de tempo instável com chuva em todo o estado graças à atuação de uma frente fria. As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometereologia de Santa Catarina.

Com os resultados de hoje, decisão do Brasileiro é adiada

0

2008-11-30 18:32:00

Vilson Nascimento

Com a vitória do Grêmio sobre o Ipatinga em Minas e o empate do São Paulo frente ao Fluminense em  São Paulo, a decisão do Brasileirão 2008 acaba sendo transferida para o próximo domingo, 7 de dezembro.

Para o São Paulo, que esperava sair do Morumbi com o título garantido neste domingo, basta um empate contra o Goiás em Brasília para conquistar o tri-campeonato.

Já para o Grêmio chegar ao título, terá que vencer o Atlético Mineiro em casa e torcer por uma derrota do São Paulo. Com esse resultado as duas equipes ficariam empatadas no número de pontos, más o time gaúcho levantaria o “caneco” por conta do número de vitórias.
Rebaixamento

Outra disputa ferrenha que será travada na última rodada é para ver quem cai e quem fica na primeira divisão no ano que vem.

Os resultados da rodada desse domingo (30) sacramentou o rebaixamento matematicamente do Ipatinga que perdeu para o Grêmio em casa e da Portuguesa, que empatou com o Sport, também em casa.

O Vasco e o Figueirense venceram seus confrontos, mas permaneceram na zona de rebaixamento e já não dependem de si próprios para permanecerem na Série A em 2009. Eles precisam vencer duas partidas e torcerem por tropeços de adversários.

Veja a seguir, números da rodada, a classificação e os confrontos da última rodada do Brasileirão 2009.

Hoje, domingo 30/11
Botafogo 1  x 3  Figueirense  
Internacional 1  x 0  Cruzeiro  
Vitória 0  x 0  Palmeiras  
Portuguesa 2  x 2  Sport  
Coritiba 0  x 2  Vasco  
Náutico 2  x 1  Atlético-PR  
Flamengo 3  x 3  Goiás  
Ipatinga 1  x 4  Grêmio  
Atlético-MG 0  x 0  Santos  
São Paulo  1  x 1  Fluminense

Veja como ficou a classificação após a penúltima rodada

1º  São Paulo-     72
2º  Grêmio-          69
3º  Palmeiras-      65
4º  Cruzeiro-        64
   Flamengo-        64
6º  Internacional-  54
7º  Goiás-            53
   Coritiba-            53
9º  Botafogo-        50 
10º  Vitória-          49
   Sport-               49
12º  Atlético-MG-  48
13º  Fluminense-   44
   Santos-             44
15º  Náutico-        43
16º  Atlético-PR-   42
17º  Figueirense-   41
18º  Vasco-          40
19º  Portuguesa-   38 
20º  Ipatinga-        34
 
Confira os jogos pela última e decisiva rodada do Brasileirão 2008

Domingo- 07/12

Maracanã-              Fluminense   x   Ipatinga  
Olímpico–                Grêmio   x   Atlético-MG  
Bezerrão–                Goiás   x   São Paulo   
Vila Belmiro–           Santos   x   Náutico  
Arena da Baixada–  Atlético-PR   x   Flamengo  
Ilha do Retiro–         Sport   x   Coritiba
São Januário–          Vasco   x   Vitória  
Orlando Scarpelli–   Figueirense   x   Internacional  
Mineirão–                 Cruzeiro   x   Portuguesa  
Palestra Itália–  Palmeiras   x   Botafogo

Obs: Todos os jogos terão início às 16h (horário de MS)

Funcionário de usina levou mais de 10 facadas em Naviraí

0

2008-11-30 17:14:00

O funcionário de uma usina de Naviraí, Carlo Ricardes, de 44 anos, foi levado em estado gravíssimo no hospital do município, após ser atingido por mais de 10 golpes de faca em várias regiões do corpo,como tórax, boca e pescoço. O caso foi por volta de 10h50 deste domingo, segundo consta em boletim de ocorrência.

Os seguranças da empresa conseguiram deter o autor, Vanildo Recartes, de 26 anos, que foi preso em flagrante. Testemunhas contaram que Carlo caminhava em direção ao seu alojamento e que Vanildo o esperava no caminho. Quando ele se aproximou o rapaz desferiu os golpes.

O rapaz foi levado ao centro cirúrgico da Santa Casa às pressas. De acordo com as testemunhas, os dois teriam ingerido bebidas alcoólicas. Vanildo foi agredido por outros funcionários da usina.

Bombeiros localizam corpo de criança afogada em Tacuru

0

2008-11-30 16:10:00

Vilson Nascimento

Equipes do Corpo de Bombeiros de Amambai, com apoio de mergulhadores do Grupamento Bombeiros de Ponta Porã localizaram, na tarde desse domingo (30), o corpo de uma menina indígena de 11 anos de idade, que morreu afogada no final da manhã de sábado (29) no Rio Ipuitã no município de Tacuru.

Segundo a Polícia Militar de Tacuru que também atendeu o caso, Cláudia Romeiro de 11 anos, residente na Aldeia Jaguapiré, a cerca de 25 quilômetros da cidade, brincava no rio em companhia de outras duas crianças no final da manhã de sábado, em um trecho do Ipuitã que corta a reserva indígena, quando veio a se afogar e desaparecer nas águas barrentas e de forte correnteza.

Comunicada sobre o ocorrido já na noite de sábado, a equipe de resgate se deslocou para a região onde ocorreu o afogamento nesse domingo pela manhã e iniciaram as buscas pelo corpo da criança por volta das 11h, vindo a localizá-lo, por volta das 14h30.

Segundo os bombeiros o corpo da menina, que havia saído de casa para buscar água na manhã de sábado e sem autorização dos pais, teria resolvido tomar banho no rio, estava enroscado em um galho de árvore em uma parte funda, a certa distancia do local onde havia desaparecido.

Após o resgate, o corpo da menor foi encaminhado para o Hospital Municipal de Tacuru para a realização de exame necroscópico, posteriormente entregue aos familiares.

Matéria atualizada às 22h desse domingo

Grupo de jovens é preso por atacar policiais em Caarapó

0

2008-11-30 15:10:00

Três pessoas foram presas na madrugada de hoje em Caarapó após atacarem um grupo de policiais da cidade, segundo relata a Polícia Militar. A confusão começou quando os PMs flagraram na área central do município um corsa, dirigido por Givaldo Espíndola, de 26 anos, em manobras arriscadas e com som em alto volume.

Ao ser abordado ele e o casal GenivaldoAndrade, de 27 anos, e Rosana Furlaneto, 32 anos, começaram a arremessar garrafas e latas de cerveja contra os policiais, atingindo também a lataria do carro da PM.

Segundo a Polícia Militar, o grupo teria ainda incitado outras pessoas que estavam no local a agredir os policiais, com xingamentos como “ladrões” e “porcos”, além de fazer ameaças. “Não vamos deixar prender ninguém, eles são só 3 e nós somos bastante”, detalha o boletim de ocorrência.

Mesmo assim, os três foram dominados e submetidos ao teste do bafômetro que apontou quantidade de álcool superior ao permitido no sangue do motorista.

Adolescentes são flagrados durante roubo em Eldorado

0

2008-11-30 13:13:00

Um vigilante em Eldorado flagrou dois adolescentes que haviam invadido o estabelecimento comercial na madrugada desse domingo, às 2h20, na Rua Santa Terezinha, região central.

Conforme registro policial, os ladrões tentaram levar um lap top e uma bolsa preta, mas foram surpreendidos pelo vigilante. Os garotos correram e deixaram os produtos no chão. Eles não foram identificados.

Bombeiros e SAVE saem às ruas em busca de donativos

0

2008-11-30 12:38:00

Vilson Nascimento

Militares de Corpo de Bombeiros e integrantes do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência) de Amambai saíram às ruas na manhã desse domingo em busca de donativos para as famílias desabrigadas pela enchente do último final de semana em Santa Cataria.

Uniformizados e equipados com carro de som e um ABT (Auto Bomba Tanque) cedido pelo comando do 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai, os voluntários percorreram vários bairros da cidade e conseguiram coletar um grande número de doações, entre elas, alimentos e roupas, produtos que os quase 80 mil desabrigados mais necessitam. Segundo os voluntários o trabalho terá continuidade durante toda à tarde de hoje.

Campanha- Desde a manhã de sexta-feira (29) o Corpo de Bombeiros e os integrantes do SAVE vem atuando na campanha humanitária que segue até o final da tarde dessa segunda-feira (1) em Amambai.

As pessoas que desejarem contribuir com a campanha poderão entregar seus donativos na sede do 3º SGB, ao lado da Praça Orlando Viol, no centro da cidade ou, caso a doação seja em quantia elevada, o doador poderá acionar o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 que uma equipe se deslocará até a residência ou estabelecimento comercial para realizar a coleta.

Um caminhão sairá de Amambai na próxima terça (2), levando todos os donativos arrecadados, que serão entregues diretamente à Defesa Civil de Santa Catarina para serem destruídos às famílias necessitadas.

A partir de 2ª serviços de atendimentos terão novas regras

0

2008-11-30 12:32:00

Quem já precisou resolver um problema com alguma empresa ou prestadora de serviço pelo telefone sabe que, muitas vezes, o tempo de espera é grande e a demora para ser atendido costuma tirar a paciência de muitos consumidores.

Mas a partir de amanhã (1º), os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs) terão novas regras. Com a entrada em vigor do Decreto 6.523/08, o consumidor não deverá esperar mais do que um minuto para ser atendido. Ao ligar para um SAC, o consumidor deve ter a opção, logo no primeiro menu eletrônico e em todas as suas subdivisões, de falar diretamente com o atendente, sem ter que fornecer seus dados antes.

O serviço deve funcionar todos os dias durante 24 horas. O pedido de cancelamento de um serviço deve ser registrado imediatamente e os efeitos do cancelamento também devem ser imediatos.

As determinações valem para setores regulados pelo governo, como os serviços de telecomunicações, instituições financeiras, companhias aéreas, transportes terrestres, planos de saúde, serviços de água e energia elétrica. As regras não valem para oferta e contratação de produtos e serviços realizados pelos telefones.

O decreto também prevê que os consumidores poderão pedir, em um prazo de 72 horas, cópia da gravação do atendimento, que poderá ser usada para posteriores reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. As gravações devem ser mantidas por 90 dias.

Para a advogada Mariana Alves, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o consumidor será mais respeitado e terá um atendimento mais breve e esclarecedor. Ela lembra também que os serviços de atendimento terão que formar os atendentes para que eles conheçam bem os produtos e possam atender os consumidores de forma satisfatória.

“Qualquer atendente vai ter que ter capacidade técnica para discutir aquele produto, e antes isso não acontecia. A pessoa era transferida várias vezes para poder falar com setores específicos”, disse.

Segundo ela, o próprio consumidor será o fiscal da nova legislação. “As regras do decreto são simples, será de fácil compreensão para o consumidor e ele deve fiscalizar se aquele atendimento está sendo condizente com a lei e, caso contrário, deve fazer uma denúncia ao Procon”, alerta.
Quem não receber o atendimento adequado poderá denunciar ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), Ministérios Públicos, Procons, Defensorias Públicas e entidades civis que representam a área.

Índio vende motoneta por R$ 850, o dinheiro era falso

0

2008-11-30 11:49:00

Vilson Nascimento

Um indígena de 28 anos, residente na Aldeia Amambai em Amambai, achou que fez um “negócio da China” ao vender uma motoneta Hero Puch avaliada em pouco mais de R$ 500 reais pelo valor de R$ 800 reais e receber em dinheiro vivo, más ao procurar um mercado para gastar parte da grana a surpresa, todo o dinheiro era falso.

De acordo com a Polícia Civil de Amambai que recebeu a denúncia do golpe e realizou a apreensão das cédulas falsas, a vítima relatou que o negócio foi fechado com um indivíduo branco e na cidade em Amambai, porém a própria vítima afirma não saber quem é o golpista.

“Apenas fizemos o negócio. Eu queria vender e ele tinha o dinheiro, então negociamos”, disse o indígena que chegou a realizar a compra no mercado, mas na hora de pagar, ao ser descoberto que o dinheiro, em notas de R$ 50 reais, era falsificado, acabou ficando sem dinheiro e teve que devolver toda a mercadoria retirada da prateleira.

Por se tratar de crime contra o sistema financeiro, a Polícia Civil de Amambai deverá repassar esse caso à Polícia Federal para proceder as investigações, porém a PC local, visando evitar que novos golpes dessa natureza sejam aplicados na cidade, faz um alerta, principalmente aos comerciantes, para checagem as cédulas de reais na hora de pegá-las, para evitar cair em golpes.

No caso do guarani-kaiowá que vendeu a motoneta e recebeu com notas falsas, o prejuízo é certo, já que o “comprador” desapareceu com a Hero Puch e ele se quer sabe quem é o autor.

Acadêmicos da UFMS de Paranhos concluem etapa

0

2008-11-30 10:04:00

Jaime  Mel

Os acadêmicos do curso de Biologia da UFMS/EAD, Pólo de Paranhos estão felizes por concluírem mais uma etapa em suas formações, no inicio de novembro concluíram mais um semestre, o quarto dos oito semestre  do curso.
 
Determinação, persistência e muita vontade são predicados essenciais no cotidiano desses universitários que enfrentam  todas dificuldades impostas em um curso à distancia, com objetivos em comum que é a realização de um sonho que a concretização de um curso superior.
 
O Curso existe graças a um convênio da Prefeitura Municipal com a UFMS, onde a Prefeitura entra com o espaço físico e ajuda de custo e locomoção dos professores, já a UFMS oferece a metodologia e os professores através de um consórcio setentrional.
 
Ao findar mais essa etapa os acadêmicos fazem questão de agradecerem o Prefeito Dirceu Bettoni, os coordenadores do Curso, os professores da UFMS, os amigos e parentes que incentivam tanto e o monitor presencial, o biólogo Paulo Klaus, desejando a todos um Feliz natal e um próspero ano repleto de realizações, paz e muitas conquistas.

Termina hoje prazo para vacinação contra febre aftosa

0

2008-11-30 09:05:00

Termina neste domingo (30) o prazo para que pecuaristas de 17 estados e do Distrito Federal vacinem bovinos e bubalinos contra a febre aftosa.

A etapa seguinte, que será iniciada no dia 1º de dezembro, é a declaração do rebanho vacinado nos escritórios e nas agências da defesa agropecuária de cada estado. O prazo para a conclusão da declaração varia de 7 a 15 dias, de acordo com as regras determinadas por cada estado.

O criador que não declarar que o gado está vacinado contra a febre aftosa pode ser multado e também perder a Guia de Trânsito Animal (GTA), entre outras penalidades previstas em lei. A informação é do Ministério da Agricultura.

A expectativa do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) é imunizar mais de 75 milhões de animais nos estados de Rondônia, Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.

Bombeiros tentarão resgatar indígena afogada em Tacuru

0

2008-11-30 08:08:00

Vilson Nascimento

Uma equipe do 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai, com apoio de mergulhadores do Grupamento Bombeiros de Ponta Porã, se deslocou para a região da Aldeia Jaguapiré no município de Tacuru para tentar resgatar o corpo de uma indígena que morreu afogado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, Cláudia Romeiro de apenas 11anos, brincava com outras crianças quando teria se afogado, na tarde de ontem, sábado, nas águas barrentas do Rio Ipuitã, que corta os fundos da reserva indígena. A Aldeia Jaguapiré está localizada a cerca de 25 quilômetros da cidade, em Tacuru.

Matéria atualizada às 11h14

Itália vai aumentar impostos para material pornográfico

0

2008-11-30 07:07:00

A Itália vai aplicar um imposto específico sobre todos os materiais e manifestações artísticas relacionados à pornografia. A iniciativa foi aprovada pelo premiê Silvio Berlusconi.

A tributação que as autoridades italianas aplicarão sobre as produções pornográficas no país será de 25% e está prevista no pacote anticrise anunciado nesta sexta-feira (28) após uma reunião do gabinete de ministros italianos.

O novo imposto, que nunca chegou a ser aplicado, foi proposto pela primeira vez em 2002, por Vittorio Emanuele Falsita, então deputado do partido Forza Itália, fundado por Berlusconi em 1994.

No artigo 31 do plano anticrise, o governo Berlusconi define o que se entende por pornografia. Porém, nos próximos dois meses, o Executivo deve baixar um decreto estabelecendo os critérios para a diferenciação entre o que é e o que não é sexualmente explícito.

O tributo será aplicado sobre publicações especializadas, como revistas com DVDs, e "toda obra literária, teatral e cinematográfica, audiovisual ou multimídia, também realizada ou reproduzida sobre suporte informático ou telemático, na qual estejam presentes imagens ou cenas com atos sexuais explícitos e não simulados entre adultos".

Revolta- Grandes nomes da área reagiram imediatamente à medida. O popular ator de filmes pornôs Rocco Siffredi, por exemplo, disse à edição deste sábado do jornal "Corriere della Sera" que o imposto dá uma mostra clara do quão moralista é o Governo italiano.

"Nada será arrecadado. Só conseguirão taxar os objetos. Hoje, os DVDs já não vendem mais. O sexo está na internet (…). É uma vergonha", declarou Rocco.

Prefeitura de Amambai reforma ponte sobre Rio Amambai

0

2008-11-30 07:01:00

Através da secretaria municipal de Obras, a prefeitura de Amambai realizou obra de reforma da ponte sobre o rio Amambai, na região da escola Agrotécnica. A obra foi realizada com recursos próprios do município. No sábado, dia 29, o prefeito Sérgio Barbosa e os vereadores Carlos Nascimento, Roberto Protético e Josué Carlos de Barros, visitaram a obra.
 
Foram realizados serviços de troca de vigas, assoalho, rodeiros e guardas rodas. Cerca de R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais) foram gastos na obra. A ponte mede 32 metros de extensão e interliga os municípios de Amambai e Aral Moreira.

Segundo o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa,  a obra garante o escoamento da safra e o acesso das famílias que moram na região até a sede do município de Amambai. “Esta é mais uma obra da nossa administração em benefício das famílias que moram na área rural. Nestes quatro anos já construímos cerca de 13 novas pontes e mais de 15 foram reformadas”, afirmou o prefeito.

Estiveram também presentes o vereador eleito, Cristino Toledo, os secretários municipais de Obras, Educação e de Meio Ambiente, Gelza Dutra, Rosane Guazina e José Luis Karasek, respectivamente e o diretor da escola Agrotécnica Lino do Amaral Cardinal, professor Osmar Aparecido Delvecchio.

Amambai:Farmácia de plantão hoje,Farmácia Droganossa

0

2008-11-30 06:00:00

Confira a previsão do horóscopo para hoje, dia 30

0

2008-11-30 04:56:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Hoje você está inteligente e animado. Novas palavras e boas idéias, e o resultado é um comportamento alegre e comunicativo. Só um impulso para falar demais pode levá-lo dar alguma escorregada. Se você souber se manter comedido, o dia deverá ser super agradável.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
Os relacionamentos ilusórios perdem a graça, abrindo um novo mundo de oportunidades, que até agora estavam veladas. Você escolhe para o seu convívio pessoas mais constantes e responsáveis. Estes parceiros lhe trarão prosperidade material ou um amor intenso e profundo.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Domingo positivo para você. Controle, porém, uma tendência a ser franco demais ao falar com as pessoas; isso provoca repulsa e oposição. Busque o seu senso de humor onde ele estiver: saberá rir das circunstâncias e de si mesmo, e assim poderá receber as bênçãos da vida.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Neste momento, você está com uma tendência para a teimosia e o orgulho. Se o seu relacionamento afetivo não está satisfatório, procure refletir e avaliar seus sentimentos antes de tomar decisões, evitando assim atitudes extremistas, das quais você poderia se arrepender depois.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Satisfação no campo afetivo. Você está ardente e apaixonado; terá facilidade de criar e manter um clima muito romântico e sensual com o seu parceiro. Também está bastante ousado: hoje é possível que consiga realizar alguma coisa que deseja há muito tempo.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Procure saber o que se passou com a sua família nessa semana que terminou. O ritmo apressado da vida que levamos às vezes nos faz esquecer das pessoas com quem nos importamos e que se importam conosco, e deixamos de trocar experiências com elas. Aproveite a hora do almoço.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Você não está desperdiçando afeto com quem não corresponde: afasta-se das pessoas ingratas. Este momento favorece especialmente os artistas, mas todos estão precisando de beleza. Não deixe de dar atenção às coisas bonitas, sejam objetos, pessoas ou a natureza. Alegre seus olhos.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Muito entusiasmo com os novos projetos e as novas idéias que vêm surgindo. Guarde um pouco dessa energia para a semana que vai começar, quando você estiver mais concentrado no trabalho. Aproveite o dia para se dedicar ao lazer e dê um descanso à sua mente. Divirta-se.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
Hoje você poderá finalmente achar a solução para um problema que o aborrecia há muito tempo. Às vezes a gente vai longe procurando uma resposta que está ao nosso lado, ao alcance da nossa mão. Medite sobre isso e renove a sua confiança em si mesmo e na vida.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Dia ameno. Bom andamento dos assuntos de qualquer área, por causa da sua firmeza e segurança. Favorável para encontros sociais, de preferência informais. Apesar da tendência calma desse dia, prepare-se para um acontecimento inesperado porém positivo no setor afetivo.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Hoje você está emocionalmente receptivo às pessoas. Até mesmo quem não lhe conhece bem vai se aproximar: você, que está mesmo particularmente afetuoso e encantador. Os outros se sentirão mais alegres e à vontade na sua companhia. Aproveite para receber afeto também.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Hoje você tende a rejeitar qualquer inovação no seu programa, e assim perder a oportunidade de um bom convívio social. Está difícil fazer acordos. Você tem certeza que está certo, e não vai arredar o pé das suas opiniões. Sendo assim, faça o que quiser fazer. Sozinho.

Mãe tem de provar que é mulher para mudar nome e sexo

0

2008-11-30 03:10:00

Mãe de três filhos, a empregada doméstica Ivone Carmo da Silva, de 33 anos, finalmente conseguiu provar à Justiça brasileira que é mulher e que seu primeiro nome – Ivonei – foi registrado com erro na certidão de nascimento.

Ela tentou outras duas vezes mudar o documento que provocava constrangimentos em seu cotidiano desde que se entendeu por gente. Pobre e analfabeta, ela conta que a tarefa parecia sempre tão difícil que ela desistiu. Desta vez, só foi possível graças à percepção de um pastor evangélico e à ajuda de um casal de advogados que aceitou interceder por ela à Justiça sem cobrar pelo serviço.

Ivone, que completará 34 anos no próximo dia 16 de dezembro, só agora vai poder mudar seu nome para Ivone e, com a retificação da informação sobre sexo na certidão, solicitar título de eleitor, inscrição no CPF e carteira de trabalho.

Com os documentos em mão, ela vai voltar a solicitar novamente a inclusão de seu nome no Bolsa-Família. Em 2003, quando ainda morava no Recife, ela conseguiu o cartão, mas, sem documentos, não podia retirar o dinheiro.

"A assistente social me falou: ‘você não tem CPF, você não é ninguém." Agora com a possibilidade de votar e de ter conta bancária, Ivone também planeja oficializar sua união com o metalúrgico Cícero Gomes da Silva, com quem vive há 11 anos. Ela, que nunca freqüentou escola, pretende também iniciar um curso supletivo.

A vida de Ivone mudou em 25 de novembro, quando a juíza Iohana Frizzani Exposito, do Fórum de Itatiba, cidade localizada a 84 km de São Paulo, aceitou o pedido de retificação de seu registro civil.

"Ficou comprovado pela prova testemunhal, documental e pericial que a requerente é do sexo feminino, apesar de constar em seu registro de nascimento que é do sexo masculino", diz a sentença.

Embora a juíza tenha constatado na primeira audiência que Ivone é mulher, o Ministério Público de Itatiba decidiu, por prudência, pedir provas. A doméstica teve de submeter-se a exame clínico no Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico constatou que Ivone "possui órgão genital compatível com o sexo feminino, mamas desenvolvidas e cicatriz de parto normal." A doméstica diz que passar pelo exame foi constrangedor, mas considerou natural. "A gente fica só um pouco nervosa", afirmou.

Ivonei não conseguiu descobrir como foi que o erro surgiu quando seu pai a registrou no cartório de São João do Meriti, no Rio de Janeiro, há 34 anos. O marido dela, Cícero, supõe que o sogro tenha confundido a palavra ‘feminino’ com ‘masculino’.

"Ele também era analfabeto e pode ser que tenha confundido ou a pessoa do cartório confundiu", afirmou. Para a advogada Elizabete Peixoto, o funcionário do cartório pode ter errado ao supor tratar-se de um menino a partir do nome sugerido pelo pai

Ao completar 18 anos, Ivone tentou mudar o registro para retirar a carteira de trabalho e desistiu porque o documento não batia. "Não sabia direito como fazer, não tinha orientação de ninguém", contou ela.

Há quatro anos em São Paulo, Ivone pediu que familiares retificassem o registro, mas os funcionários exigiram sua presença em São João do Meriti. "Minha sogra mora no Rio e tentou resolver, mas tinha que entrar com ação judicial", conta Cícero.

Outro choque com a realidade ocorreu quando Cícero tentou oficializar a união dos dois. "A moça disse que no Brasil não existe casamento de homem com homem", afirmou.

Ivone conta que embora a certidão de nascimento aponte sexo masculino ela não teve problemas para receber atendimento médico em maternidades públicas ao dar à luz os três filhos. O nome da mãe, no entanto, aparece como Ivone na certidão de nascimento dos filhos, que também terão de ser retificadas.

Evangélicos, Ivone e Cícero freqüentavam a Igreja Cristo Pentecostal no Brasil, que orienta os fiéis a regularizarem sua situação civil. O pastor Pedro Márcio da Silva notava que a família visitava a igreja e depois sumia por algumas semanas. Questionados sobre o motivo do distanciamento, eles contaram o problema.