16.8 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9985

Amambai embarcou 6t aos desabrigados em SC

0

2008-12-03 07:27:00

Vilson Nascimento

Integrantes do Corpo de Bombeiros e do SAVE (Serviço de Atendimento Voluntário à Emergência) de Amambai realizaram o embarque de 6 toneladas de donativos, entre alimentos, roupas, calçados e materiais de higiene, para auxiliar as famílias desabrigadas pela enchente em Santa Catarina.

O caminhão, cedido por uma empresa do ramo de construção civil com sede na cidade, deixou Amambai na manhã dessa quarta-feira (3) acompanhado pelo sargento Corpo de Bombeiros, Mário Lopes e pelo voluntário do SAVE, Osmar Godoy que acompanharão pessoalmente a entrega das doações à coordenadoria da Defesa Civil do Estado em Santa Catarina.

Campanha arrecadou 7 Toneladas

Todos os donativos, as 6 toneladas embarcadas nessa quarta e mais cerca de uma tonelada que não coube no caminhão e será enviada posteriormente, desta fez, por meio da Defesa Civil do Estado em Mato Grosso do Sul, segundo a coordenação da campanha, foram frutos da iniciativa de profissionais e voluntários que sacrificaram seus horários de folga no trabalho e o final de semana para realizar as arrecadações e da solidariedade da população de Amambai, município com 33 mil habitantes, que não mediu esforços para apoiar campanha.

A campanha de arrecadação, que foi lançada na sexta-feira passada, 28 de novembro, pelo sargento bombeiro, Wilson Vicente Ferreira e encampada pelo comando e todo o efetivo do 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros e pelos voluntários do SAVE, um grupo composto por pessoas voluntárias que atuam em situações de emergências na cidade, percorreu as ruas de Amambai e recebeu doações de todas as camadas da sociedade, desde empresários e pessoas das classes alta e média, até pessoas mais humildes, residentes em bairros periféricos, mas que também fizeram questão de deixar sua contribuição.

Chega a 117 número de mortes em Santa Catarina

0

2008-12-03 07:05:00

Aumentou para 117 o total de mortes provocadas pelas chuvas em Santa Catarina. A última morte confirmada é a de Herbert Raduenz, de 51 anos, morador de Timbó, no Vale do Itajaí.

Segundo a Defesa Civil, ele havia sumido no último dia 24, mas seu nome não constava da lista de desaparecidos. Com isso, o número de pessoas procuradas permanece em 31. Ilhota mantém o maior de óbitos: 37. Em seguida, aparecem Blumenau, com 24, e Gaspar, com 16.

Os alagamentos e deslizamentos de terra deixaram 21.219 pessoas desabrigadas e 47.895 desalojadas – 69.114 ao todo. Nesta terça, quase 10 mil pessoas voltaram para suas casas.

Veja a previsão do horóscopo para hoje, 3 de dezenbro

0

2008-12-03 06:42:00

Áries – 21/03 a 20/04 – Regente: Marte
Momento de reflexão. Não se surpreenda se chegar à conclusão que você tem agido às vezes com uma criança voluntariosa, pois movimentos inconscientes possantes estão trazendo à tona certas histórias tristes do passado. Tomando consciência disso, você volta ao seu normal.
——————————————————————————–
Touro – de 21/04 a 20/05 – regente: Vênus
As vibrações externas podem afetar o seu equilíbrio emocional. Não disperse a sua atenção para não ter que trabalhar em dobro. Procure se manter na sua conduta habitual que tudo correrá bem. Muito cuidado com os papos furados e aparentemente inofensivos.
——————————————————————————–
Gêmeos – de 21/05 a 20/06 – regente: Mercúrio
Disposição prestativa e cordial, você será uma boa companhia para qualquer ocasião ou necessidade. Receptividade, capacidade de ouvir as pessoas com atenção e respeito. Dia de muito trabalho mas média produtividade. Mudanças na sua rotina lhe deixariam inseguro: fique onde está.
——————————————————————————–
Câncer – de 21/06 a 22/07 – regente: Lua
Ondas de insegurança. Você tende a ficar nervoso diante de situações de oposição e às vezes transforma essa insegurança em agressividade ou loucura. Procure se ocupar e dar exercícios disciplinados e metódicos à sua mente, para não pensar bobagens. Essa maré passa logo.
——————————————————————————–
Leão – de 23/07 a 22/08 – regente: Sol
Tendência a ter um comportamento um pouco excêntrico, o que nem sempre é bem interpretado. Mas você nem está ligando. No trabalho, tome logo as providências mais urgentes. Nada de adiamentos. Seu raciocínio está rápido, e a palavra, ferina.
——————————————————————————–
Virgem – de 23/08 a 22/09 – regente: Mercúrio
Momento de paz para você. Para isso é necessário apenas deixar de ser condescendente consigo mesmo e não se deixar arrastar por impulsos que visam apenas interesses imediatos. Aí você vai sentir a liberdade de escolher a hora e o modo de realizar os seus desejos. Sem pressa.
——————————————————————————–
Libra – de 23/09 a 22/10 – regente: Vênus
Você pode estar se sentindo tolhido, impossibilitado de realizar seus desejos mais prementes. Quer mudar alguma coisa, mas que não sabe exatamente o que. Calma. Daqui a pouco desemperra. Mas enquanto isso, não vale a pena vender a alma ao diabo para ter o que quer agora: os juros são muito altos.
——————————————————————————–
Escorpião – de 23/10 a 21/11 – regente: Plutão
Você poderá se ressentir da falta de atenção da pessoa amada. Mas não fique triste, é só um momentâneo aumento da sua sensibilidade. Preocupação no trabalho, prudência nos negócios, mas tudo deverá correr bem. Acumule recursos para serem usados num futuro próximo.
——————————————————————————–
Sagitário – de 22/11 a 21/12 – regente: Júpiter
O momento é de sucesso profissional, mas mesmo assim esteja preparado para resistir à tentação de passar por cima de alguns detalhes chatos. Negligenciá-las agora, por parecerem pequenos, só fará com que mais tarde você tenha que refazer algumas etapas. E afaste os bajuladores.
——————————————————————————–
Capricórnio – de 22/12 a 20/01 – regente: Saturno
Aproveite a presença de Júpiter e Vênus no seu signo e comece novos projetos. O importante é dar expressão a uma energia que vai sacudir sua vida. Esta é também uma boa oportunidade para iniciar uma atividade física. Excelentes auspícios para qualquer novo empreendimento.
——————————————————————————–
Aquário – de 21/01 a 19/02 – regente: Urano
Nervosismo e precipitação podem lhe causar transtornos afetivos em qualquer relação onde haja algum envolvimento emocional significativo. Por outro lado, boa disposição para o trabalho. Mesmo assim, há uma tendência a passar o dia um pouco irritado. Procure relaxar à noite.
——————————————————————————–
Peixes – de 20/02 a 20/03 – regente: Netuno
Se você andou relaxando na atenção para com a pessoa amada terá que disputar com outros a atenção dela, agora. E dessa vez é sério, não vacile. No trabalho, é favorável por as contas em dia e atualizar a sua agenda. Use de toda sua inteligência para disciplinar suas ações.

Previsão de pancada de chuva e queda na temperatura

0

2008-12-03 06:40:00

Céu parcialmente nublado em boa parte de Mato Grosso do Sul. No norte e nordeste, a previsão é de pancadas e trovoadas de chuva.

Por conta da chuva a tempera deve registrar um leve declínio no centro-sul. Já na faixa central do Estado registra baixa umidade do ar. A temperatura nas demais áreas do Estado é de máxima de 30º e mínima de 13º.

Farmácia de plantão hoje, Farmácia São Lucas

0

2008-12-03 06:38:00

Abertas as inscrições para agente penitenciário federal

0

2008-12-03 00:29:00

As penitenciárias federais de Mossoró (RN) e Porto Velho (RO) estão mais próximas de entrar em funcionamento. Nesta segunda-feira (1º), o Diário Oficial da União publicou edital para a contratação de 600 agentes.As obras das duas unidades já estão concluídas, mas não puderam ser inauguradas por falta de profissionais.

Com a aprovação das vagas pelo Ministério do Planejamento, provavelmente ainda no primeiro semestre do ano que vem começam a operar – depois do concurso e das aulas de preparação cerca de 250 agentes serão enviados a cada uma delas.

O restante ficará distribuído entre os presídios de Catanduvas e Campo Grande, que funcionam desde 2006. Os futuros servidores públicos irão trabalhar na vigilância e custódia de presos de alta periculosidade, como traficantes, seqüestradores, assassinos e assaltantes de banco.

Os nomes dos bandidos são sugeridos pelos próprios estados e aprovados pelo Poder Judiciário. Hoje, entre os que cumprem pena nas penitenciárias federais estão os traficantes Márcio Nepomuceno (Marcinho VP) e Luiz Fernando da Costa (Fernandinho Beira Mar); e o seqüestrador chileno Maurício Hernández Norambuena.

As penitenciárias federais foram criadas pelo Ministério da Justiça para isolar os líderes do crime organizado de outros presos comuns, e não como saída para a superlotação do sistema penitenciário. Desde que as de Catanduvas e de Campo Grande foram inauguradas, praticamente não houve rebeliões nos 21 estados que mandaram detentos para o sistema.

Incrições –
As inscrições terminam no dia 15 de janeiro e podem ser feitas no site www.funrio.org.br. É necessário que o interessado tenha concluído pelo menos o nível médio e pague taxa de inscrição de R$ 80.

A prova objetiva está marcada para 15 de fevereiro. A lista completa das cidades onde ela será aplicada consta do site da organização do concurso. Fazem parte do conteúdo programático: língua portuguesa, direito constitucional, administrativo, penal e processual, direitos humanos, conhecimentos de informática e raciocínio lógico.

Os candidatos aprovados nesta etapa serão submetidos a exames de aptidão física, psicológica e avaliação de antecedentes pessoais. A remuneração inicial da categoria é de R$ 3,2 mil, mais gratificação de desempenho.

E ainda esta semana o Diário Oficial da União publica o edital para o concurso destinado a médicos, psicólogos e assistentes sociais, além de técnico penitenciário, responsável pelos serviços administrativos das penitenciárias federais.

Mega-Sena sorteia R$ 22 milhões nesta quarta-feira

0

2008-12-02 23:21:00

A Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 1027, que será sorteado nesta quarta-feira (03), em Ribeirão Preto (SP).

Se aplicado na poupança, o rendimento mensal do prêmio é de R$ 155 mil, o equivalente a 373 salários mínimos. Todo dia, o apostador ganharia R$ 5.166, ou R$ 215 por hora. Assim, mesmo com a bolada intacta no banco, o sortudo poderia comprar, a cada mês, uma casa de grande porte ou seis carros populares 0 km.

Balanço 2008 – Em 95 concursos realizados neste ano, a Mega-Sena já premiou 54 apostadores, sendo que 20 amigos, em Bertioga, repartiram o prêmio de R$ 15,6 milhões do concurso 1013. O montante em prêmios na faixa principal ultrapassa R$ 375 milhões. O estado que mais teve novos milionários da Mega-Sena em 2008 é São Paulo: 11. Minas Gerais vem em segundo, com seis, seguido pelo Rio de Janeiro, com três. Em 26 de julho, a Mega-Sena (concurso 990) pagou R$ 53,1 milhões – o maior prêmio do ano – a dois ganhadores, um de Belo Horizonte (MG) e outro de Ji-Paraná (RO).

O sorteio do concurso 1027 começa às 20h (horário de Brasília). As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país até uma hora antes do sorteio. O valor da aposta simples custa R$ 1,75.

Dezenas sorteadas no concurso anterior (1026): 06 – 10 – 17- 33 – 51 – 53.

Caixa deve terminar o ano com alta de 80% nos financiamentos

0

2008-12-02 22:40:00

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira que espera fechar 2008 com R$ 22,8 bilhões em financiamento imobiliário, o que significará uma alta de 79,5% na comparação com os R$ 12,7 bi em 2007.

Até o dia 28 de novembro, o banco já fechou contratos no valor de R$ 20,4 bilhões, o que já representa um aumento de 60% em relação ao resultado de todo o ano passado.

Em número de contratos, a CEF espera chegar na marca de 500 mil neste ano, sendo que até novembro já fechou 446 mil contratos.

Até o momento, foram assinados em média 1.924 contratos por dia, o que representa cerca de 88 milhões de contratos diários no país todo. Em novembro de 2007, a média diária de financiamentos no país foi de 56 milhões.

O banco ainda informou que já bateu no mês passado a meta de financiamentos realizados com recursos de caderneta de poupança. A meta era de R$ 9,2 bilhões, e até novembro foram realizados financiamentos no valor total de R$ 9,3 bilhões. A meta até o fim do ano é chegar a R$ 10 bilhões.

Ceia deste Natal será a mais cara dos últimos cinco anos

0

2008-12-02 21:23:00

Os consumidores devem preparar o bolso neste ano porque a ceia de Natal já está mais cara. Levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV) com base no preço de dez itens que compõem o cardápio natalino mostra que os preços acumulados nos últimos 12 meses até novembro subiram em média 13,2%.

Trata-se da maior inflação dos últimos cinco anos. A alta do dólar, que encarece os produtos importados – como bacalhau, vinhos e azeites – e a inflação de alguns produtos nacionais puxaram os reajustes.

De acordo com a pesquisa, produtos que são consumidos principalmente nessa época acumulam inflação bem acima da variação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), de 6,16% nos últimos 12 meses.

É o caso do pernil suíno (24,84%), do lombinho suíno (15,50%), das frutas (13,25%) e do presunto (8,08%). O bacalhau, por sua vez, subiu 6,16%.

“Com o aumento da demanda, a tendência é que alguns produtos fiquem ainda mais caros nas próximas semanas”, diz André Braz, economista responsável pelo levantamento da FGV.

Os vinhos e o azeite de oliva, cujos preços chegaram a registrar queda há alguns meses, já subiram 0,68% e 2,23% em novembro, respectivamente.

Apesar de o dólar encarecer os importados, Braz diz que esse impacto, até agora, pode ser considerado pequeno, uma vez que boa parte do varejo comprou seus estoques natalinos antes da disparada da moeda americana. “Mas, à medida que as mercadorias são vendidas, os estoques são repostos – agora, com um dólar mais alto”, diz.

Alguns produtos nacionais também estão mais caros, como é o caso do panetone, que sofreu os efeitos da alta do trigo no acumulado do ano. “Deu para ver o aumento do preço.

No início do Natal passado, compramos cerca de seis panetones. Neste ano, apenas dois”, diz o militar Fernando Santos.

Para o advogado Lincoln Uhdre, o maior impacto foi no champanhe. “Houve um aumento de quase R$ 10 no preço. Cheguei a trocar de marca para não pesar tanto no bolso”, diz.

Governo publica amanhã decreto que reduz base do IPVA

0

2008-12-02 19:46:00

Deve ser publicado amanhã o decreto que reduz a base de cálculo do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), disse o superintendente de Gestão da Informação da Secretaria de Fazenda, André Cance.


A medida é necessária para manter as alíquotas do imposto no patamar que estão, caso não seja reeditado o decreto, o valor do IPVA dobra. Isso porque, na prática, as alíquotas do IPVA são o dobro do que é praticado. Ou seja, para automóvel, a alíquota é de 5% do valor comercial do veículo. Entretanto, desde o governo passado, dá-se desconto de 50% na base de cálculo (valor do veículo) para reduzir o valor do imposto.


O desconto só incide sobre veículos usados comprado no Estado. Os veículos novos comprados no Estado têm isenção total do IPVA no primeiro ano, garantido por lei. A manobra legal visa incentivar o comércio de carros no Estado. Por exemplo: um carro comprado em São Paulo e transferido para cá, tem o IPVA dobrado, explicou o deputado Paulo Duarte (PT), que implantou o sistema quando era secretário de Receita e Controle do Estado.


João Prestes

Puccinelli inaugurou CRAS e lançou prédio do Detran

0

2008-12-02 18:42:00

Vilson Nascimento

O Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) inaugurou, no final da manhã dessa terça-feira (2) a sede do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e assinou a autorização para a construção do prédio próprio do Detran em Paranhos, município de 11 mil habitantes, situado na região sul do Estado, na fronteira com o Paraguai.

O Governador, que estava acompanhado pelo deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB) e pela secretária estadual de Assistência Social e Economia Solidária, Tânia Mara Garibe, chegou ao município no final da manhã, onde foi recepcionado pelo prefeito, Dirceu Bettoni (PSDB), pelo vice-prefeito Alfredo Soares (PSDB), pelo presidente da Câmara de Paranhos, vereador Donizete Viaro (PMDB), vereadores e demais autoridades e representantes de classes de Paranhos e representantes políticos de outros municípios da região.

Ato público aconteceu na sede do CRAS

A programação oficial em torno da visita do Governador ao município da fronteira aconteceu já das dependências da sede própria do CRAS, obra avaliada em R$ 188,6 mil reais, construída com recursos do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, em Mato Grosso do Sul e irá funcionar através de convênio firmado com o governo municipal em Paranhos.

“Quando assumimos o Governo em 2007 estávamos preste a perder esses recursos federais para a construção de 12 CRAS por falta da contrapartida de R$ 600 mil reais do Governo do Estado. Me reuni com a Tânia Garibe e determinei que salvasse o recurso que nós garantiríamos a contrapartida e hoje estamos inaugurando essas obras de fundamental importância no que tange o setor de assistência social para os municípios”, disse o Governador André Puccinelli ao ressaltar que os recursos federais para a construção dos CRAS foram destinado para o Estado pelo deputado federal Vander Loubert (PT), mas por falta da contrapartida do Estado na época que seu tio, o ex-governador Zeca do PT, quase que os recursos acabaram perdidos.

Sede própria do Detran

No mesmo ato da inauguração da sede do Centro de Referência da Assistência Social,  o Governador André Puccinelli assinou a autorização para a construção da sede própria do Detran no município.

A nova sede do órgão, que hoje funciona em um prédio alugado e em condições precária de conservação, será construída em um terreno ao lado da Delegacia de Polícia Civil de Paranhos, na região central da cidade.

“São duas obras de fundamental importância para nosso município. Nós administradores e toda a população de Paranhos só temos que agradecer ao Governador André Puccinelli que em apenas dois anos de governo veio quatro vezes anunciar ações aqui, feito que nenhum outro governador fez em todo seu mandato”, disse o prefeito Dirceu Bettoni ao destacar que tanto o no prédio do CRAS como a sede própria do Detran irá garantir um melhor atendimento à população de Paranhos e a estrutura da cidade para receber novos investimentos.

Prefeito Cláudio inaugura Telecentro em Tacuru

0

2008-12-02 18:34:00

O prefeito Cláudio Rocha Barcelos inaugurou o Telecentro no município de Tacuru. O programa irá dar sustentação ao acesso à Internet para a comunidade de Tacuru. A inauguração contou com a presença de vários membros da comunidade, servidores públicos e professores municipais e estaduais. Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet.


Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população.


É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade, da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre. Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros.


Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.


Para instalação de telecentros, o Gesac prioriza localidades que apresentem baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), não disponham de acesso à internet e já desenvolvam alguma atividade apoiada por Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Comunidades indígenas, remanescentes de quilombolas, comunidades rurais e quartéis localizados nas fronteiras brasileiras e em regiões remotas são alguns exemplos do público atendido pelo programa.

Sete Quedas participa de festival em Ponta Porã

0

2008-12-02 17:47:00

O grupo Esperança Viva Da Melhor Idade, de Sete Quedas, participou de um festival em Ponta Porã, nos dias 19 a 23. Participaram 18 municípios. As modalidades foram Bocha (F e M), Vôlei (F e M), Dama (F e M), Dominó misto, Malha masculino, Sinuca e Truco.


O grupo de 23 pessoas que representaram o município não passou vergonha, pois conseguiu trazer 3 troféus: Bocha F, Dama M e Sinuca, que muito nos honra, pois o município que cediou o festival não conseguiu nenhum troféu, embora todos tenham ganho medalhas de participação.


A primeira-dama, Ilda Oporto, esteve sempre acompanhando o grupo, que foi muito bem, pois foi uma experiência nova, e em agradecimento deu um almoço aos atletas na cozinha-piloto, onde esteve presente o sr. Claudio Parreira, onde o presidente do Conviver, o sr. Lirio Roveda, o convidou para ser padrinho do grupo.


O vereador Casé e vice-prefeito eleito na última eleição, em nome do prefeito Sergio Mendes, agradeceu a todos os atletas e elogiou a coordenadora, a sra. Alete Trentini. Disse que graças a uma boa administração conseguiram seu objetivo. A coordenadora Alete agradece a todos e afirma que "no próximo ano poderemos trazer mais um troféu, o de vôlei, pois a partir do próximo ano iremos contar com um professor de Educação Física para trabalhar com a gente, segundo Casé".


 O grupo Esperança Viva agradece ao prefeito Sergio Mendes pelo transporte e motorista que foram cedidos para o evento.


"Ficamos imensamente felizes por termos alcançado classificação para o próximo ano, pois só contamos com o esforço dos atletas e da coordenadora e de duas pessoas voluntárias, enquanto outros municípios contaram com vários técnicos." A coordenadora também agradece ao prefeito municipal, Sergio Mendes, pelo ônibus cedido para mais um passeio para Aparecida do Norte.


Esses atletas foram os que ganharam os troféus para Sete Quedas:
– Jogo de Bocha: Madalena Modolon e Lurdes Burgos.
– Jogo de Dama: Alcides Tebinka.
– Jogo de Sinuca: Alcides Tebinka e Alcides Emanuel.

Aral Moreira: Câmara trabalha para ter transição democrática

0

2008-12-02 17:22:00

A Câmara Municipal de Aral Moreira vem constantemente se reunindo com o Poder Executivo do Município e nesta sexta-feira passada (21), a presidente da Câmara Municipal, vereadora Silvana Cordeiro, após a Sessão Ordinária, juntamente com os demais vereadores, o atual prefeito Wilson Oliveira Carvalho, a 1ª dama, Greuza Linhares e o prefeito eleito, senhor Edson de David, ambos com seus assessores e também dois dos vereadores eleitos, Wilson (Mordomia) e Moacir (Chico Catarina) reuniram-se mais uma vez com a finalidade de tratar de assuntos de interesse para o crescimento e desenvolvimento do município de Aral Moreira.


 Entre os assuntos estava a proposta para o Orçamento no Exercício de 2009 e também assuntos referentes à Transição Municipal.


A presidente da Câmara Municipal, Silvana Cordeiro, disse: "Nunca na história política de Aral Moreira, vereadores, prefeito e prefeito eleito, estiveram juntos para discutir melhorias para o município, o Orçamento e, mais ainda, discutir a transição de poderes na mais perfeita cordialidade, onde melhorias e progresso foram a tônica do encontro.


 Me sinto muito feliz em poder participar e colaborar para os trâmites legais e pacíficos de uma gestão à outra; então vamos aproveitar este momento e deixar claro que, independente de partido, nós estamos aqui para uma Aral Moreira melhor, estamos discutindo formas para o crescimento de nossa cidade e fortalecimento de nosso povo", finalizou Silvana.

Paranhos: Escola realiza Torneio de Xadrez

0

2008-12-02 16:57:00

Jaime Mel
O xadrez é uma arte de grande beleza e apresenta imensa riqueza de possibilidades. Além de impulsionar a imaginação, também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração, da velocidade de raciocínio e finalmente ensina as crianças que o mais importante na solução de um problema é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.


O xadrez também é um entretenimento e já entreteve grandes personalidades de nossa história, como Napoleão, Einstein, Voltaire, Machado de Assis, Monteiro Lobato e outros.


Partindo destas considerações, a Escola Municipal Ver. Ivo Ilmo Wachsmann desenvolveu no decorrer deste ano o Projeto de Xadrez na Escola, que atendeu 40 crianças do 3º ao 5º ano, no contraturno. Este teve como mentores o professor de Educação Física, Kristhyan Almeida Rodrigues e o acadêmico do último ano de Pedagogia, Fabio Ferreira dos Santos. Um dos objetivos do projeto é dar oportunidades em 2009 para aqueles alunos que não tiveram neste ano.


 O Projeto já é um sucesso entre as crianças. Tanto é, que no último dia 24 aconteceu o Dia do Xadrez na Escola, com apresentação do xadrez humano, oficinas, e xadrez virtual. Foram premiados 50 participantes com troféus, medalhas e joguinhos de xadrez.


O teatro de fantoche, mais um projeto que o acadêmico Fábio desenvolveu com crianças do 4º e 5º ano, fez sua apresentação e contou também com o grupo teatral da cidade. Todo o sucesso deste evento se deve ao desempenho dos mentores do projeto, direção, coordenação, professores, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Sistema de saúde de Tacuru é modelo no Estado

0

2008-12-02 16:23:00

Equipe formada por médicos do SinMed/MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) e membros do Conselho Estadual de Saúde, visitou, nos dias 20 e 21 de novembro, três municípios da região sul do Estado: Aral Moreira, Tacuru e Coronel Sapucaia, dando início a uma pesquisa que vai "diagnosticar a saúde no Estado".


O projeto, batizado de Caravana Fenam/CES, tem como objetivo realizar um diagnóstico da saúde dos municípios mais carentes do Estado e propor soluções, investimentos e criação de projetos que possam minimizar as falhas encontradas. A metodologia envolve aplicação de questionários à população usuária dos serviços públicos de saúde, funcionários dos hospitais municipais e centros de saúde.


A primeira cidade visitada foi Aral Moreira, o município que apresentou a situação mais crítica. Foram detectadas deficiências estruturais e também falta de pessoal. Aral Moreira possui cerca de 8 mil habitantes e conta com um hospital municipal e três unidades de saúde. A equipe da Caravana identificou a falta de enfermeiro responsável pelo hospital municipal e a cidade conta com apenas quatro médicos.


Para o presidente do Sindicato, é necessária a contratação de dois profissionais médicos e os problemas relacionados à estrutura devem ser resolvidos de forma emergencial.


"O refeitório e a cozinha do hospital estão funcionando de forma precária; os funcionários não utilizam máscaras, toucas e uniformes. A pia e o moveleiro estão enferrujados, as paredes, mofadas e o piso está comprometido. O local em que as roupas próprias para utilização no centro cirúrgico ficam armazenadas é inadequado, não é estéril – um banheiro desativado é utilizado para essa função. A sala de espera funciona hoje como estoque de móveis e equipamentos."


Em Coronel Sapucaia o projeto verificou uma situação preocupante. O único Hospital Municipal apresenta estrutura precária, falta de equipamentos, profissionais e problemas de higienização. O município possui também três unidades de Saúde da Família, que trabalham com muita dificuldade estrutural e falta de pessoal qualificado para fornecer atendimento.


Mas, para a equipe médica, a grande surpresa foi vista em Tacuru. Surpresa para eles, pois para os munícipes isso é uma realidade vivida nos últimos 4 anos de administração do prefeito Cláudio Rocha Barcelos. Porém, eles afirmam que a cidade de Tacuru pode ser considerada modelo, já que conta com cinco unidades de atendimento, sendo uma delas um Hospital Municipal bem equipado.


 Dr. João Batista diz que "a população de Tacuru conta com atendimento de especialistas, como neurologista, ortopedista e até fisioterapeuta. A estrutura é considerada acima da média, além do especial atendimento oferecido para a comunidade."

Vacinação contra aftosa no Pantanal termina na sexta-feira

0

2008-12-02 16:04:00

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul foi iniciada em 20 de outubro. No Planalto, a aplicação das doses foi concluída no dia 20 de novembro, e no Pantanal seguem até sexta-feira (5). A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) apresenta as últimas informações sobre a vacinação.

No Pantanal, a expectativa era vacinar 750 mil animais. Porém, até esta terça-feira (2), já foram comercializadas 772 mil, dada a época do ano, quando são registrados muitos nascimentos. Após o período de vacinação, os produtores têm até 15 dias para informar os dados para a Iagro.

Na região do Planalto, a vacinação já foi concluída em 20 de novembro, mas os produtores têm até 5 de dezembro para informar a agência de defesa sanitária. Assim, já foram comercializadas 17.927 doses da vacina, e 17.671 já foram registradas, o que representa 98%.

Por fim, na ZAV (Zona de Alta Vigilância) a vacinação foi iniciada em 20 de novembro e segue até 20 de dezembro. Na região, serão vacinados cerca de 700 mil animais. Municípios como Japorã e Paranhos estão em fase de conclusão da vacinação. “Isso sinaliza de que conseguiremos cobrir 100% da ZAV até dia 20”, comenta Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Iagro.

A ZAV é composta pelos municípios de Bela Vista, Antonio João, Caracol, Coronel Sapucaia, Mundo Novo, Eldorado, Porto Murtinho, Ponta Porã, Paranhos, Japorã, Aral Moreira e por Corumbá, que já está inserida na Zona de Alta Vigilância, cobrindo assim toda a fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia.

Amambai: Vale Veículos entrega carros a clientes

0

2008-12-02 15:54:00

A empresa de consórcio e financiamento Vale Veículos entregou mais três carros à seus clientes. A entrega foi no decorrer da semana e os clientes contemplados foram, Carlos Alberto Esbardelotto, da cidade Amambai que fez a aquisição de um Gol G5, outro contemplado foi, Luiz Schuck, da cidade de Cel. Sapucaia, que também adquiriu um Gol G5, o terceiro a sair com seu Gol G5 0 km foi Nazaré Tavares Vogel, de Cel. Sapucaia.

A Vale Veículos atende clientes de Amambai e região, a cidade de Sete Quedas já conta com uma filial da Vale Veículos.

Com mais esses três clientes a empresa se destaca em Amambai na entrega de carros novos e semi-novos. “Nos sentimos realizados ao entregar cada carro, pois todos temos o sonho de ter o nosso veículo novo e nós da Vale podemos compartilhar esse sonho com cada cliente” disse Manoel Missias, gerente da Vale Veículos. 

Além dos consórcios, a Vale trabalha com financiamento, o mais rápido e eficiente meio de se ter um carro, tendo a parceria com todas as financeiras; com isso, a Vale facilita ainda mais a compra de seu carro, contando também com carros novos e usados e uma equipada oficina, que conta com mecânica, alinhamento, balanceamento, entre outras várias opções que o cliente Vale pode ter, lembrando que a oficina é multimarcas.

Amambai: Informativo AABB

0

2008-12-02 15:36:00

13 de Dezembro – Jantar de Natal- A equipe da Diretoria Sócio-Cultural está cuidando de cada detalhe, decoração, cardápio, ambiente, presentes da garotada, enfim, tudo está sendo preparado com carinho para nossa mais bela festa! Como já é tradição, o clube assume as despesas com decoração, presentes, música, segurança e você, associado, compra apenas o convite do Jantar, pelo custo de R$ 14,00 adulto e R$ 7,00 criança de 5 a 9 anos. A festa só será linda com sua presença!!!

Papai Noel já confirmou presença!!

A animação ficará por conta do Grupo Soneto ao Luar.

Convites estão à venda com as dirigentes da AABB e na secretaria do clube.

Torneio Elite de Vôlei de Areia 

Nos dias 29 e 30 de novembro acontecerá um torneio de vôlei de areia, masculino e feminino, com premiações em dinheiro para as três melhores duplas de cada categoria. Interessados, ligar na secretaria da AABB: 3481-1393.  

 Revellion 2009

A grande festa da virada será na AABB Amambai!!! Animação: Anderson Palopoli!!! Mesas à venda com a Marta, no fone 3481-2430. 

 Academia – AABB saudável – Terça e quinta, às 17:30h. Promovemos o lazer, a ATiviDadE fíSIcA e a qualidade de vida das associadas. Aguardamos você no espaço academia da AABB! Não é necessário reserva! É free!!!É só aparecer!! 

NATAÇÃO – Matrículas com o prof. Hamilton pelo fone 3481-2408. Taxa especial para associados. 

HIDROGINÁSTICA – Aulas às segundas, quartas e sextas, a partir das 17:40h, para associadas. Não é necessário fazer reserva. É só aparecer.

Locação & Buffet – Tabela de Locação com novos valores – Vale conferir – ESTRUTURA PARA LOCAÇÃO:  SALÃO DE SOCIAl – Capacidade: 450 pessoas para shows e eventos. 350 pessoas sentadas em mesas redondas para jantares, casamentos, aniversários, comemorações, bailes, formaturas e outros eventos sociais. CHURRASQUEIRA – Com capacidade para 150 pessoas. Para sua comodidade, a AABB dispõe também de um eficiente serviço de buffet e oferece ainda descontos especiais nas locações com contratação do buffet da casa. Agendamentos com a Marta.

Agenda:

Aos domingos – 12:30h – churrasco

Quartas – costela

29 e 30 novembro -Torneio Elite de Vôlei de Areia 

13 de dezembro – Jantar de Natal

31 de dezembro – Revellion

23 de janeiro – Festival de Peladeiros

Caarapó: Homem é assassinado com facada no peito

0

2008-12-02 15:34:00

Um homem identificado até o momento como  "Israel" foi assassinado há pouco, atingido com uma facada na barriga. O crime aconteceu em uma residência na Rua Maracanã, no Bairro Santo Antonio em Caarapó.


A Polícia Civil está indo para  o local. De acordo com as primeiras informações de testemunhas, a esposa da vítima é apontada como autora do golpe. A polícia vai apurar o caso. Informações a seguir.