12 C
Amambai
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Início Site Página 9976

Durante geral no EPAM, Agepen e PM encontram celular

0

2008-12-10 01:05:00

Vilson Nascimento

Durante uma revista geral realizada na tarde dessa terça-feira (9), agentes penitenciários da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de MS) e a Polícia Militar de Amambai localizaram um aparelho celular e pelo menos três chips de celulares da operadora “Claros” em celas do EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai).

Durante a “operação pente fino” todas as celas e pertences dos detentos passaram por uma minuciosa revista, mas apenas o celular e os chips foram encontrados.

“O objetivo da realização da revista geral nas celas foi buscar por objetos não permitidos, visando garantir maior segurança, tanto para os agentes penitenciários responsáveis pelo atendimento diário dos detentos como dos próprios internos”, informou o diretor do regime fechado do Estabelecimento Penal de Amambai, Alexandre Ferreira.

Para a realização da revista geral no presídio nessa terça-feira, o comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai empregou policiais lotados na CIPM e alunos do curso de policial militar desenvolvido no Batalhão PM de Ponta Porã, que estão reforçando o policiamento preventivo no final de ano em Amambai.

Japorã quitará folha de dezembro e 13º no dia 19

0

2008-12-10 00:18:00

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças de Japorã, o governo daquele município irá realizar o pagamento do salário referente ao mês de dezembro no dia 19 desde mês e também a folha correspondente ao 13º salário dos servidores públicos municipais, implicando assim em uma antecipação de folha de pagamento em 12 dias antes do fechamento do corrente mês, conforme explicou a Secretária Marli Vieira Ferro, responsável pelas finanças da Prefeitura de Japorã.

De acordo com Marli deverão ser injetados cerca de R$ 530 mil na economia do município. Ela explicou também que o município vem, a exemplo de anos anteriores, realizando todos os meses depósitos em conta especifica a fim de garantir a tranqüilidade na liquidação da conta extra de fim de ano na qual todos os trabalhadores tem direito. Desde 2005 a Prefeitura de Japorã vem realizando esse depósito que na maioria das vezes obtém o saldo total do 13º salário cerca de três meses antes da data de pagamento.

A secretária ainda não detalhou como será feito o pagamento do 13º salário, se será realizado por cheque direto ou depósito bancário. Nos anos anteriores o município, a pedido do prefeito Rubens Marinho (PT) realizou o pagamento desta parcela sempre em cheque direto ao servidor. Já o pagamento referente a dezembro será feito de forma normal com depósito em conta corrente de cada servidor público. O prefeito de Japorã, determinou desde 2005 antecipação de folha que é realizada todos os meses sempre na penúltima sexta-feira de cada mês referência.

Lanzarini terá que devolver R$ 64 mil à Prefeitura, diz TCE

0

2008-12-09 23:11:00

O TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) rejeitou em sessão realizada nesta terça-feira (9), 29 prestações de contas consideradas irregulares e aplicou um total de 1.355 Uferms em multas, e ainda a devolução de R$ 502.509,99.

Deste montante impugnado, R$ 383.349,66 refere-se ao Não-cumprimento da Decisão Simples pelo ex-prefeito de Ponta Porã, Vagner Cirilo Piantoni por irregularidades apontadas no Fundo Municipal de Saúde.

De acordo com o relatório voto do conselheiro Augusto Maurício Wanderley a importância de R$ 381.109,66, impugnada é referente a pagamento de despesas com aquisição de alimentos para hospital, passagens rodoviária, oxigênio, serviços de consultoria, material hospitalar e odontológico sem o devido procedimento licitatório.

O valor de R$ 2.240,00, também impugnado é referente ao pagamento de diárias irregulares a servidores do município, contrariando normas da Lei nº 4320,64.

Vagner Piantoni, além da devolução do valor acima devidamente atualizado, também foi multado em 200 Uferms e declarado revel por não ter se manifestado no processo. Também o ex-prefeito de Amambaí, Dirceu Luiz Lanzarini, foi multado em 50 Uferms, e deverá ressarcir ao cofre municipal a importância de R$ 64.117,43, impugnada em face da realização de despesa sem comprovação legal.

Os outros órgãos jurisdicionados que também apresentaram irregularidades e tiveram valores impugnados foram: Câmara Municipal de Laguna Carapã (R$ 16.200,00); Fundo Municipal de Investimentos Sociais de Aral Moreira (R$ 5.000,00); Prefeitura Municipal de Aparecida do Taboado (R$ 405,29); Prefeitura Municipal de Nioaque (R$ 9.666,60); Prefeitura Municipal de Dourados (R$ 23.051,99) e Câmara Municipal de Corumbá (R$ 719,02). Nos processos acima, ainda cabem recursos.

Acidente mata um naviraienses na MS-141

0

2008-12-09 23:09:00

Um acidente ocorrido por volta de 18h30 de hoje ocasionou uma morte, após capotamento de um carro de banhistas que estavam no Córrego Tatui. Extra-oficialmente, a vítima fatal seria um frentista e atenderia por Johny (extra-oficialmente mora na rua Izoldino Lopes 98, próximo ao colégio Antônio Fernandes).

Estariam feridas uma menor (16 anos – estado grave, transferida para Dourados), e uma outra mulher (Cintia Francieli Pereira). Havia uma quarta pessoa, que estaria desaparecida.

O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e fez o encaminhamento para a Santa Casa. Os banhistas voltavam para Naviraí a bordo de um Corsa de cor chumbo, pela rodovia MS-141 (Naviraí – Ivinhema), quando houve uma capotagem, nas proximidades de uma carvoaria. O corpo do banhista foi encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Naviraí.

Coluna Enfoque – por Clesio Ribeiro

0

2008-12-09 22:45:00

## O prefeito eleito Dirceu Lanzarini (PR) está em Campo Grande desde ontem. Visita a secretarias e conversa sobre a eleição na Assomasul (Associação dos Municípios de MS) fazem parte da agenda. Ontem por telefone, Lanzarini informou que participou de um seminário onde Amambai foi cadastrado no programa “Amigos da Criança”.

## Sobre secretariado nenhum nome ainda a ser divulgado. Além dessa questão que será definida logo após a diplomaçao, Lanzarini disse que ainda pretende viajar a Brasília antes do fim do ano para garantir mais algumas emendas para Amambai em 2009.

## O presidente da Câmara de Amambai, Anderson Mansano (PR) já está tendo uma boa recuperação de saúde. Há quase um mês, Mansano vem tratando de uma hepatite e se encontra em Campo Grande onde realiza alguns exames. A informação é que está tudo indo muito bem.

## A vereadora Jaqueline Raimundo (PSDB) está tranqüila quanto ao seu futuro político. Deve integrar o grupo da administração de Dirceu Lanzarini. Primeiro por indicação do PSDB e também porque é uma pessoa muito competente. 

## Ontem a Câmara de Amambai votou os últimos projetos desse ano. A partir de agora a concentração é em torno do Orçamento Municipal do ano que vem. O projeto tem que ser votado antes do recesso.

## Entre os projetos aprovados ontem estavam o que renova o contrato entre o município e a Sanesul e o que desmembra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a partir de 2009. 

## O deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT) esteve em Caarapó na última sexta-feira, quando participou de inauguração de obra na aldeia, com a presença do prefeito Mateus Palma e o presidente da Câmara, Cido Santos, além de secretários e vereadores.

## Conversando com o deputado Biffi, ele contou como conheceu o vereador Roberto Rojo de Amambai, do qual virou companheiro político. Biffi disse que parou para pegar uma informação no meio da rua e acabou abordando e conhecendo o vereador. Hoje são parceiros políticos. Contou Biffi.

## À partir do próximo ano todas as atenções políticas estarão voltadas a sucessão de 2010. Deputados federais e estaduais, senadores e governador estarão de olho nos apoios de prefeitos, de vereadores e de lideranças dos municípios. Biffi está intensificando os trabalhos pela região do Conesul.

## O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) apresentou um projeto na Assembléia Legislativa propondo a realização de concurso público para a contratação de servidor público.

## Atualmente ninguém sabe, nem mesmo os deputados estaduais mais antigos, quantos servidores recebem da Assembléia. Cada deputado eleito tem uma cota que são preenchidas a critério do parlamentar. Os salários destes servidores variam de 1,5 a 4 mil por mês. 

## Se o projeto passar na Assembléia muitas Câmaras Municipais também podem seguir o mesmo caminho, realizando concurso público, do mesmo modo que é feito no Executivo.

## Em Amambai a Polícia Militar com apoio de segmentos empresariais realizou uma campanha de conscientização no trânsito na semana passada. Parabéns à iniciativa. Faixas, panfletos e camisetas advertindo a população foram espalhados na cidade.

Proerd formou 145 alunos nessa terça em Amambai

0

2008-12-09 22:20:00

Vilson Nascimento

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizou a formatura de mais 145 alunos na noite dessa terça-feira (9) em Amambai.

O programa, desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em Amambai através de parceria com a Prefeitura local por intermédia das secretarias de Educação e de Assistência Social, visa preparar alunos do 5º ano do ensino fundamental, reforçando a auto-estima da criança e do adolescente para resistir às drogas, evitar conflitos e a violência.

O cerimonial de formatura da nova turma realizado na noite dessa terça aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora e contou com a presença de diretores de escolas professores, pais de alunos e autoridades do município, entre elas, o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB), a vereadora Andréia Jaqueline Casagrande Raimundo (PSDB) que representou a Câmara Municipal da ocasião, o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai e o Major PM Emerson Aparecido Carvalho, além do presidente do COMAD (Conselho Municipal Anti-Drogas) de Amambai, Pastor Lucivaldo da Silva Lima e da representante do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Amambai, Maria Helena Rolin, a “Bia”.

Apresentações marcaram o cerimonial

Durante o ato solene de entrega de certificados do Proerd, que em Amambai atende alunos da rede municipal de ensino, as autoridades acompanharam várias apresentações realizadas pelos próprios alunos assistidos pelo programa.

Logo após as apresentações as autoridades foram convidadas para realizar a entrega de certificados a alguns alunos escolhidos entre os 145 formandos.

O prefeito Sérgio Barbosa entregou o certificado de conclusão do programa ao aluno Fábio da Silva Paredes da Escola Municipal João Rodrigues, o comandante da 3ª CIPM, Major Emerson Carvalho para a aluna Bianca Soares da Escola Municipal Flávio Derzi e a vereadora Jaqueline Raimundo, que representou a Câmara Municipal na ocasião, fez a entrega do certificado ao aluno Tiago Nunes Gomes da Escola Municipal Marlene Vilarinho Albuquerque.

Proerd já formou mais de 1.500 alunos

Em seis anos de existência no município, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) já formou 1.525 alunos em Amambai, segundo o 3ª sargento PM, Geraldo da Silva, que também é professor e coordena o programa desde sua fundação, no ano de 2003.

O trabalho preventivo desenvolvido pelo policial militar junto aos alunos assistidos pelo programa, ensinando a resistir e dizer “não” às drogas, aliado às ações repressivas da polícia e a atuação firme do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário na punição aos traficantes, principalmente aqueles responsáveis pelas chamadas “bocas-de-fumo” que atuam na cidade, fez reduzir em mais da metade o número de casos de crianças e adolescentes envolvidos com o uso de drogas em Amambai nesse período.

Secretário destaca ações da Secretaria de Assistência Social

0

2008-12-09 21:33:00

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, prof. Ailton Salgado Rosendo, as ações da equipe de profissionais da Secretaria nesses quatro anos foram focadas no combate às conseqüências geradas pela pobreza – como a exclusão social -, a garantia de acesso às políticas públicas essenciais para a vida – como educação, saúde, cultura, esporte, lazer e habitação – e o desenvolvimento de uma política de inclusão social das camadas mais pobres da população. “Essas são as diretrizes da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS -, responsável pela política pública de Assistência Social, em Amambai. Em 2005, a SMAS conquistou a gestão plena na Assistência Social e já está estruturada de acordo com as novas classificações de programas e serviços da Política Nacional de Assistência Social”, ressalta Ailton.

De acordo com o secretário, a partir de 2005 o setor avançou a passos largos, conseguindo unificar ações, profissionalizar as formas de gestão dos programas nacionais, buscar metodologias para qualificação dos profissionais da área, rever nomenclaturas, ampliar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, mudanças que geraram uma reestruturação na Secretaria.

A partir da regulamentação do SUAS, através da NOB Nº 01/2005, o Município recebeu novas demandas, dentre as quais a estruturação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro Especializado da Assistência Social (CREAS).

No contexto da proteção especial, os dados e indicadores apontam avanços em relação à estruturação do Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, onde a equipe do CREAS desenvolve a educação social de rua e atendimento psicossocial. “Com relação às crianças e adolescentes violados em seus direitos, que necessitam da medida de proteção em regime de abrigo, avançamos através do estreitamento das relações com a diretoria do Lar da Criança e do Adolescente, onde estas crianças ou adolescentes permanecem até que volte a harmonia no lar. Neste mês, o Lar da Criança e do Adolescente recebe um Fiat Uno, 0 km, 5 computadores novos, mobília, além de um fogão de 6 bocas e 1 máquina de lavar roupas. Tudo isto é fruto de um projeto idealizado por esta Secretaria junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).” No CREAS também são atendidas as medidas socioeducativas. A Secretaria também trabalha em conjunto com o Fórum de Amambai, através de parceria.

A Secretaria ampliou o Programa de Cesta Básica, beneficiando 200 famílias mensalmente. “Esse programa busca organizar as ações de Assistência Social e o acompanhamento das famílias através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e visa também à exclusão da fome como primeiro princípio de inclusão social.”

O Programa Escola de Fábrica trata-se de um Projeto que tem por objetivo o retorno, a permanência e o sucesso do adolescente e do jovem, na faixa etária de 16 a 20 anos, à rede formal de ensino, nos cursos de habilidades básicas ou na educação profissional. “Neste mês de dezembro estaremos formando 19 jovens no Curso Inicial de Solda Mecânica.”

O Centro de Juventude é um espaço protetivo que oferece aos adolescentes e jovens, de 11 a 18 anos, diferentes atividades visando o estímulo à liderança, à socialização e ao protagonismo.

“Também é previsto o trabalho socioeducativo com as famílias dos adolescentes e jovens inseridos no Projovem-adolescente e Banda Mirim (BAMIRA) visando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.”

Em dezembro será inaugurado no Centro da Juventude, o Laboratório de Informática, com 11 computadores, visando a inclusão digital. “Temos também O PAIF, um programa do Governo Federal que é executado no Município através CRAS e trata-se de um serviço de proteção social básica.”

Segundo Ailton, o CRAS executa serviços que potencializam as famílias como unidades de referência, fortalecendo seus vínculos relacionais e comunitários. Dentro deste contexto são ministradas palestras às famílias, atendimento às mães/gestantes, cursos profissiona-lizantes e atendimento psicossocial. A Secretaria também trabalha com o Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). 

 O Centro de Referência do Idoso (CONVIVER), mais um projeto da SMAS, tem por objetivo articular as políticas setoriais visando a inclusão social das pessoas idosas por meio da criação de espaço de acolhimento, de escuta, de apoio e de orientação, prestando toda a assistência necessária. “Atualmente temos cadastrados 320 idosos, que têm participado das atividades esportivas, socioculturais e de palestras relacionadas à idade em questão.”

O Centro de Geração de Emprego e Renda é o local onde acontece um processo de educação não formal que visa atender às demandas de qualificação de jovens e adultos, homens e mulheres, buscando possibilitar a iniciação profissional de nível básico e desenvolver atividades potencializadoras de geração de renda. São cerca de dois mil usuários atendidos. “É no Centro de Geração de Emprego e Renda que acontece o cadastramento das pessoas junto ao Programa Renda Cidadã, onde estas são encaminhadas a trabalhos relacionados a Serviços Gerais junto a órgãos da Prefeitura de Amambai, recebendo mensalmente o valor de 1 salário mínimo, em um período máximo de 4 meses. No Centro também é desenvolvido o projeto Vaca Mecânica.”

É empregado também o Programa Bolsa Família, que engloba vários outros projetos num só. “Em nosso município há 2.206 famílias contempladas com o benefício do Programa Bolsa Família.”

O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – também atuante em Amambai, tem duas ações articuladas – o Serviço Socioeducativo, ofertado para crianças e adolescentes afastados do trabalho precoce e a transferência de renda para suas famílias. “Atendemos a 311 crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, durante todos os meses do ano, com carga horária de quatro horas para cada período, alternados com o horário escolar.”

Segundo Ailton, além deste programas, a Secretaria atende a entidades sem fins lucrativos, mediante convênio com repasse financeiro e presta atendimento profissional quando é solicitada. “Atendemos ainda com serviço de natureza eventual, no tocante a passagens, fraldas e alimentação.”

“Ressaltamos ainda que entre nossas ações está o cadastro das famílias, relacionado à habitação, onde realizamos o cadastro no Crédito Solidário, no PSH Urbano,  PSH Indígena, FNHIS, e terrenos no Residencial Pôr-do-Sol, bem como  no Conjunto Mangay. Neste mês, estaremos entregando as 126 casas no Residencial Pôr-do-Sol, e visitando as famílias dos 32  terrenos já entregues no mesmo local.”

De acordo com o secretário, as ações do Poder Público, que envolvem a Área Social do município de Amambai, contaram, durante estes anos, com forte participação da sociedade civil, através dos Conselhos Municipais (CMDCA, CMASA e COMAD) que atuam no controle das Políticas Públicas.

“Mesmo com algumas dificuldades conseguimos estabelecer o debate e ações, buscando o consenso para a implementação e o fortalecimento das Políticas de Assistência Social no Município. Destaco a importância de cada profissional da Secretaria que, em um espírito de equipe e cooperação, colaborou para que conseguíssemos oferecer o que há de melhor para a população. Obrigado a vocês, meus amigos de trabalho; juntos chegamos lá!”

Justiça aceita denúncia contra Zeca do PT por desvio

0

2008-12-09 20:26:00

O ex-governador de Mato Grosso do Sul José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, passou a ser réu em uma das 19 ações civis e criminais movidas pelo Ministério Público Estadual (MPE), contra ele e mais 15 pessoas. A decisão é do juiz da 2ª Vara Criminal de Campo Grande, Ivo Salgado da Rocha, baseada em fatos apontando no processo sobre o envolvimento dos acusados na falsificação de notas fiscais para o desvio de R$ 1,6 milhão. O juiz fixou 10 dias o prazo para defesa dos acusados por crime de peculato.

O dinheiro é parte de aproximadamente R$ 180 milhões que, segundo o MPE, saíram ilegalmente das verbas destinadas à publicidade oficial do governo do Estado durante a gestão Zeca do PT (1998-2002-2006). De acordo com processo, despesas superfaturadas com agências de publicidades e gráficas são as mais constantes nas denúncias, informando, inclusive, registros fictícios de credores e empresas fantasmas.

Além de Zeca do PT, estão como réus na ação aceita pelo magistrado, o ex-secretário de governo Raufi Marques, Oscar Ramos Gaspar, ex-subsecretário de Comunicação Social Hugo Siqueira Borges, Maralúcia Silvestre, cunhada de Zeca do PT, e Ivanete Leite Martins, autora das denúncias que resultaram na atual situação. Há também jornalistas, proprietários de jornais semanários e até políticos na mesma ação judicial.

São 10 ações civis e nove criminais. Ficou caracterizado pelos promotores que cuidam do caso a existência de um "mensalão", pagamento mensal para jornalistas e publicitários, sustentado com verbas públicas liberadas de forma criminosa, através da Secretaria de Comunicação Social, sob ordem direta do governador, conforme as denúncias.

A defesa de Zeca do PT alegou que os promotores de Justiça exerceram funções da polícia na busca de provas contra o grupo acusado. O MPE garante que todas as investigações foram realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e, até o início do próximo ano, espera ter decidido a questão junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O advogado do ex-governador, Newley Alexandre Amarilla, informou que apesar da decisão judicial ter sido adotada na quinta-feira, seu cliente ainda não recebeu a notificação, o que lhe impede de qualquer manifestação a respeito do assunto.

Amambai: Coluna Sólon Ribeiro 17º RCMEC

0

2008-12-09 19:35:00

O Comando do 17º R C Mec informa que no período de 9 a 16 de dezembro (exceto sábado e domingo), estará realizando o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).

O EXAR tem como objetivo comemorar o “Dia do Reservista”, praticar o mecanismo de convocação do pessoal da reserva e estreitar os laços de solidariedade e de camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva do Exército Brasileiro.

Deverão se apresentar, em uma organização militar mais próxima de sua residência, os oficiais R1 e R2, praças da reserva remunerada e reservistas de 1ª e 2ª categoria que foram licenciados nos últimos cinco anos, ou que não se apresentaram nos exercícios anteriores. A apresentação é obrigatória e, conforme a legislação vigente, a falta do trabalhador será abonada pelo empregador.

Maiores informações na Seção Mobilizadora do 17º R C Mec, pelo telefone 3481-8139.

Índio é encontrado morto com facada no peito

0

2008-12-09 18:46:00

Vilson Nascimento

Um indígena aparentando idade entre 16 e 20 anos, até o final da tarde dessa terça-feira (9) sem identificação, foi encontrado morto com uma facada no peito no interior da Aldeia Limão Verde, situada a cerca de três quilômetros da cidade em Amambai.

O corpo do rapaz, que apresentava diversas tatuagens pelo corpo, inclusive a tatuagem de uma caveira no braço esquerdo, foi encontrado por moradores da reserva indígena na manhã dessa terça, que comunicaram a polícia.

Uma equipe da Polícia Civil de Amambai, que assumiu as investigações do caso, esteve no local onde o corpo foi encontrado realizando os levantamentos de praxe e realizou a coleta da impressão digital da vítima para tentar a identificação.

Segundo a polícia pelo estado que o corpo se encontrava, as suspeitas são que a morte tenha ocorrido durante a noite de segunda (8) para esta terça.

O corpo do rapaz permaneceu no necrotério da empresa funerária Pax Primavera em Amambai a espera de identificação, apesar de já apresentar mau cheiro por causa do calor.
Se não for reconhecido, deverá ser sepultado nesta quarta como indigente, segundo a polícia.

Matéria atualizada às 23h desta terça

Arroba do boi cai, mas não chega aos consumidores

0

2008-12-09 18:42:00

Mesmo com queda no preço pagado pelos frigoríficos aos produtores o preço da carne não tem chegado ao consumidor, é o que a Famasul (Federação Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) tem constatado. Segundo Adriana Mascarenhas, economista da entidade, desde o início de novembro o preço da arroba do boi tem caído. “Esta trajetória acentuou-se ainda mais no início de dezembro”, revela.

Em outubro, mês em que o gado atingiu seu maior preço no ano, a arroba estava sendo vendida a R$ 86,19. Nesta semana, o valor médio está em R$ 78,81, segundo dados da Famasul, uma queda de 21,19% em dois meses.

A economista sugere que o MPC (Ministério Público do Consumidor) investigue o porquê a baixa dos preços ainda não chegou às prateleiras dos supermercados. “E intrigante fato do preço da arroba do boi estar caindo desta forma e os preços continuarem os mesmos”.

O MPC disse que até o momento não há nenhuma denúncia a respeito do assunto. Mas, acaso haja, será instaurado um processo investigatório preliminar e, se for o caso, entrará na Justiça com uma Ação Civil Pública.

Os Fazendeiros – Por outro lado, a queda do preço da arroba também preocupa os produtores. Dezembro é o mês em que o consumo está bastante aquecido, por conta do 13º salário e das festas de fim de ano, porém alguns frigoríficos do Estado, segundo a economista, estão reclamando de uma queda nas vendas e até de estoque encalhado. “Isso força os frigoríficos a pagarem menos aos produtores”, disse.

Outro fator apontado como potencial causa causador da queda é a crise internacional e a baixa do consumo interno. “O que estamos observando é que a diminuição da exportação de carne bovina, e um desaquecimento no consumo interno”, comentou.

A colocação do gado confinado no fim da entressafra também estaria ajudando a derrubada da arroba. “O gado de confinamento é usado no período de seca, quando o boi criado à pasto perde muito peso. Mas identificamos que este gado de confinamento ainda está sendo abatido depois do período de entressafra”, esclarece Adrana lembrando que no momento é difícil uma análise precisa.

Coluna Tiro Livre – por Antonio Luiz

0

2008-12-09 18:28:00

**Foi um título inesperado. Pelo menos para mim. A certa altura do campeonato cheguei a criticar a equipe são-paulina, pois a achava muito fraca. O hexacampeonato com um tri inédito tem o poder de maquiar que o time não é lá essas coisas. Mas ganhou, talvez por incompetência dos adversários, mas acabou campeão. Parabéns a todos os jogadores e comissão técnica, especialmente o Muricy Ramalho que mais uma vez mostrou que é um grande técnico.
Olhando por outro ângulo, pode-se afirmar que o segundo turno do São Paulo foi irrepreensível. Perdeu apenas na primeira rodada para o Grêmio – aliás, o tricolor gaúcho foi o único time que venceu o São Paulo nos dois turnos. No jogo final contra o Goiás, só deu o tricolor paulista. Os goianos pouco ameaçarame o resultado foi justo apesar do gol impedido do Borges. Fica claríssima a hegemonia são-paulina no atual cenário do futebol brasileiro. Se reforçar a equipe com pelo menos três bons jogadores, sobretudo um meia que pense o jogo, o São Paulo será sempre o adversário a ser batido.

**Segundo li na tarde de domingo, o episódio envolvendo o árbitro Wagner Tardelli foi uma safadesa do presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Pólo Del Nero que queria construir um estádio para a Federação e provavelmente meter a mão numa graninha, como todos os cartolas, mas perdeu a sede para o Mundial de 1014 para o São Paulo. Foi uma retalização armada que deu errado.

**E o Flamengo não conseguiu ir para a Libertadores. Há duas semanas, li uma entrevista do presidente Marcio Braga em que ele afirmava que um hexacampeonato do São Paulo seria uma tristeza, uma desgraça para a história do Flamengo. Ele deve estar com enxaqueca pelo título do São Paulo e pelo vexame do seu time.

**Infelizmente para o Roberto Dinamite o Vasco foi rebaixado. Perdeu em casa para o Vitória e não conseguiu se safar. Dinamite recebeu um clube cheio de dividas, com uma equipe fraquíssima e sem ter como melhorar. Foi uma “herança maldita”, mas, assim como fez o Corinthians, o Vasco vai voltar no próximo ano.
A única coisa que gostei nessa queda do Vasco foi que o arrogante Renato Gaúcho tem boa parte da responsabilidade. 

Embrapa estuda produzir etanol a partir da mandioca

0

2008-12-09 17:47:00

O Brasil já é mundialmente conhecido pela produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Agora, pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudam uma nova fonte de produção de álcool combustível: a mandioca açucarada.

Durante a Exposição Tecnológica Mundial (Expowec 2008), realizada em Brasília, a pesquisadora da Embrapa Agroenergia Sílvia Belém mostrou que a mandioca açucarada pode substituir a cana-de-açúcar na produção do etanol.

“A nossa idéia é oferecer uma opção à cana, onde ela não pode ser cultivada, como em áreas da Amazônia e também onde o solo não favorece a plantação de cana-de-açúcar”, explicou a pesquisadora. Segundo ela, a mandioca poderia ser cultivada no estado do Pará, onde o clima e o solo são favoráveis.

Segundo ela, a espécie da mandioca analisada pode apresentar, inclusive, uma vantagem em relação à cana. Isso porque a mandioca possui açúcar em forma de glicose. Já o da cana é em forma de sacarose. “O processo de fermentação da cana-de-açúcar é um pouco mais demorado”, explicou.

Silva Belém ponderou que a produção de etanol a partir da mandioca açucarada ainda está em fase de estudos.

Cocaína adquirida em Ponta Porã é apreendida em SP

0

2008-12-09 17:17:00

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 3,1 kg de pasta base de cocaína em Ourinhos, no km 338 da BR-153, rodovia Transbrasiliana. A droga tinha sido adquirida por US$ 7,5 mil em Ponta Porã. O proprietário do entorpecente foi autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas.

O entorpecente estava escondido nos paralamas dianteiros de um Fiat Palio EL azul emplacado no estado do Mato Grosso do Sul. O automóvel foi fiscalizado pelos PRFs na tarde de domingo passado (7/12).

O condutor do veículo, identificado como Sílvio Sapience, confessou que havia adquirido a droga em Ponta Porã por 7.500 dolares. Ele disse também que seu plano era revendê-la na cidade de São Paulo.

Diante dos fatos, Silvio foi preso em flagrante por Tráfico de Drogas e encaminhado ao Plantão da Polícia Civil de Ourinhos. Posteriormente foi conduzido à Cadeia Pública de Bernardino de Campos.

Defesa Civil alerta para risco de temporais em MS

0

2008-12-09 16:52:00

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu alerta para risco de temporais, entre hoje (09) e amanhã (10), em Mato Grosso do Sul, devido à aproximação de uma nova frente fria. Em alguns momentos, há risco de temporais isolados, com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 a 60 quilômetros por hora nas regiões oeste, centro-sul e leste do Estado.
 

A Defesa Civil orienta a população para evitar áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Cesp investiga morte de peixes na divisa com MS

0

2008-12-09 16:27:00

O Ministério Público Federal em Presidente Prudente (SP) e a Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp) firmaram termo de ajustamento de conduta (TAC) para que com a companhia estadual banque uma pesquisa científica sobre as causas de mortandade de peixes e a qualidade do pescado proveniente do rio Paraná, na divisa dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, consumido pela comunidade. O acordo foi firmado em novembro e as equipes de pesquisa já estão em atividade.

“É importantíssimo que as pessoas saibam se os peixes que comem estão em boas condições, ou se estão contaminados por substâncias químicas e se essas substâncias podem afetar os consumidores e o meio ambiente”, afirmou o procurador da República Luís Roberto Gomes, que conduziu o acordo.

O procurador lembra que não há notícias sobre a contaminação de seres humanos em virtude do consumo de peixes e que o objetivo da pesquisa é a prevenção.

A Cesp assumiu essa obrigação como forma de compensar o passivo ambiental resultante da mortandade de cerca de 40 toneladas de peixes da espécie Pterodoras granulosus, o “armado”, durante instalação da 13ª turbina da usina da hidroelétrica Sergio Motta, no município de Rosana, no interior de São Paulo, em abril de 2002. Desde 2006, a mortandade de peixes no rio Paraná é investigada pelo MPF.

Pelo acordo, a Cesp promoverá a realização de análises microbiológicas nas espécies Pterodoras granulosus (armado) e Rhinetepis strigosa (cascudo preto) do rio Paraná, para investigar a presença de bactérias que possam contribuir direta ou indiretamente para a mortandade, e que possam estar presentes nas vísceras dessas espécies.

A companhia realizará, ainda, análises de cinco espécies do armado e do cascudo preto consideradas mais importantes para a pesca profissional e o consumo humano. A pesquisa se estenderá ao longo de quatro regiões do rio Paraná, no trecho entre a usina hidroelétrica Souza Dias (na cidade de Jupiá, SP) e a região de Guaíra (PR), elaborando laudos toxicológicos e microbiológicos.

Toxinas – Será feita também a análise de microcistinas (toxinas produzidas por bactérias) no armado e no cascudo preto. O objetivo é descobrir se tais toxinas podem contribuir direta ou indiretamente para a mortandade dos peixes ou, inclusive, restringir o consumo humano desses pescados.

A pesquisa averiguará a presença de toxinas em partes comestíveis e vísceras de peixes procedentes de cinco regiões do rio Paraná (jusante da hidroelétrica Souza Dias, região de Presidente Epitácio-SP, jusante da UHE Sérgio Motta, região da foz do rio Ivinhema-MS, e região de Guaíra-PR).

Cobre e herbicida – A Cesp ainda promoverá a realização de estudos científicos sobre os efeitos da exposição ao cobre e ao herbicida glifosado (GLF), abrangendo parâmetros toxicológicos, fisiológicos e comportamentais, das espécies Prochilodus lineatus (corimba) e Piaractus mesopotamicus (pacu-guaçu), investigando a ação desses praguicidas na mortandade de peixes, como agentes únicos ou associados a outros fatores.

A pesquisa fará o rastreamento ambiental do cobre e do mercúrio no rio Paraná, no trecho compreendido entre a hidroelétrica Souza Dias (Jupiá) e a região de Guaíra (PR), investigando onde ocorrem suas maiores concentrações nos diversos ambientes do rio, e apontando as potenciais fontes de poluição existentes (se são agrícolas, industriais, urbanas, etc.).

Será levantado o perfil longitudinal (a cada 20 Km) das concentrações de cobre e mercúrio no sedimento e na água (coluna d’água), no leito do rio Paraná e na desembocadura dos principais tributários, no trecho entre as hidroelétricas Souza Dias (Jupiá) e Sérgio Motta (Porto Primavera), compreendendo cerca de 260 Km, e entre a hidroelétrica Sérgio Motta e a cidade de Guaíra (300 Km).

Os trabalhos científicos serão realizados pelo Instituto de Química de São Carlos e pelo Laboratório de Química Aplicada a Medicamentos e Ecossistemas., ambos da USP, e pelo Instituto de Biociências de Botucatu, da Unesp, por intermédio de seu Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) e do Departamento de Microbiologia e Hematologia.

Objetivos – Os estudos científicos devem acabar com as dúvidas sobre o consumo de peixes do rio Paraná, informando a pescadores profissionais e amadores, e à comunidade em geral quanto à saúde do pescado. “A identificação de fontes de poluição pode fornecer dados científicos às instituições responsáveis para que tomem as medidas cabíveis para estancar os problemas detectados”, afirma o procurador.

O TAC foi o primeiro a ser assinado por um ente do estado de São Paulo seguindo a nova sistemática para celebração de acordos instituída pelo governo do estado. Pela nova regra, o acordo deve ser aprovado, inclusive, pelo procurador-geral do Estado.

Após o cumprimento de todas as obrigações previstas no TAC, a Cesp organizará a realização de um evento para a discussão dos resultados científicos obtidos, e de políticas públicas, metas e medidas necessárias à preservação ambiental do rio Paraná, especialmente à proteção dos peixes. O debate será público e contará com a participação de entidades públicas e privadas que atuam na área, bem como a sociedade em geral.

DOF apreende maconha em Mundo Novo

0

2008-12-09 15:58:00

Dois homens foram presos na noite dessa segunda-feira, em Mundo Novo, por tráfico de drogas.

De acordo com o Departamento de Operações da Fronteira (DOF), o técnico florestal Eugênio Santos Pinheiro, 22 anos, e Fábio Cezar da Cruz, 28 anos, transportavam 28,39 quilos de maconha.

O transporte dos 46 tabletes era feito em um Gol de placa de Itararé, São Paulo, conduzido por Eugênio.

Ele e Fábio dissera que compraram o entorpecente por R$ 900 em Salto Del Guaíra, cidade paraguaia vizinha a Mundo Novo, e onde morava Fábio. Declararam ainda que a intenção era revender a droga na cidade paulista onde Eugênio mora.

Fábio, Eugênio, a maconha e o veículo, foram encaminhados à Polícia Federal de Mundo Novo.

Eldorado: Onevan e André entregam cobertura de quadra

0

2008-12-09 15:18:00

Na presença da comunidade escolar, o governador André Puccinelli e o deputado estadual Onevan de Matos entregaram a cobertura da quadra de esportes da EE "13 de Maio", na tarde desta terça.


A obra foi viabilizada através de emenda parlamentar de Onevan, em atenção ao pedido da vereadora prof.ª Otília de Paula Moreira. "Fico muito feliz em dar esta importante contribuição para a educação do município", salientou o parlamentar.


O governador André Puccinelli parabenizou o município de Eldorado pela conquista, bem como ao deputado Onevan de Matos por destinar parte dos recursos de suas emendas para a cobertura da quadra. "Peço o apoio de todos aqui em Eldorado para que consigamos erradicar a evasão escolar e fazer uma educação cada vez melhor aqui em Mato Grosso do Sul", falou André.


Escola Eldorado – Onevan aproveitou a visita do governador e levou o pedido da EE "Eldorado", formulado pela diretora Maria José, solicitando a reforma da quadra da escola. André garantiu o atendimento do pleito em seu discurso.


 "Estamos muito satisfeitos que o deputado Onevan, que sempre nos apóia, levou o pedido de nossa escola ao governador e ele já garantiu que irá nos atender; a Escola Eldorado está muito feliz", explicou a diretora.


Onevan agradeceu o apoio de André e destacou que não só Eldorado, mas Glória de Dourados e Anaurilândia foram beneficiadas pela parceria entre as emendas parlamentares e o Governo do Estado.


"Garantimos a cobertura de 3 quadras, valorizando a educação e a prática de esportes. Agradeço ao governador pelo seu empenho em concretizar essas obras", finalizou Onevan.


Após a inauguração da cobertura da quadra, André e as demais autoridades, incluindo a prefeita de Eldorado, Mara Caseiro, o prefeito de Sete Quedas, Sérgio Mendes e os deputados Onevan de Matos e Reinaldo Azambuja, participaram da inauguração da sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Fernando Ortega

Produtor de MS deve colher 166 mil t a menos de grãos

0

2008-12-09 14:49:00

A colheita de grãos em Mato Grosso do Sul deve cair 1,9% nesta safra em relação à anterior, projeta a Conab ( Companhia Nacional de Abastecimento) em levantamento divulgado ontem (8). Em números absolutos, essa redução representa 166 mil toneladas a menos de grãos.

O algodão é o produto que registra a maior queda. A produção da soja permanece estável, apesar do avanço da produtividade. A maioria dos estados deve encerrar a safra com queda na produção, gerando a média de recuo nacional de 2,5%.

Segundo a Conab, os produtores sul-mato-grossenses devem colher 8,465 milhões de toneladas de grãos na safra 2008/09, volume 1,9% inferior às 8,631 toneladas produzidas na safra anterior. Essa produção menor corresponde a uma área inferior – a área plantada, nesta safra, deve ser de até 2.894,6 mil hectares, o que representa queda de 1,1% em relação às 2.928 mil hectares da safra passada.

A queda de produção não é causada apenas pela redução de área, mas também pela menor produtividade. Conforme o levantamento da Conab, o produtor de Mato Grosso do Sul deve colher a média de 2.925 quilos por hectare, 0,8% inferior à safra anterior, quando a produtividade foi de 2.948 quilos por hectare.

Em todo o país, a queda projetada na produção de grãos é de 2,5%, correspondente à diferença entre as 143,856 milhões de toneladas colhidas na safra passada e 140,276 milhões de toneladas, que devem ser produzidas neste safra. Quase todos os estados registram queda de produção

Algodão –
De todos os produtos considerados pela Conab, o caroço de algodão é o que registra a maior queda na produção, de 18,2%. Na safra passada, foram colhidas 109,7 mil toneladas de caroço de algodão e, na atual safra, devem ser produzidas 89,8 mil toneladas.

A redução da produção do caroço de algodão decorre do recuo na área plantada. Na safra 2008/09, essa cultura ocupou área de 36,1 mil hectares, 18,1% menor que a área de 44,1 hectares da safra anterior. A produtividade permanece estável no comparativo entre as duas safras – 4.043 quilos por hectare.

A produção do algodão em pluma e do algodão em caroço tem queda estimada em 18,1%.

Soja –
Mesmo com avanço da produtividade, a produção de soja se mantém estável de uma menor área de plantio. Pelo levantamento da Conab, o Estado deve encerrar a safra 2008/09 com a colheita de 4,59 milhões de toneladas do grão. Esse resultado é 0,5% inferiores às 4,569 milhões de toneladas, que foram colhidas na safra 2007/08.
A área de plantio de soja deve reduzir em 1,8%, diferença entre 1.700 mil hectares desta safra e de 1.731,4 mil hectares da anterior.

Se a soja tivesse sido cultivada em área igual a da safra anterior, a produção também avançaria. Isso porque a produtividade, pela projeção da Conab, deve ser 2,3% maior, passando de 2.639 quilos por hectare (safra 2007/08) para 2.700 quilos por hectare (safra 2008/09).

Municípios atuam para atingir meta contra Rubéola

0

2008-12-09 14:19:00

Faltam 22 dias para o fim do ano e, seguindo orientações do Ministério da Saúde, os municípios sul-mato-grossenses que ainda não alcançaram a meta de vacinação contra a Rubéola continuam executando a tarefa de sensibilizar as pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos para se imunizar contra a doença.

O Estado, juntamente com outras 16 unidades da Federação, ainda não conseguiu atingir a meta de vacinar 95% do público alvo da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde.

A campanha terminou no dia 30 de novembro, mas, até agora, o índice de imunizados em Mato Grosso do Sul está em 92,25% – o que corresponde a 718.072 dos 778.359 sul-mato-grossenses que já tomaram a vacina.

Em âmbito nacional, até o momento, apenas os estados de Roraima (101,23%), Maranhão (97,51%), Acre (97,30%), Santa Catarina (97,05%), Sergipe (96,16%), Pernambuco (95,76%), Ceará (95,36%), Alagoas (95,14%), Espírito Santo (95,11%) e Minas Gerais (95,05%) conseguiram o objetivo.

Dos 78 municípios do Estado, 56 já atingiram 95% ou mais de cobertura vacinal. Confira a relação daqueles que devem continuar com os trabalhos para também obterem sucesso na campanha:

Amambai – 94,41%
Antonio João – 85,02%
Aquidauana – 73,39%
Aral Moreira – 83,31%
Bandeirantes – 80,75%
Bodoquena – 89,97%
Campo Grande – 85,97%
Dourados – 87,25%
Figueirão – 82,21%
Glória de Dourados – 89,58%
Guia Lopes da Laguna – 72,60%
Iguatemi – 91,90%
Inocência – 93,84%
Jaraguari – 68,92%
Ladário – 73,65%
Miranda – 76,41%
Nioaque – 74,27%
Ribas do Rio Pardo – 92,65%
Rio Negro – 82,73%
Rochedo – 90,95%
Selvíria – 88,33%
Terenos – 60,19%

A Rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.