9.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9967

Simted de Mundo Novo participou de seminário

0

2008-12-17 03:06:00

O Simted – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, que tem como presidente o professor João Batista, participou do Seminário Estadual sobre o PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional), realizado na primeira semana de dezembro, em Naviraí.

O sindicato mundonovense representado pelos professores João Batista, Luiz Pereira, Eva Maria, Janira Alves, Ofélia, João Laertes, Gracieli e Cristina.

O encontro aconteceu na sede do Simted de Naviraí onde foram feitos vários debates sobre a implantação do Piso Nacional nas Redes Estadual e Municipal de ensino.

Dirceu Lanzarini recebe titulo de “Cidadão Tacuruense”

0

2008-12-17 01:27:00

Vilson Nascimento

O ex-secretário de estado e atual prefeito eleito de Amambai, Dirceu Lanzarini, foi contemplado com o título de “Cidadão Tacuruense” pelas ações desenvolvidas em prol da população daquele município durante sua passagem pela extinta Sejel e pela Fundesporte, órgãos ligados ao Governo do Estado em Mato Grosso do Sul.

A entrega do titulo aconteceu durante uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Tacuru na noite do último sábado (13) com a presença dos vereadores, do prefeito, Dr. Cláudio Rocha Barcelos (PR), de representantes da sociedade tacuruense e autoridades do município e região.

Durante a sessão vários vereadores usaram a tribuna da casa de leis para elogiar as ações de Lanzarini, não só em prol do município de Tacuru, mas também do Estado e especialmente da região conesul durante sua passagem pelo Governo do Estado.

O vereador Ezaul Martins, que é indígena da etnia guarani-kaiowá, agradeceu Dirceu Lanzarini, em nome da comunidade da Aldeia Sassoró, pela quadra de esportes implantada durante sua passagem pela Sejel, no interior da reserva indígena, vindo a atender um sonho antigo dos estudantes e de toda a classe desportiva da aldeia, mesma linha seguida pelos vereadores, Paulo Pedro Rodrigues, o “Pedrinho”, atual vice-prefeito eleito em Tacuru e Antônio Marcos Palhano, o “Marcão” que também fez questão de destacar as várias ações destinadas por Lanzarini ao município de Tacuru.

Lanzarini honrado com a homenagem- Ao fazer uso da palavra Dirceu Lanzarini, que também é primeiro suplente ao cargo de deputado estadual pelo Partido da República em Mato Grosso do Sul, agradeceu ao município de Tacuru pela acolhida e disse ter ficado extremamente honrado com o recebimento do título de “Cidadão Tacuruense”.

“Sempre tive um grande apresso pela população de Tacuru, onde conquistei vários amigos desde antes de me tornar prefeito em Amambai pela primeira vez e agora, com esse titulo de “Cidadão Tacuruense” que me deixou extremante honrado, meu laço de amizade e “cumpricidade” com esse município, que já era alto, aumentou ainda mais”, disse Lanzarini ao relatar que o titulo ficará exposto ao lado do título de Cidadão Amambaiense em seu gabinete, na Prefeitura de Amambai a partir do ano que vem (2009).

Ações executadas- Durante sua passagem pelo Governo do Estado, Dirceu Lanzarini destinou diversas ações para o município de Tacuru, entre elas, obras como a quadra de esportes da Aldeia Sassoró e a área de lazer ao redor do Ginásio de Esportes Mancini & Lopes, executada em parceria com a Prefeitura local e também eventos esportivos que ajudaram a divulgar o nome de Tacuru em todo o Estado, como etapa do Campeonato Estadual de Velocross, Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul e a Copa MS de Futebol Indígena.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 19 milhões hoje

0

2008-12-17 00:41:00

Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena sorteadas no concurso 1.030 de sábado (13).

O prêmio estimado para o concurso, que será realizado hoje, dia 17 de dezembro, é de R$ 19 milhões. Confira as dezenas: 01 – 08 – 23 – 37- 54 – 57.

A Quina de sábado foi divdida entre os donos de 123 bilhetes. Cada aposta recebeu R$ 12.938,02. Já a Quadra premiará 7.495 pessoas, com R$ 212,33.

Famasul acusa Funai de fazer levantamento irregular

0

2008-12-16 23:11:00

A Funai foi truculenta” afirma o diretor-secretário da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Dácio Queiroz, se referindo ao episódio da última semana, na fazenda Caiman, refúgio turístico e ecológico, localizado no município de Miranda, em Mato Grosso do Sul. Para ele, a Fundação Nacional do Índio (Funai) fez com que a Polícia Federal desrespeitasse uma decisão judicial.

O advogado da propriedade, Júlio César Souza Rodrigues, contou que um grupo de trabalho (GT) da Funai, acompanhado de três Policiais Federais estiveram na propriedade no dia 9 de dezembro. “Disseram para o funcionário da fazenda que foram para fazer o levantamento das benfeitorias para desapropriar a propriedade que seria considerada pela Funai, área indígena, e mostraram uma ordem judicial do dia 12 de setembro”.

O documento já era inválido, alega o advogado. Segundo Rodrigues, o documento apresentado pelo GT se trata de uma liminar conseguida pela Funai para fazer a vistoria dos pontos demarcatórios na região de Miranda, porém, no dia 30 de setembro o proprietário da Caiman, Roberto Klabin, conseguiu uma tutela antecipada para suspender os trabalhos de demarcação em mil hectares da propriedade. “A Funai foi notificada dessa decisão no dia 03 de outubro, no entanto, me parece que não estão levando em conta as decisões judiciais”, explicou.

Providências- O advogado afirma que fez uma petição relatando os fatos e pedindo providências em relação ao desrespeito da ordem judicial por parte da Funai. A ação pode resultar em multa para o órgão indigenista. A Famasul acusa a Funai de incitar ações equivocadas.

A Famasul reuniu-se na segunda-feira (15) com o advogado que representa os proprietários da Fazenda Caiman. A assessoria jurídica da Federação acompanha os advogados das propriedades rurais que correm o risco de perder seu patrimônio e também repassa informações de outras ações jurídicas que obtiveram algum sucesso em outras localidades. Com informações da assessoria da Famasul.

Safra de cana-de-açúcar cresce 13,9% no Brasil em 2008

0

2008-12-16 22:10:00

A safra de cana-de-açúcar cresceu neste ano 13,9%, com a produção recorde de 571,4 milhões de toneladas.

A área plantada em 2008 foi de 8,5 milhões de hectares, de acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), concluído em novembro e divulgado nessa segunda (15).

A fabricação de açúcar será de 32,1 milhões de toneladas,  com a moagem de 246 milhões de toneladas de cana.

A fabricação de etanol utilizará 325,3 milhões de toneladas de cana, resultando na produção de 26,6 bilhões de litros, sendo 10,1 bilhões de litros do álcool anidro, que é adicionado à gasolina e 16,5 bilhões de álcool hidratado, o álcool combustível vendido nos postos de gasolina.

Ao apresentar esses números, o presidente da Conab, Wagner Rossi, destacou que a alta que está se registrando no valor do dólar tende a favorecer o setor exportador de açúcar e de álcool.
Além disso, nos primeiros meses do ano os preços dos derivados da cana-de-açúcar tendem a aumentar, em razão da entressafra, estabilizando-se a partir do segundo bimestre.

Caarapó realiza final da 5ª Super Copa de Futsal

0

2008-12-16 21:12:00

A prefeitura de Caarapó, por meio do Departamento de Esportes, realizou no último dia 15 a final da 5ª Super Copa de Futsal. A competição foi disputada nas categorias Pré-mirim, Mirim, Infantil Feminino e Infantil Masculino. Ao todo 36 equipes participaram da copa, que foi disputada no Ginásio de Esportes.

A Categoria Pré-mirim teve oito equipes formadas por crianças de nove a dez anos de idade. O time campeão foi o do Peti, que venceu a  Escolinha de Futebol do  Deda por 4 a 2. Em 3º ficou a Escola Municipal Cândido Lemes A, que derrotou o Cândido Lemes dos Santos B por 2 a 0.

Já a Categoria Mirim teve a participação de 12 equipes formadas com crianças com a faixa etária entre 11 e 12 anos. O campeão foi a Escola Municipal Cândido Lemes, que venceu o time da Escola Municipal  Ñandejara-Pólo por  3 a 0. Em 3º ficou a equipe do Bacanelli, que ganhou do Peti por 4 X 0.

A Categoria Infantil Feminino teve como vencedora a Escola Ñandejara-Pólo, que derrotou o time do Peti por 10 a 4. Em 3º lugar ficou a Escola Cândido Lemes, que ganhou da Ñandejara-Pólo B por 1 a 0.  Quatro equipes  participaram desta categoria, disputada com  crianças de 13 e 14 anos.

Na Categoria Infantil Masculino, o grande campeão foi o time da Ñandejara-Pólo, que venceu a equipe do Peti por 5 a 4. Em 3º ficou a equipe da Campanário, que venceu os garotos da Guarda Mirim por 7 a 1.  Este grupo foi formado por 12 equipes   compostas por crianças  de 13 e 14 anos.

A 5ª Super Copa de Futsal teve início no dia 18 de outubro e teve como objetivo proporcionar às crianças momentos de competitividade e lazer. Além das equipes de Caarapó, a competição teve a participação de representantes de Juti e Amambai.

A prefeitura de Caarapó premiou com troféus e medalhas para as equipes classificadas do 1º ao 3º lugar em todas as categorias. O artilheiro e goleiro menos vazado de cada categoria também receberam troféus.

Ada da Agripeças tem contas aprovadas pelo TC/MS

0

2008-12-16 20:13:00

O vereador Ada da Agripeças (PDT) recém eleito vice-prefeito em Coronel Sapucaia, recebeu na semana passada o comunicado de que as suas prestações de contas referente à sua gestão como presidente da Câmara Municipal no ano de 2005 início da atual gestão, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

De acordo com os conselheiros que julgaram o processo, o vereador Ada da Agripeças não cometeu nenhum ato ilícito ao ordenar as despesas do Poder legislativo do Município.

Como consta a publicação feita pelo Tribunal de Contas, foi relatado e discutido os presentes autos, na 24ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, realizada no dia 19 de novembro deste ano.

E por unanimidade de votos, nos termos do relatório e voto do conselheiro-relator e acolhendo o parecer do Ministério Publico Especial, os conselheiros do Tribunal de Contas acordaram em declarar como positivas as prestações de contas do então presidente da Câmara na época Ada da Agripeças e quitando o ordenador de despesas do período em referencia os termos do artigo 76, inciso I da lei Complementar Estadual nº. 048/90, sem prejuízos das responsabilidades e eventuais comissões impostas em julgamentos.

Ao receber o comunicado, Ada da Agripeças disse que não sentiu surpreso em momento algum com a aprovação de suas contas. “Sempre tive a certeza de que fiz um trabalho onde a transparência foi o foco principal de tudo, afinal trabalhar com dinheiro publico é uma coisa muito seria, e tem que ser respeitada, porque se não o tribunal condena mesmo”. Lembrou Ada Agripeças.

JE diploma eleitos em Amambai e Coronel Sapucaia na 5ª

0

2008-12-16 19:30:00

Vilson Nascimento

O Juiz Eleitoral, titular da 1ª Zona Eleitoral que abrange os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, realiza a diplomação dos prefeitos e vice, dos vereadores eleitos e dos candidatos que ficaram na suplência ao cargo de vereador nos dois municípios, nesta quinta-feira, 18 de dezembro.

O cerimonial de diplomação, que terá coordenação do Juiz Eleitoral com apoio da chefe do Cartório Eleitoral da 1ª ZE, Sinngrid Jardim Machado, está previsto para acontecer a partir das 8h da manhã na própria sede do Cartório Eleitoral, situado na Rua da República, no centro da cidade em Amambai.

Tacuru também diploma na quinta

A diplomação do prefeito, do vice-prefeito, os vereadores e suplentes ao cargo de vereador em Tacuru, município que pertence a 25ª Zona Eleitoral, com sede em Iguatemi, também será realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro.

O cerimonial de diplomação, que será comandado pelo Juiz Eleitoral, Dr. Eduardo Lacerda Trevisan, titular da 25ª ZE, está previsto para iniciar às 14h no plenário da Câmara Municipal em Tacuru.
Os eleitos na sede da Zona Eleitoral, Iguatemi, foram diplomados na última sexta-feira (12) em cerimonial realizado na Câmara Municipal local.

Habilitação sem foto volta a valer

0

2008-12-16 19:16:00

Brasileiros que ainda usam a carteira de motorista sem foto e tiveram a habilitação cancelada poderão reaver o documento.

A Justiça Federal em Belo Horizonte atendeu a um pedido do Ministério Público em Minas Gerais e suspendeu os efeitos da Resolução 276 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permitia aos órgãos de trânsito cassar a habilitação de motoristas que não se recadastraram até 10 de agosto deste ano. A decisão do MP vale para todo o país, mas o Contran ainda pode entrar com recurso.

O advogado Cyro Vidal, diretor do Detran-SP quando a habilitação sem foto começou a ser emitida – nos anos 80 –, avalia que o Ministério Público acertou ao se mostrar contrário à resolução.

Segundo ele, o Contran estava ferindo as determinações do Código de Trânsito Brasileiro, que não estipula um prazo para a renovação da carteira. “Quando a habilitação perde a validade, o motorista fica impedido de dirigir até que renove o documento”, afirma. “Mas a lei não fala em prazo para que ele faça isso.”

De acordo com o Contran, o objetivo da medida era recadastrar nos Detrans os documentos emitidos antes da criação do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que criou a habilitação com foto e assinatura digital. Para Vidal, a justificativa da entidade é válida, já que o próprio Código de Trânsito dá a ela competência para normatizar os procedimentos da carteira de motorista.

No entanto, o advogado explica que, na época em que a habilitação era expedida sem foto, a lei determinava que a primeira renovação deveria ser feita apenas quando o motorista completasse 40 anos. “A regra não mencionava nada sobre data limite ou prazo para a renovação”, diz.

Portanto, uma pessoa que tinha 18 anos em 1980, quando os Detrans começaram a emitir carteiras sem foto, pode continuar usando o documento até 2012. Se algum motorista tiver a habilitação cassada antes dessa data, Cyro Vidal sugere a entrada na justiça com um mandado de segurança, para fazer valer o direito de continuar dirigindo.

Modelo antigo
Segundo o Detran-PR, 307 mil motoristas do estado ainda possuem a carteira de habilitação antiga.

Desse total, 11 mil foram renovadas e outras 5,6 mil vencem apenas em 2009. A assessoria da entidade não soube dar maiores informações sobre os demais documentos, que “podem pertencer a pessoas muito idosas ou mesmo já falecidas”.


Fonte: Gazeta do Povo

Ministério da Agricultura estuda novo modelo de crédito

0

2008-12-16 18:22:00

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) anunciou hoje, 16 de dezembro, que realiza estudos para implementação de nova política de linha de crédito para o setor agrícola em todo o País.

De acordo com o ministério, o atual modelo está esgotado e, para garantir o futuro da produção agrícola e da competitividade brasileira, é necessário reestruturar as políticas de crédito e de preços e o seguro rural. Outro ponto verificado pelo ministro é da necessidade de se manter as discussões em nível estritamente técnico com a área de meio ambiente.

Polícia Rodoviária já reforça fiscalizações nas rodovias

0

2008-12-16 17:33:00

As ações da Polícia Rodoviária Estadual já estão mais intensas por conta do previsível aumento no fluxo de veículos durante as festas de fim de ano e as férias escolares. A chegada do verão é outro fator que costuma provocar mais viagens alerta maior da polícia para tentar garantir o deslocamento tranqüilo dos usuários nas rodovias do Estado.

“Cada base está intensificando a atuação em sua região”, informa o capitão Sidney Cesar Rodrigues, chefe de seção na PRE. Além disso, serão feitas operações volantes especiais, como a que já está acontecendo na região do Bolsão, com equipe de quatro policiais, comandados pelo capitão Lane.

Radares manuais são utilizado para coibir os excessos de velocidade, mas o objetivo de todo o trabalho é bem abrangente. Desde a repressão de crimes como tráfico de drogas e contrabando a abordagens para orientar motoristas e passageiros sobre uso do cinto de segurança e cuidados em pontos mais críticos das estradas. Também estão na mira dos policiais a prática de crime ambiental, pessoas com mandado de prisão em aberto e automóveis que rodam sem as condições adequadas.

De acordo com o capitão Rodrigues, outra ação especial vai acontecer nos próximos dias, quando todo o efetivo do quartel central em Campo Grande será deslocado para uma determinada região. A PRE já tem preparado um microônibus para ser utilizado nessa mobilização.

Em todo o Mato Grosso do Sul existem aproximadamente 14 mil quilômetros de rodovias sob jurisdição estadual. Uma das vias com trechos de grande movimento é a MS-060, entre a Capital, passando por Sidrolândia, em direção ao sudeste do Estado.


Conforme o capitão da PRE, na região de Chapadão do Sul, no Bolsão, o movimento intenso de veículos de carga também requer atenção especial, assim como no Vale do Ivinhema, onde o fluxo que passa pela região da hidrelétrica de Porto Primavera provoca grande movimentação na região entre Nova Andradina e Bataiporã.

Funasa não será mais responsável pela saúde indígena

0

2008-12-16 17:07:00

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, disse hoje (16) que a decisão política de criação de uma Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena está tomada e só falta a sua implementação. A declaração foi feita durante a apresentação de um balanço das ações da Funasa em 2008.

“Minha preocupação é com o vácuo entre a decisão política e a concretização dessa secretaria. O vazio pode ter aspectos danosos para a saúde da comunidade indígena. Pode quebrar a continuidade das ações desenvolvidas”, destacou Forte.

A Funasa foi criada em 1991, a partir da fusão da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) e do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp). O orçamento para 2009 ficará em R$ 5,1 bilhões e deverá ser ajustado em função das mudanças que poderão ocorrer no órgão.

A saúde indígena responde por 8% do orçamento da Funasa (R$ 340 milhões) e possui 4 mil servidores diretos e mais 10 mil conveniados. De acordo com o presidente da fundação, ainda não há definição sobre o realocamento desses servidores na futura secretaria que será criada.

“Existem áreas críticas que precisam ser qualificadas, especialmente a região de fronteiras, as área do Javari, Xingu, Xavante e Ianomanis, mas a experiência positiva precisa ser aproveitada”, afirma Fortes.

No final de novembro, cerca de 200 lideranças indígenas, de vários regiões do país, assinaram um documento em Brasília, exigindo que a saúde indígena deixe se ser responsabilidade da Funasa. O documento foi entregue ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva.

O presidente da Funasa disse que a divulgação das ações realizadas pela Funasa é muito importante para reverter as críticas sofridas pelo órgão. “É preciso fortalecer a imagem da Funasa e esclarecer o importante papel desempenhado [pelo órgão]”, explicou Fortes.

MS testa este mês sistema pioneiro de rastreabilidade

0

2008-12-16 16:27:00

Através de parceria entre o setor pecuário e o governo do Estado está sendo testado a partir deste mês em Mato Grosso do Sul um sistema pioneiro de rastreabilidade, o Pass-Carne/MS, que é o Passaporte da Carne Bovina de Mato Grosso do Sul.

O teste preliminar ocorre nos municípios de Campo Grande, Rochedo, Corguinho, Aquidauana e Miranda. O programa prevê normas para o manejo sanitário e nutricional do rebanho e um pasto quarentenário, onde os animais recém-adquiridos permanecem um tempo para observação clínica, antes de adentrar o rebanho da fazenda.

A destinação adequada de carcaças de animais mortos, marcação uniformizada e identificação por brincos também estão previstos. "Desenvolvemos um sistema simples, barato e viável para a pecuária sul-mato-grossense", explicou o agrônomo José Lemos Monteiro, o Zeíto, presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

O atual sistema nacional de rastreabilidade é questionado pelo setor produtivo, que o considera inviável para a pecuária de Mato Grosso do Sul, essencialmente extensiva. Por isso estão sendo propostas alternativas.

Sérgio Barbosa recepciona Puccinelli nesta quarta

0

2008-12-16 16:17:00

Vilson Nascimento

O prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa (PMDB) e sua equipe de governo na atual administração recepcionam na manhã essa quarta-feira (17) o Governador do Estado, André Puccinelli (PMDB) em Amambai.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura o Governador e sua comitiva chegarão no Aeroporto Municipal de Amambai às 8h da manhã, onde será recepcionado pelo prefeito Sérgio, vereadores que compõe a atual legislatura e representantes de classes e políticos do município.

De acordo com a assessoria, do aeroporto Puccinelli, acompanhado pelo prefeito e sua comitiva, segue direto para a Aldeia Amambai, a cerca de cinco quilômetros da cidade, onde entrega cestas básicas aos indígenas e visita o andamento das obras de uma escola estadual de ensino médio que está sendo construída da aldeia, escola esta, segundo a assessoria a Prefeitura, fruto de conquista a atual administração municipal em Amambai que buscou e cobrou a construção da unidade de ensino na reserva indígena, que é uma das mais populosas da região conesul do Estado, com cerca de 7 mil índios da etnia guarani-kaiowá.

Governador vai a Japorã– Após entregar as cestas básicas e a visita às obras a escola na Aldeia Amambai em Amambai na manhã dessa quarta, o Governador André Puccinelli segue em direção ao município de Japorã, onde também realizará a entrega de cestas básicas para famílias indígenas.

A solenidade está prevista para acontecer na Aldeia Porto Lindo, a cerca de 35 quilômetros da sede do município, que não deverá ser visitada por Puccinelli, já que a previsão é que a aeronave trazendo o Governador pouse na pista de pouso da Fazenda Floresta Negra, situada próxima a aldeia a ser visitada.

Segunda visita em 15 dias- Essa é  segunda visita do Governador André Puccinelli à região conesul do Estado em apenas 15 dias.

No dia 2 e dezembro, Puccinelli esteve visitando o município de Paranhos onde inaugurou a sede do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) e lançou a construção da sede própria do Detran local. No mesmo dia Puccinelli inaugurou uma quadra coberta em uma escola na cidade de Eldorado.

“Fui prefeito e conheço bem as necessidades dos municípios, principalmente os municípios do interior, por isso procuro descentralizar as ações de governo, levando benefícios e participando de perto do dia a dia dos municípios do interior”, disse o Governador André Puccinelli durante a visita à Paranhos no início do mês.

Serviço militar obrigatório para mulher está em estudo

0

2008-12-16 15:49:00

O ingresso de mulheres no serviço militar obrigatório está em estudo. As novas recrutas atuariam prioritariamente nos setores administrativos, disponibilizando os homens para o treinamento militar final.O tempo de serviço seria de até um ano, dos 18 aos 19 anos.


Os ministros da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e da Defesa, Nelson Jobim, são os principais defensores da proposta.O comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, confirmou que as mulheres estão no alvo do serviço militar obrigatório.

Desde que passou a admitir mulheres entre seus quadros, em 1992, o Exército tem atraído cada vez mais profissionais do sexo feminino. Embora ainda sejam poucas, elas já estão inclusive nos pelotões responsáveis por vigiar e proteger as fronteiras.

Entre os 180 mil militares da ativa, há hoje 4.660 mulheres – 3.603 do quadro temporário e 1.057 de carreira. No ano passado, 25 delas chegaram à patente de major. Isentas do serviço obrigatório, elas podem servir voluntariamente, mas para chegar a sargento ou oficial é preciso prestar concurso público nacional e freqüentar uma das escolas de formação. As que não pretendem seguir a carreira militar devem fazer estágio de adaptação de 45 dias e o contrato dura sete anos, no máximo.

MS: Com IPI reduzido venda de carro zero sobe 40%

0

2008-12-16 15:11:00

Com menos de uma semana em vigor, a redução o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) já teve reflexos em Mato Grosso do Sul. Segundo o presidente do Sincovems (Sindicato das Concessionárias de Veículos Automotores do Estado de Mato Grosso do Sul), Luiz Antônio de Souza Campos, os feirões deste último final de semana registraram um aumento de 40% na procura por carros novos.

“Ainda não podemos oficializar as vendas, porque as montadoras vão nos enviar as novas notas fiscais com o desconto dentro de mais dois dias, mas houve um aumento de 40% dos pré-fechamentos. O que já é bastante significativo”, relata Campos, lembrando que quase 100% dos pré-fechamentos se transformam em negócios feitos. “Se o cliente não compra em uma concessionária, compra em outra, o que é bom do mesmo jeito”.

Com o desconto, carros 1.0 tiveram a alíquota baixada de 7% para zero; carros com até 2000 cilindradas tiveram redução de 50% da alíquota do IPI, que era e 13%. Camionetes também tiveram o imposto reduzido à zero.

“Isso quer dizer, por exemplo, que em um Ford Ka zero quilômetro, que antes custava R$ 26 mil, hoje pode ser comprado por R$ 24 mil. Uma economia de R$ 2 mil. Nos modelos mais caros a redução é ainda mais significativa. Uma camionete que antes estava sendo vendida por R$ 55 mil, hoje sai por R$ 48,3 mil”, exemplifica Campos.

O presidente do Sindicato lembra ainda que houve redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que passou de 3,8% para 1,5%, o que beneficia quem vai financiar um carro novo. “É hora de comprar. Porque, além destas vantagens oferecidas pelo governo, as montadoras estão dando descontos para os modelos 2008 para a entrada dos modelos 2009 nas concessionárias”, lembra.

Carros Usados – Com o aquecimento das vendas de carros novos o governo federal já prepara um pacote de estímulo para a compra de carros usados. O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, informou que o governo federal estuda repasse de recursos do Banco Central para bancos médios e pequenos exclusivamente para financiar a compra de usados

Com o aumento das facilidades para se comprar um carro zero, a tendência é de que o preço do carro usado caia, pois o consumidor passa a optar pelo carro novo que não tem uma diferença de preço tão grande na parcela do financiamento.

Alunos do estado já podem renovar matrícula

0

2008-12-16 14:48:00

Alunos que já estudavam na rede estadual de ensino e que confirmaram a permanência na escola podem renovar a sua matrícula. O período da rematrícula vai até o dia 5 de janeiro. O aluno deve comparecer na escola munido de documentação.

As inscrições para as matrículas na rede estadual de ensino iniciaram no dia 24, em Campo Grande, e já contam com mais 12 mil pedidos. No interior, onde a matricula digital começou no dia 4 de dezembro, já foram registradas mais de 17 mil inscrições.

As inscrições poderão ser feitas, via internet, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Tanto alunos novos quanto alunos que já estudam nas escolas estaduais podem solicitar a matrícula pela internet.

Em 2009, o governo do Estado investirá na reforma das escolas e na formação de professores. No próximo ano, 21 novos cursos profissionalizantes serão abertos nas unidades de ensino da rede estadual, que saltou de 9ª para 4º lugar, em 2007, no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A Secretaria de Estado de Educação está priorizando a qualidade de ensino e pretende transformar o sistema estadual de ensino num modelo de referência nacional.

Polícia Rodoviária já reforça fiscalizações nas rodovias estaduais

0

2008-12-16 14:17:00

As ações da Polícia Rodoviária Estadual já estão mais intensas por conta do previsível aumento no fluxo de veículos durante as festas de fim de ano e as férias escolares. A chegada do verão é outro fator que costuma provocar mais viagens alerta maior da polícia para tentar garantir o deslocamento tranqüilo dos usuários nas rodovias do Estado. 

“Cada base está intensificando a atuação em sua região”, informa o capitão Sidney Cesar Rodrigues, chefe de seção na PRE. Além disso, serão feitas operações volantes especiais, como a que já está acontecendo na região do Bolsão, com equipe de quatro policiais, comandados pelo capitão Lane. 

Radares manuais são utilizado para coibir os excessos de velocidade, mas o objetivo de todo o trabalho é bem abrangente. Desde a repressão de crimes como tráfico de drogas e contrabando a abordagens para orientar motoristas e passageiros sobre uso do cinto de segurança e cuidados em pontos mais críticos das estradas. Também estão na mira dos policiais a prática de crime ambiental, pessoas com mandado de prisão em aberto e automóveis que rodam sem as condições adequadas.

De acordo com o capitão Rodrigues, outra ação especial vai acontecer nos próximos dias, quando todo o efetivo do quartel central em Campo Grande será deslocado para uma determinada região. A PRE já tem preparado um microônibus para ser utilizado nessa mobilização. 
 
Em todo o Mato Grosso do Sul existem aproximadamente 14 mil quilômetros de rodovias sob jurisdição estadual. Uma das vias com trechos de grande movimento é a MS-060, entre a Capital, passando por Sidrolândia, em direção ao sudeste do Estado. Conforme o capitão da PRE, na região de Chapadão do Sul, no Bolsão, o movimento intenso de veículos de carga também requer atenção especial, assim como no Vale do Ivinhema, onde o fluxo que passa pela região da hidrelétrica de Porto Primavera provoca grande movimentação na região entre Nova Andradina e Bataiporã.

Safra de trigo deverá alcançar sete milhões de toneladas

0

2008-12-16 13:51:00

“A produção de trigo na safra 2008/2009 superou as expectativas. Esperávamos colher 5 milhões de toneladas e chegamos a 5,8 milhões. A perspectiva para 2012 é de alcançar, pelo menos, 7 milhões de toneladas, o que equivale a 70% do consumo interno.” A afirmação é do presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno, Rui Polidoro, que conduziu reunião do setor, em Brasília.
   
A redução nos preços dos insumos, a definição de políticas de governo e a alocação de recursos para plantio com tecnologia são fatores considerados importantes pelo setor para obtenção de bons resultados na próxima safra. Em relação às prioridades para 2009, Polidoro destacou a necessidade de preços mínimos que cubram os custos de produção, liberação de recursos adequados na época de plantio e que os mecanismos de comercialização sejam definidos e que fluam normalmente.
     
Mercados – Na safra 2008/2009, o Egito foi o principal importador de trigo no mercado mundial, com 7,8 milhões de toneladas, seguido da Argélia, com 5,6 milhões de toneladas. Em quinto lugar, o Brasil, com importação de 5,4 milhões de toneladas. Os maiores produtores nacionais são os estados do Paraná, com 3,1 milhões de toneladas, e o Rio Grande do Sul, com 2,05 milhões de toneladas.  Os maiores compradores do trigo brasileiro são o Paquistão, com 267 mil toneladas, e Marrocos, com 129,5 mil.

Juiz é punido por dizer que futebol é coisa de macho

0

2008-12-16 13:21:00

O Tribunal de Justiça de São Paulo aplicou pena de censura ao juiz Manoel Maximiano Junqueira Filho, da 9ª Vara Criminal Central de São Paulo. Em uma sentença, o juiz fez alusão a possível homossexualidade do jogador Richarlyson Barbosa Felisbino, volante do São Paulo. A posição defendida na sentença judicial causou polêmica.


A maioria dos desembargadores do Órgão Especial decidiu seguir o voto do relator, Walter Swensson. Votaram contra a aplicação da pena o presidente do TJ paulista, Vallim Bellocchi e o desembargador Marco César. O julgamento aconteceu na quarta-feira (10/12). O resultado foi divulgado nos blogs do desembargador Ivan Sartori e do jornalista Frederico Vasconcelos.


A defesa sustentou que emitir opinião contrária ao homossexualismo não pode ser considerado discriminação. A tese não sensibilizou o colegiado. Para a maioria, o magistrado agiu com impropriedade absoluta de linguagem na sentença dada em julho do ano passado. Na época, a alusão à virilidade do jogador de futebol foi manifestada em uma ação penal privada proposta por Richarlyson contra um dirigente do Palmeiras.


O juiz mandou arquivar a queixa-crime. O dirigente havia insinuado em um programa que o jogador seria homossexual. Na sentença, o juiz afirmou que futebol era coisa de “macho”, esporte “viril, varonil, não homossexual".


Por conta da sentença, o Tribunal de Justiça abriu investigação disciplinar contra o juiz. Em outubro do ano passado, o Órgão Especial rejeitou, por maioria de votos, a defesa prévia do magistrado e decidiu pela continuidade do processo administrativo disciplinar. Na época, ficaram vencidos os desembargadores Marco César e Pedro Gagliardi, que votaram pelo arquivamento.


Na defesa prévia, o advogado do juiz sustentou que o que se pune e deve se reprimir é a discriminação à pessoa, que se caracteriza por atitude pessoal, nominal, não genérica. Segundo a defesa de Junqueira Filho, ninguém pode obrigar alguém a ser católico, evangélico, corintiano, palmeirense ou são-paulino.


“Podemos não gostar do catolicismo, do evangelismo, do Corinthians ou do São Paulo, mas não podemos atacar quem tem fé nessas religiões ou torce por esses clubes. Da mesma forma, não se pode atacar o homossexual, mas ninguém pode obrigar ninguém a gostar do homossexualismo”, sustentou a defesa.


O advogado alegou ainda cerceamento de defesa, nulidade do acórdão de acusação, impedimento de todos os desembargadores que subscreveram o documento e, no mérito, ausência de falta grave cometida no episódio e inexistência de preconceito no texto da sentença.


Em agosto do ano passado, o TJ-SP havia aceito pedido de abertura de procedimento para investigar o juiz, com base no artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). No entendimento do colegiado, havia indícios de que, no episódio, o juiz agiu com conduta incompatível com os deveres do cargo de magistrado.


No mérito, a defesa sustentou que seu cliente não feriu a Constituição Federal, não invadiu a vida privada, nem a honra, nem a imagem no jogador Richarlyson. Refutou as acusações de que a sentença seria pérola jurídica, cômica, ofensiva e esdrúxula, como foi apontada. “O magistrado pode ter suas opiniões pessoais, mas não agiu com descompostura e imparcialidade. Apenas recusou uma queixa-crime onde não se provara a acusação e onde não havia acusação formal a quem quer que seja”, disse o advogado.


Outras investigações – O juiz já respondeu a outros processos, tanto administração como judiciais. O magistrado teve sua conduta questionada em pelo menos uma dezena de representações. Em duas delas, chegou a ser condenado às penas de censura e advertência, mas conseguiu reverter os castigos. Nos dois casos, a penalidade foi aplicada pelo Conselho Superior da Magistratura e reformada no Órgão Especial do TJ paulista.



Em outra, recorreu e perdeu. Neste caso, o TJ paulista reprovou a conduta do magistrado. Afirmou que ele deu péssimo exemplo aos princípios de hierarquia e disciplina judiciária. Ele foi acusado de criticar decisão de segunda instância, que mandava soltar réu, fazendo comentários impróprios sobre o acórdão na presença de advogados, promotores, juízes e servidores do Judiciário que atuavam na 9ª Vara Criminal da Capital.



“Exarar despacho em termos de audiência pública, com a presença de funcionários, advogados, os próprios réus, oficiais de justiça, lançando pesadas críticas à conduta de juiz de segundo grau, além de provocar exaltação de ânimos revela, sem dúvida, menoscabo aos deveres da função”, afirmou o desembargador Maurício Ferreira Leite no julgamento do caso.



Caso Richarlyson – O juiz pediu licença do cargo, anulou a sentença da ação penal privada de Richarlyson e foi afastado. Em outubro do ano passado, voltou ao cargo. Manoel Maximiniano Junqueira Filho não era o juiz natural do caso e despachou no processo por conta da ausência da juíza auxiliar, que estava de licença-saúde. A defesa do jogador entrou com representação no Conselho Nacional de Justiça acusando o juiz de homofobia.



A polêmica sobre a sexualidade de Richarlyson começou quando o jornal Agora São Paulo noticiou que um jogador de futebol estava negociando com o Fantástico, programa da TV Globo, uma entrevista na qual assumiria ser gay. Em junho, durante o programa Debate Bola, da TV Record, José Cyrillo Júnior foi questionado se o tal jogador homossexual era do Palmeiras. Cyrillo se saiu com essa: “O Richarlyson quase foi do Palmeiras”.



Richarlyson alegou que se sentiu ofendido e foi à Justiça. Na sentença, o juiz ressaltou toda a masculinidade do futebol e mostrou ao jogador são-paulino que a Justiça, nesse caso, não é a melhor alternativa. “Quem é ou foi boleiro sabe muito bem que estas infelizes colocações exigem réplica imediata, instantânea, mas diretamente entre o ofensor e o ofendido, num ‘tête-à-tête’.”



O juiz sugeriu o que o jogador poderia fazer. Se não fosse homossexual, o melhor seria ir ao mesmo programa de televisão dizer que era heterossexual. “Se fosse homossexual, poderia admiti-lo, ou até omiti-lo, ou silenciar a respeito. Nesta hipótese, porém, melhor seria que abandonasse os gramados.”



Para o juiz, gramado não é lugar de homossexual. “Futebol é jogo viril, varonil, não homossexual.” Não há ídolos de futebol que são gays, disse ele. E mais. Demonstrou a virilidade do esporte com o hino do Internacional de Porto Alegre: “Olhos onde surge o amanhã, radioso de luz, varonil, segue sua senda de vitórias”.