12 C
Amambai
terça-feira, 23 de junho de 2026
Início Site Página 9964

Estado passa a ter nova matriz econômica

0

2008-12-19 19:32:00

Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, a ativação da fábrica de papel em Três Lagoas,representa a concretização de um sonho. "Trata-se de uma nova matriz econômica que vai trazer importantes divisas para o Estado. A ativação da empresa vem numa boa hora, nesse momento complicado que estamos passando", ressaltou.

Ele informou que outras empresas, a exemplo da International Paper, já estão procurando informações no Estado, interessadas em investir no mesmo ramo de negócio. "Isso abre uma nova perspectiva econômica. No que diz respeito a matéria-prima, isso abre uma nova opção de investimentos no setor de agronegócios. Trata-se de mais uma oportunidade de diversificação econômica para o produtor rural", explicou.

Ao comentar sobre a crise mundial, Sérgio Longen, destacou as ações adotadas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado para reverter o quadro. "O governador André Puccinelli tem feito sua parte e está no caminho certo", elogiou. Ele lembrou, que a ativação da International Paper no início do próximo ano representa um diferencial com relação aos demais estados, pois vai impulsionar significativamente a economia de Mato Grosso do Sul.

Cai índice de tabagismo entre adolescentes

0

2008-12-19 18:44:00

Conforme um estudo anual envolvendo o comportamento entre adolescentes, o índice de fumantes caiu dramaticamente em 2008, ficando abaixo do início da década de 90.

 Apenas 12.6% dos alunos do ensino secundário esse ano disseram que fumaram um cigarro mês passado, em contraste com 13.6 em 2007, conforme pesquisadores da Universidade de Michigan que realizaram o estudo.

Inúmeros adolescentes possuem uma atitude negativa com relação ao fumo. A vasta maioria disse que não namoraria alguém que fumasse e dois terços disseram que “tornar-se um fumante reflete uma escolha errada”, segundo o estudo.

“Isso é uma mensagem bastante importante”, disse Lloyd Johnson, professor do Departamento de Pesquisa do Institute for Social Research at the University of Michigan e responsável pelo trabalho. “Por anos e anos, o slogan da indústria era que fumar faz você mais sexy para o sexo oposto. A realidade é exatamente o oposto. Isso projeta uma imagem negativa, tanto para moças ou rapazes”.

Cada ano, o instituto realiza uma pesquisa de âmbito nacional envolvendo mais de 45 mil alunos dos níveis oitavo, décimo e décimo segundo em 400 escolas. A tática adotada é perguntar aos jovens se eles fumaram um cigarro nos últimos 30 dias.

Este ano, a queda no hábito de fumar entre adolescentes continua a cair desde 1996, aproximadamente na mesma época que o tabagismo alcançou seu nível mais alto neste grupo etário. Os pesquisadores descobriram que somente 7% dos alunos do 8º nível fumam, em contraste com 21% em 1996, já no 10º nível, 12% dos jovens fumam, em contraste com 30.4% em 1996.

Um entre cinco alunos seniors do ensino secundário fuma, em contraste com mais de um terço em 1996.

Atualmente, poucos adolescentes sequer experimentam cigarros; somente 21% dos alunos do 8º nível disseram que já experimentaram cigarros, em contraste com 49% em 1996, revelou a pesquisa.

Inúmeros jovens são críticos com relação ao tabagismo, com 80% dos entrevistados dizendo que desaprovam fumar mais de um maço por dia e mais de 70% considerando um “hábito sujo”. Poucos acreditam que os malefícios causados pelo fumo são exagerados pelos meios de comunicação, revelou o estudo.

Entretanto, ainda não é difícil para jovens comprarem cigarros e cerca de 57% dos alunos no 8º nível disseram que poderiam facilmente obter cigarros, em contraste com 77% em 1996.

Bancos ficarão abertos por 2 horas na véspera do Natal

0

2008-12-19 17:16:00

As agências bancárias atenderão o público no próxima quarta-feira (24), véspera do Natal, apenas durante duas horas, das 9h às 11h (horário de Brasília), nas capitais e regiões metropolitanas.

No interior, onde normalmente o expediente começa e termina uma hora antes, as agências serão abertas às 8h e fechadas às 10h.

O tempo de funcionamento por duas horas também foi estabelecido nos locais com diferença de uma hora em relação à Brasília, como é o caso de Mato Grosso do Sul, segundo comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de água, luz, telefone e TV a cabo, além de títulos e outros pagamentos com vencimento no dia 25, poderão ser pagas sem incidência de multa, no dia 26, sexta-feira.

A regra também vale para as contas que vencem em 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando não haverá expediente bancário, que poderão ser pagas no dia 2 de janeiro.

Na nota, a Febraban observa que os clientes podem agendar os pagamentos, no caso de contas com boletos que têm o código de barras, nos terminais de auto-atendimentos, bem como nas agências dos Correios, lotéricas e outros estabelecimentos comerciais onde normalmente são feitas essas quitações.

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2009, os horários de funcionamento das agências serão normais, segundo a Febraban.

Programa habitacional chega a 24 mil casas em MS

0

2008-12-19 16:47:00

A administração André Puccinelli completa seu segundo ano com a marca de 24.336 unidades habitacionais inauguradas, contratadas ou conveniadas.

A assinatura de ordens de serviço para início de construções e o estabelecimento de convênios para execução de novas obras garantiram mais 1.836 casas às 2.500 que já estavam asseguradas. Serão beneficiados moradores das áreas urbanas e rural.
 
“Temos dito e assegurado o apoio aos pequenos municípios”, afirmou o governador André Puccinelli durante a cerimônia de assinatura dos convênios e de autorização de obra.

Para os próximos dois anos, o governo do Estado pretende aumentar as parcerias e investimentos, de modo que os programas de moradia ajudem a gerar e manter empregos. A meta para o quadriênio 2007-2010 foi ampliada de 40 mil moradias para 50 mil. 

Para Campo Grande, o governo lançou em parceria com a Caixa Econômica Federal dois novos empreendimentos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), com um total de 348 apartamentos. Também garantiu o início das obras de 102 casas integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no loteamento Aquarius. 

O PAR também vai garantir acesso a casa própria a 321 famílias de Dourados, em dois residenciais. O prefeito Laerte Tetila assinou o convênio juntamente com o governador André Puccinelli e o superintendente eventual da Caixa Econômica Federal, Ubiratan Rebouças. 

Nos municípios de Três Lagoas, Caarapó e Sonora, a Sehab e as prefeituras executarão o programa Lote-Moradia, financiado com recursos do Ministério das Cidades. É uma experiência que no ano passado foi feita de forma piloto na Capital e que atende pessoas que já possuem o terreno. Serão 250 casas, sendo 100 em Três Lagoas. 

“Muita gente recebe o terreno de herança ou adquire esse imóvel e fica muito tempo sem poder construir. Estamos com muita expectativa de que o projeto dê certo”, afirmou a prefeita Simone Tebet, de Três Lagoas, que considera os dois últimos anos um período de redenção para o setor habitacional do município.

 “Nos dois primeiros anos da nossa gestão não tivemos a parceria do antigo governo, só foram construídas 55 casas; entre 2007 e 2008, já são 850”, comemora Simone, revelando que o déficit habitacional já foi reduzido em 40% e chega hoje a aproximadamente duas mil casas. Segundo o secretário de Habitação do Estado, Carlos Marun, a meta é fazer dar certo essa experiência para ampliar o programa Lote-Moradia no ano que vem.

Em Costa Rica e Angélica, os esforço de governo estadual e prefeituras para garantir a contrapartida assegurou recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGFTS) para mais convênios de habitação, num total de 85 unidades.

O prefeito costa-riquense, Waldeli dos Santos do Rosa, atribui o sucesso do programa habitacional em seu município ao dinamismo da Sehab na coordenação e articulação com as prefeituras em busca de recursos.

 “Com um plano desencadeado desde 2002, a cidade não tem favelas, e terminamos o mandato deixando depositado o recurso da contrapartida para os novos projetos que já temos assinado com o governo estadual e governo federal”, afirma. 

Rural
Agricultores familiares também estão sendo beneficiados com a expansão do programa habitacional. O governo vai repassar dinheiro a integrantes de um programa de assentamento do Incra, em Sidrolândia, e a 13 associações rurais de diversos municípios que adquiriram áreas para se instalar e produzir. Serão construídas 720 casas.
 
O apoio para obtenção de recursos do crédito rural para moradia veio por meio da Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, que trabalha rotineiramente com os produtores na prestação de assistência técnica e extensão rural. 

Com o dinheiro,  pequenos agricultores e produtores de leite pretendem concluir a construção das casas, se instalar definitivamente nos lotes e expandir a produção.

Indígena é agredido a golpe de faca em Japorã

0

2008-12-19 16:19:00

O indígena Reinaldo Romeiro, de 18 anos, foi agredido a golpe de faca por Sinfroriano Bolgado, na tarde desta quinta-feira (18), na Aldeia Porto Lindo, em Japorã.

De acordo com a polícia, Sinfroriano chamou a vítima para ir até a casa dele. Quando Reinaldo chegou, o autor pegou uma faca e acertou um golpe no lado esquerdo da barriga do visitante. Depois do crime, Sinfroriano fugiu.

A vítima foi socorrida pela polícia e levada ao Pronto Socorro de Iguatemi, onde recebe os cuidados médicos. A polícia realizou rondas pelo local, na procura do autor, porém não obteve pistas.

DOF apreende equipamentos de informática em Mundo Novo

0

2008-12-19 15:56:00

Policiais do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam ontem (18), vários equipamentos de informática, dentro do veículo Kia Besta, placas HRO-5743, conduzido por Lourival Mota Monteiro de 47 anos, na rodovia MS-295 na cidade Mundo Novo a 469 quilômetros da Capital.


 Segundo informações do DOF, todos os equipamentos tinham nota fiscal mas não possui Matriz ou Filial no Estado de Mato Grosso do Sul, e apresentavam indícios de subfaturamento.


Durante a vistoria foram encontrados, dez placas para computadores, um Computador portátil da marca Acer Aspire, duas placas para computadores modelo P5KP/100, duas memórias para computadores da marca Kingston, um Laser Pointer. Os equipamentos foram encaminhados para a Inspetoria da Receita Federal de Mundo Novo/MS, para as providências cabíveis.

MS: Marun anuncia que governo se aproxima de 30 mil casas

0

2008-12-19 15:20:00

O secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun, nesta sexta-feira (19), fez um balanço sobre as grandes conquistas que o setor habitacional de Mato Grosso do Sul recebeu no ano de 2008.
 
Um delas foi a confirmação de que o MS tem garantido R$ 70 milhões vindos do Orçamento Geral da União (OGU) que será investido na construção de cinco mil unidades habitacionais. "O Senador Delcídio do Amaral, essa ressalva eu faço questão de fazer, tem tido um zelo todo especial quando se trata do MS", enfatizou o secretário.

Segundo Marun, essa boa notícia, isto é, a construção de mais cinco mil casas em todo o Estado, se deve por uma série de fatores. A primeira delas foi a decisão dos deputados estaduais e federais que sensibilizados com a situação do déficit habitacional de MS resolveram unir forças em prol de moradias dignas aos cidadãos sul-mato-grossenses. Em seguida, temos que valorizar a atuação da Comissão do Orçamento Geral da União que entendeu que os recursos da União deveriam atender uma demanda social e nada mais latente do que a falta de um teto. "Para mim, favela ou habitação em área de risco é uma fratura exposta em qualquer governo", disse Marun.

Ele falou ainda que essas cinco mil casas populares vão receber a destinação de acordo com o entendimento dos deputados. O Governo do Estado apenas fará a sugestão de alguns municípios que precisam de uma maior demanda habitacional devido à presença de usinas, ou ainda apresentam um maior crescimento econômico e consequentemente aumenta a necessidade de moradias. "Só para se ter idéia é a primeira vez que teremos recursos do Orçamento Geral da União destinados à habitação do Estado", afirmou. 

Sobre a Campanha Moradia Digna ter participado da destinação de recursos da OGU para habitação, Marun disse que é algo paralelo, que a PEC nº 285/2008, mais conhecida como PEC da Habitação tem como objetivo a vinculação permanente de recursos federais (2%) e dos estados e municípios (1% da receita) para o setor habitacional brasileiro.

Outro assunto pautado foi sobre o Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH, que teve aprovada, no dia 03 de dezembro, a sua continuidade por tempo indeterminado pela Câmara Federal.

O secretário informou que o PSH é um programa que tem como característica a multiplicidade de agentes financeiros que em parceria com os entes federativos agilizam a construção de casas populares que atendam as famílias de menor renda. "O PSH é um programa desburocratizado e muito ágil. Tem apresentado resultados muito positivos em todo o território nacional".

Sobre a meta habitacional do Governo de Mato Grosso do Sul, Marun falou que André Puccinelli aumentou a meta para construir 50 mil casas em seu primeiro ano de mandato. O secretario de Habitação disse que apesar de ser um feito difícil será cumprido. "Encerraremos o ano de 2008 com quase 24 mil e 500 casas (entre entregues e contratadas). 

Ontem (18) foram assinados convênios para a construção de 1836 unidades habitacionais, dentre estas 1116 casas urbanas e 720 rurais na ordem de mais de R$ 35 milhões, que aproxima MS deste número. Temos garantido para 2009 mais cinco mil casas. Logo já temos quase 30 mil casas garantidas para o Estado. Assim como é um sonho de qualquer cidadão ter sua casa própria é um sonho para nós cumprirmos essa meta de 50 mil casas. Um marco histórico no nosso MS, nunca antes realizado".

Lavouras de Dourados estão sem chuva há 50 dias

0

2008-12-19 14:48:00

Em um período estratégico para o desenvolvimento das culturas, há lavouras de soja em Dourados sem chuva há mais de 50 dias, segundo o agrometeorologista Cláudio Lazarotto.

De acordo com ele, as últimas chuvas, ocorridas a partir do dia 10, foram muito irregulares e contemplaram apenas algumas localidades.

De um modo geral, falta água para o desenvolvimento de lavouras em Dourados, Itaporã, Ponta Porã, Caarapó, Fátima do Sul e Douradina.

“Há lavouras com perdas superiores a 40% e isso já pode ser contabilizado porque mesmo que chova não se reverte”, explica.

Quanto à influência da estiagem nas negociações da Cooagri, Lazarotto afirmou que cerca de 50% a 60% dos associados da cooperativas tenham sido afetados pela estiagem.

Alunos do Estado têm isenção na taxa do vestibular da UFGD

0

2008-12-19 14:14:00

A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), firmaram convênio esta semana para garantir o preenchimento de 25% das vagas previstas pela Universidade e que são destinadas aos alunos da rede pública.

O Governo, por meio de convênio, repassará o valor das inscrições dos alunos para a UFGD. Segundo Maria Nilene Badeca da Costa, secretária de Estado de Educação, com o pagamento da inscrição do aluno, o governo pretende estimular a entrada de alunos no ensino superior. “Na legislação da UFGD já está previsto 25% das vagas para alunos da rede pública. Com isto, eles terão mais chance de ingressar na universidade” afirmou Nilene.

As inscrições só poderão ser feitas por alunos que estudaram os três anos do ensino médio em escola pública, que estejam matriculados no Curso Estadual Preparatório para o Vestibular ou cursando a Educação de Jovens e Adultos (Eja).

As inscrições devem ser feitas no site www.ufgd.edu.br , até o dia 08 de janeiro. As provas serão realizadas nos pólo de Dourados, Campo Grande, Corumbá, Naviraí e Três Lagoas.

Bancos ficarão abertos por duas horas na véspera do Natal

0

2008-12-19 13:49:00

As agências bancárias atenderão o público no próxima quarta-feira (24), véspera do Natal, mas apenas durante duas horas, das 9h às 11h (horário de Brasília), nas capitais e regiões metropolitanas. No interior, onde normalmente o expediente começa e termina uma hora antes, as agências serão abertas às 8h e fechadas às 10h.

O tempo de funcionamento por duas horas também foi estabelecido nos locais com diferença de uma hora em relação à Brasília, segundo comunicado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de água, luz, telefone e TV a Cabo, além de títulos e outros pagamentos com vencimento no dia 25, poderão ser pagas sem incidência de multa, no dia 26, sexta-feira. A regra também vale para as contas que vencem em 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando não haverá expediente bancário, que poderão ser pagas no dia 2 de janeiro.

Na nota, a Febraban observa que os clientes podem agendar os pagamentos, no caso de contas com boletos que têm o código de barras, nos terminais de auto-atendimentos, bem como nas agências dos Correios, lotéricas e outros estabelecimentos comerciais onde normalmente são feitas essas quitações.

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2009, os horários de funcionamento das agências serão normais, segundo a Febraban.

Taxa de desemprego sobe para 7,6% em novembro

0

2008-12-19 13:17:00

A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil teve pequeno avanço em novembro, ficando em 7,6%, acima dos 7,5% verificados no mês anterior, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a outubro do ano passado (8,2%), o índice recuou 0,6 p.p. (ponto percentual).

É o melhor resultado para um mês de novembro desde o início da série, em 2001. O resultado marca, no entanto, a primeira alta do índice desde julho deste ano, quando a taxa estava em 8,1%.

Já o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados teve alta de 0,9% frente a outubro, ficando em R$ 1.273,60. Na comparação com igual período em 2007, foi constatada alta de 4%.

O contingente de desocupados totalizou 1,8 milhão de pessoas no total das regiões pesquisadas. Isso indica estabilidade em relação a outubro e redução de 6,1% na comparação com novembro de 2007.

A população ocupada somou 22,1 milhões de pessoas também ficou estável nas seis regiões metropolitanas pesquisadas. Na comparação com novembro de 2007, houve expansão de 2,9%.

Saúde vai investir R$ 193 milhões em unidades de emergência

0

2008-12-19 12:57:00

Para agilizar o atendimento de emergência e reduzir as filas dos hospitais, o Ministério da Saúde anunciou hoje (19) que vai criar em todo o país 126 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), com um custo de R$ 193 milhões. O serviço funcionará 24 horas, inclusive, aos finais de semana, quando os postos de saúde, por exemplo, não abrem.

De acordo com o ministério, o governo federal vai financiar os procedimentos de baixa e média complexidades e a construção de três tipos de unidades. Como contrapartida, os estados devem remunerar os profissionais. As unidades serão implantadas em cidades com mais de 50 mil habitantes e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O objetivo da emergência é desafogar os hospitais da rede e complementar o serviço Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Cerca de 70% dos casos atendidos nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser tratados nas UPAs. Nas unidades, os pacientes serão avaliados e poderão ficar em observação por até dois dias. Depois, se for o caso, transferidos para um hospital.

Dos três tipos de unidade, a mais simples, com cinco a oito leitos e dois médicos, terá capacidade para atender 150 pacientes. A mais completa poderá atender até 450 pacientes e terá entre 13 e 20 leitos.

Todas as unidades terão sala de estabilização de pacientes, consultórios de pediatria, clínica médica, odontologia, ortopedia, laboratório clínico, além de sala de raio X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

PF diz que PCC loteou fronteira para multiplicar lucro

0

2008-12-19 12:17:00

Primeiro Comando da Capital (PCC) estava loteando a fronteira de Mato Grosso com a Bolívia a fim de assegurar o fluxo contínuo de cocaína para São Paulo. A descoberta foi feita pela Polícia Federal durante a Operação Aracne – investigação iniciada no ano passado e que, na semana passada, levou 41 pessoas para a cadeia sob a acusação de tráfico internacional de drogas. A estratégia da facção, segundo a PF, era estabelecer contato direto com os cartéis bolivianos para eliminar intermediários e, assim, multiplicar seus lucros.

Os primeiros indícios eram de que integrantes da facção haviam adquirido fazendas em três municípios mato-grossenses: Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra e Nova Maringá. Mas a análise preliminar dos documentos e anotações apreendidos em poder da quadrilha revelou um esquema ainda maior. Ao todo, integrantes da organização criminosa mantinham propriedades rurais em dez cidades – cinco nas proximidades da fronteira (Cáceres, Porto Esperidião, Lambari D’Oeste, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis), duas na região central (Nova Maringá e São José do Rio Claro) e três ao norte (Alta Floresta, Colniza e Aripuanã).


As fazendas tinham três funções básicas: parte delas abrigava pistas clandestinas para receber os aviões vindos da Bolívia, outras serviam de armazém e o restante era usado na lavagem do dinheiro obtido com o narcotráfico. Nessas localidades – cinco das dez identificadas até agora pelos federais -, o PCC investia na criação de gado e no plantio de soja. A agropecuária não tinha finalidade econômica para a facção. Servia apenas para camuflar o esconderijo dos traficantes e ocultar os recursos amealhados pela organização.

Traficante é preso com cocaína escondida no pelego

0

2008-12-19 11:48:00

Essa é novidade. Joacir da Silva, 36 anos, foi preso às 21h de ontem no centro de Três Lagoas, traficando cocaína escondida entre o pelego e os arreios de cavalo. Joacir é do Corumbá, disse que trabalhava em uma fazenda de Água Clara, mas quando foi descoberto confessou que na verdade trazia a droga de sua cidade.


Ele viajou em uma van até Três Lagoas. Uma pessoa que viu Joacir comprando os arreios e pelegos telefonou para a Polícia Federal dizendo, inclusive, a hora que ele chegaria a Três Lagoas, o que facilitou a prisão. Eram 5.545 quilos de cocaína, distribuídos em vários pacotes que estavam entranhados nos pelegos e nas partes internas da sela de montaria.


Joacir disse que o destino da droga era Três Lagoas e que receberia R$ 2 mil pelo transporte, mas não disse para quem entregaria a encomenda, nem de quem pegou.

PRF lança hoje a Operação Verão

0

2008-12-19 11:22:00

A Polícia Rodoviária Federal lança hoje a Operação Verão, que tem como objetivo principal, a intensificação da fiscalização devido ao grande número de pessoas que se utilizam das rodovias nos períodos de férias e festas de fim de ano e carnaval. A Operação se estende até 08 de março de 2009. No Estado são 345 Policiais Rodoviários Federais que estarão envolvidos na Operação, que contará com patrulhamento em viaturas e motocicletas Harley Davidson, e utilização de radares, etilômetros na fiscalização.


Em Mato Grosso do Sul o lançamento será realizado hoje, 8h30, em Campo Grande, no macro anel rodoviário (quilômetro 482 da rodovia BR-163 , perto do viaduto na saída para Três Lagoas). Deve haver entrevista coletiva aos repórteres. 


ORIENTAÇÕES
A orientação inicial para os motoristas é para que, antes da viagem, seja feito um verdadeiro check-up no veículo, em especial às condições dos pneus, freios e suspensão, como também quanto ao funcionamento dos equipamentos elétricos (iluminação externa, inclusive sua regulagem, e substituição da borracha dos limpadores de pára-brisa).


Um dos fatores que mais preocupa a PRF neste período, é que muitos motoristas, acostumados a dirigirem muito mais no perímetro urbano, e que desconhecem ou têm pouca experiência no modo de dirigir em meio ao tráfego "pesado", por um longo período de tempo, com velocidade acima da que a que está acostumado, enfim com todas as condições adversas que possa encontrar na viagem em rodovias, possa cometer erros e se envolverem em acidentes.


Independentemente da experiência do condutor, a Polícia Rodoviária Federal pede mais paciência e prudência, pois as infrações mais registradas são relativas às ultrapassagens proibidas, os excessos de velocidade.


No caso das CNH, 90% das apreensões são por vencimentos dos exames médicos, mas o condutor poderá ter a sua CNH apreendida e até mesmo ir parar na Delegacia de Polícia caso pratique direção perigosa e/ou no caso de ser constatada a ingestão de bebidas alcoólicas.


O período da Operação Verão, caracteriza-se como muito chuvoso nas regiões, sul, sudeste e Centro-Oeste, e os riscos de derrapagem, aquaplanagem e dificuldades de visibilidade são muito comuns. Pneus desgastados ("carecas"), iluminação externa e limpadores de pára-brisas deficientes podem influenciar predominantemente para o envolvimento em acidentes.


Em caso do condutor deparar com chuva torrencial, o conselho da Polícia Rodoviária Federal é para que procure não parar sobre a pista ou até mesmo no acostamento, devendo procurar um local (Rua, posto de combustível e afim) fora da malha viária para evitar colisões. Muitas colisões traseiras acontecem neste momento, por falta de visibilidade ou por não obedecer a distância regulamentar de segurança entre veículos.


No caso de sol, uma atenção em especial no período do amanhecer e entardecer, onde acontece um fenômeno chamado penumbra, onde, embora se acione os faróis, o condutor tem dificuldades de visibilidade, e ainda mais quando a direção da estrada se volta para o sentido do sol.


Se a viagem for por média ou longa distância, é importante fazer um planejamento, prevendo paradas a cada duas a três horas ininterruptas, pelo por menos 10 a 15 minutos. A verificação dos custos de combustível e hospedagem são importantes para que não ocorram surpresas desagradáveis, porém fatores muito comuns neste período e em feriados é a falta combustível no meio do trajeto, que além dos transtornos pode gerar até multa e remoção do veículo.


Lembrando também que todos os ocupantes dos veículos devem utilizar o cinto de segurança. Uma atenção aos passageiros do assento traseiro. Também é importante a conscientização ecológica no sentido de não se jogar objetos pela janela durante a viagem.


Procure se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o tempo no endereço www.inmet.gov.br 


Evite circular à noite. Além do risco da perda de visibilidade, o socorro mecânico é sempre mais lento; Observe as placas que indicam o limite de velocidade e as condições de ultrapassagem; elas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo justo; em trechos em obras, ou onde existam aglomerados de pessoas ou fiscalização policial, reduza a velocidade e obedeça a sinalização local.


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta para que em qualquer casao de emergência nas rodovias federais, em qualquer região do país, a PRF dispõe de uma central de informações operacionais, que atende pelo número 191. Dúvidas, informações, e até mesmo denúncias diversas podem ser feitas nesse número, ligação gratuita sem necessidade de se identificar.


FLUXO AUMENTADO
A grande massa da população aproveita este período para tirar férias, aproveitando as férias escolares seus e/ou de seus familiares. Em tese os veículos estão com mais de três passageiros. Desta forma, os acidentes tendem a gerar o número maior de vítimas feridas e morte neste período de férias.


A Polícia Rodoviária Federal alerta que para exercício das práticas de direção defensiva, os condutores precisam não somente cuidar de suas atitudes no trânsito, mas agir preventivamente quanto a possíveis manobras perigosas que possam ser praticadas pelos demais condutores, pedestres e até animais à beira da estrada.

Carnês do IPVA deve ser entregue até amanhã

0

2008-12-19 10:46:00

Os contribuintes  que não receberem o carnê para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2009 até amanhã (20) devem acessar o site www.sefaz.ms.gov.br   para emitir uma guia para pagamento. "Em caso de dúvida, o contribuinte pode procurar a Unidade de Outros Tributos, na Capital, ou as agências fazendárias, no interior do Estado”, explica o superintendente de Gestão da Informação (SGI) da Sefaz, André Luiz Cance.

De acordo com Cance, foram emitidos 18.600 carnês de IPVA referente a caminhões e ônibus; 221.924 de motos e ciclo motores e 283.221 automóveis e utilitários. As alíquotas para pagamento do tributo são 2,5% para veículos de passeio; 1,5% para caminhões, ônibus e microônibus e 2% para motocicletas, quadriciclos e triciclos. São isentos do imposto os veículos com mais de 15 anos de fabricação, no total de 260.154.


No caso de discordância quanto aos valores fixados na tabela, a impugnação deve ser apresentada no prazo de 20 dias contados da data da ciência da notificação do lançamento do IPVA. No total, foram lançados mais de R$ 174,8 milhões em valores. “A expectativa é arrecadar R$ 150 milhões, considerando os descontos de 10% e a inadimplência, que gira em torno de 7%”, afirma Cance, lembrando que metade do valor do imposto fica para o Estado e a outra metade vai para o município onde o carro foi emplacado.

Presidente do TSE prevê guerra judicial sobre a PEC

0

2008-12-19 10:19:00

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral TSE), Carlos Ayres Britto, disse nesta quinta-feira (18) que a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 20/2008, que cria 7.343 novas vagas de vereador no país, “com certeza será objeto de discussão nos tribunais”. Durante a madrugada desta quinta, o Senado aprovou a PEC. No entanto, nesta tarde, a Mesa Diretora da Câmara decidiu que não permitirá a promulgação da proposta, que também já havia sido aprovada na Casa, porque o Senado retirou do texto um dispositivo que reduzia o repasse de recursos para as câmaras municipais.

No ano passado, ao responder consulta do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), o TSE assentou que alterações no número de cadeira de vereadores só podem valer para o mesmo ano da eleição, se forem aprovadas até 30 de junho, o prazo final para as convenções partidárias – fato que não aconteceu neste ano.

Entretanto, Ayres Britto reconhece que a consulta tem apenas o efeito de orientação e, por isso, não tem poder para revogar a PEC. Questionado se após a promulgação, a proposta será alvo de questionamentos, ele foi enfático: “No plano da validade apenas uma ação direta de inconstitucionalidade (poderá suspender a PEC). A instância competente seria o Supremo”, afirmou.
O presidente do TSE, porém, preferiu não antecipar seu voto, uma vez que poderá ter que participar de eventual julgamento sobre o caso, pois ele também é ministro do Supremo.

“No fundo nós vamos ter que deliberar se existe vereador suplente ou simplesmente suplente de vereador”, disse, se referindo ao fato de que a justiça eleitoral não diploma vereadores substitutos, que eventualmente poderiam ocupar as novas vagas criadas, mas há apenas suplentes para os cargos dos vereadores titulares.

Policia Federal encontra 432 quilos de maconha

0

2008-12-19 09:49:00

A Polícia Federal PF) encontrou 432 quilos de maconha, na manhã dessa quinta-feira, na MS-289, entre as cidades de Coronel Sapucaia e Amambai, na fronteira com o Paraguai.

Segundo a PF, a Kombi, de placa de Amambai, estava abandonada às margens da rodovia, aparentemente devido a problemas mecânicos.

Os diversos tabletes da droga estavam no bagageiro do veículo, que foi encaminhado à Polícia Civil de Amambai. Nenhum suspeito foi preso. Fonte: CampoGrandeNews.com.br

Prefeito Kayatt não comparece à solenidade de diplomação

0

2008-12-19 09:16:00

O prefeito eleito Flávio Esgaib Kayatt não compareceu, ontem à noite, à solenidade de diplomação realizada pela Justiça Eleitoral, no plenário da Câmara Municipal de Ponta Porã. Assessores deram conta de que ele recebeu recomendação médica para permanecer em repouso. A diplomação foi conduzida pelo diretor do Fórum de Ponta Porã e juiz da 52ª Zona Eleitoral, Mauro Nering Karloh, e pela juíza substituta da 19ª Zona Eleitoral e titular da 3ª Vara Cível, Liliana de Oliveira Monteiro.

Compôs a Mesa de Honra, ainda, o promotor de Justiça Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos. O plenário da Câmara permaneceu lotado durante toda a cerimônia. Ali pode ser vista praticamente toda a sociedade organizada de Ponta Porã, representada por lideranças políticas, empresariais, rurais, de trabalhadores e dos mais diferentes segmentos de atividades.

Ao abrir o ato da diplomação, o juiz Mauro Nering enalteceu que aquele momento significava o ápice dos trabalhos realizados pela Justiça Eleitoral. Lembrou que os diplomandos, a partir daquele momento, estariam aptos a serem empossados em seus respectivos cargos a partir de 1º de janeiro de 2009.

Disse que a grandeza daquele ato coroava todo o trabalho de cada um dos eleitos e que eles deveriam doravante dirigir suas atenções para a importância da missão de cada um no desenvolvimento do município, já que “há promessas a serem cumpridas e há muito que fazer pela cidade, nos setores da educação, da segurança, a saúde, do trabalho, enfim, cada segmento da cidade vai precisar da atenção dos senhores e das senhoras”. O juiz falou também de problemas do Judiciário.

Receberam seus diplomas de vereadores eleitos, pela ordem de maior votação em 5 de outubro último: Ludimar Novaes (PPS), Daniel Valdez (DEM), Marcos Bello Benitez (PSDB), Maria Leny Antunes Klais (PSDB), Dário Honório (PSDB), Dulce Manosso (PSDB), Ramão de Deus (DEM), Joanir Viana (PMDB), Maria de Lourdes Monteiro Godoy (DEM) e Adão Dauzacker (PSB). Logo após, foi diplomado o vice-prefeito eleito, Eduardo Esgaib Campos.

Antes do encerramento, usaram da palavra o vereador mais votado, Ludimar Novaes, que fez agradecimentos em nome dos demais vereadores eleitos e, em seguida, o vice-prefeito eleito, Eduardo Campos, que falou também em nome do prefeito eleito Flávio Kayatt, tecendo agradecimentos e assumindo o compromisso de zelar pelo bem estar de todos.

Vacinação contra aftosa termina neste sábado na fronteira

0

2008-12-19 08:49:00

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, a chamada Zona de Alta Vigilância, termina neste sábado (20). A imunização, que começou no dia 20 de novembro passado, foi adiada para acompanhar o calendário de vacinação dos países vizinhos.

Na fronteira, a imunização e o registro da vacina são feitos pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul (Iagro). Nas outras regiões do estado, os produtores devem declarar a vacina no Iagro até 15 dias após imunizar o rebanho.